Ásia: relevo, demografia e outras características

Ásia: relevo, demografia e outras características

Entre os seis continentes do mundo, a Ásia é o mais extenso deles. Ao mesmo tempo, trata-se de um território amplamente povoado, considerado o mais populoso do mundo. Diante disso, suas características humanas, como organização social, cultura, religião, arte e etnias são extremamente variadas entre si. 

Do ponto de vista histórico, a Ásia está entre os continentes explorados durante a colonização empregada pelos europeus. Todos os aspectos citados somam para a construção de um território diverso, que é muito citado em provas de vestibulares, para avaliar os conhecimentos gerais e específicos da região. Para aprender mais sobre as variadas características asiáticas, continue a ler este artigo!

Características gerais da Ásia

O território asiático ocupa aproximadamente um terço de toda a área continental do planeta Terra. Toda essa extensão está distribuída, principalmente, no hemisfério norte do planeta e isso é determinante para as características climáticas, de fauna e flora da região. 

Atualmente, a Ásia abriga 49 países, que são: Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, China, Chipre, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Geórgia, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Omã, Palestina, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

Devido ao tamanho exuberante do continente, é comum que ele seja dividido em grandes áreas geográficas. Assim, é possível estudá-los em um panorama menor, agrupando as semelhanças e diferenças conforme a distribuição cartográfica. 

Foram determinadas então, as regiões de Oriente Médio, Sul da Ásia (ou Ásia Meridional), Sudeste asiático, Ásia Central, Extremo Oriente (ou Ásia Oriental) e a Ásia setentrional.

Aspectos históricos e culturais da Ásia

A Ásia abrigou as primeiras civilizações humanas, quando grupos uniram-se para instituir uma organização e certo nível de cooperação social. Grande parte delas se desenvolveu ao redor de rios e regiões com maior fertilidade do solo, o que garantia melhor produtividade e subsistência a longo prazo. 

Em termos históricos, a Ásia tem grande influência sobre a produção cultural, além de ser o berço de diferentes religiões que perpetuam-se no mundo até os dias atuais. Por exemplo, no Oriente Médio nasceram as principais religiões monoteístas da humanidade: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Em outros pontos do continente também se destacam o hinduísmo e o budismo.

Essa diversidade de hábitos e práticas está associada, principalmente, com as numerosas etnias que se instalam no território. Por exemplo, há uma pluralidade de idiomas, dos quais se destacam o mandarim e o árabe. Inclusive, há um número expressivo de falantes de mandarim no mundo, porque é a língua oficial da China e esse país asiático abriga, sozinho, cerca de 17% da população mundial. 

Geografia da Ásia

Geologia e Relevo

Algumas partes do continente asiáticos estão localizadas em uma região de grande instabilidade tectônica, que é conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, demonstrada no mapa a seguir. Nesses locais, há maior chances de abalos sísmicos por interação entre as placas e erupções vulcânicas. Entre os países mais suscetíveis podem ser citados o Japão, a Indonésia, a Malásia, as Filipinas, entre outros. 

mapa da ásia
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Ao longo dos anos geológicos, a formação do relevo asiático foi muito diversa. Tanto por sua extensão, como por sua localização próxima aos limites tectônicos, observam-se diferentes morfologias terrestres ao longo da Ásia. 

No geral,o continente abriga cadeias de montanhas com altitude elevada, como a Cordilheira do Himalaia, que abriga o monte mais alto do mundo, o Everest. Além do Tibete, Ao mesmo tempo em que também contém a maior depressão absoluta do mundo, que é o Mar Morto — com suas peculiaridades químicas, que permitem a flutuação livre dos humanos sem qualquer manobra respiratória. 

Hidrografia

Em termos de corpos hídricos, o continente asiático é banhado por três importantes mares: o Mar Vermelho, o Mar da Arábia e o Mar Cáspio. Alguns deles aparecem em relatos religiosos, indicando a forte relação entre a Ásia e o surgimento de crenças.  

Dentre os rios, um dos mais famosos é o Ganges, que atravessa Índia e Bangladesh, e também ganha uma conotação espiritual para alguns povos. Também são notáveis o rio Huang-ho, na China, e o rio Tigre, que corta Turquia, Síria e Iraque. 

Clima e vegetação

Devido a extensão territorial da Ásia, há uma diversidade de climas dentro do continente. Afinal, diferentes zonas climáticas atuam nos países e regionalizações. A imagem abaixo demonstra como são essas divisões de clima, conforme sua proximidade com a linha do Equador. 

Zonas da terra e ásia

Uma vez que a Ásia se localiza, principalmente, acima do nível do Equador, os climas variam entre áridos e polares. Quanto mais próximo dos trópicos e da latitude 0º, mais quentes são as temperaturas. Nas regiões mais ao norte, predominam climas frios como polares. Na região intermediária entre sul e norte, que fica no centro do continente, o clima é considerado temperado. 

Os biomas e vegetação acompanham diretamente o clima e relevo da região. Então, há uma variedade de espécies, com formação de tundra, taiga, estepe, floresta equatorial e tropical — que aparecem, respectivamente, do norte ao sul da Ásia. Essa organização ocorre de forma que as plantas mais adaptadas às condições de temperatura e umidade se desenvolvem.

Demografia da Ásia

O continente asiático abriga cerca de 4,5 bilhões de habitantes, o que representa mais que a metade de toda a população da Terra. Esses povos estão distribuídos de forma desigual pelo continente, afinal, existem desertos e outros extremos climáticos que impedem a sobrevivência em alguns pontos do território. 

Por outro lado, a China e a Índia abrigam em média 2,8 bilhões de pessoas. Isso significa que há pouca área disponível para a moradia de tanta população. Assim, a densidade demográfica dessas regiões é exuberante, com 153 habitantes por quilômetro quadrado entre os chineses, por exemplo. Já na Índia, a densidade atinge cerca de 320 habitantes por quilômetro quadrado.

+ Veja também: Demografia: conceitos, teorias e características

Economia da Ásia

Na economia, muitos países asiáticos estão em desenvolvimento e expansão, com maior investimento nas indústrias e tecnologia. O mais destacado, atualmente, é a China que gera muitos produtos e um produto interno produto de mais de 10 trilhões de dólares. 

O Japão e Cingapura, por outro lado, são exemplos de países da Ásia que se destacam por amplo desenvolvimento. Os japoneses lideram a economia continental, se destacando pela produção de itens com alto valor agregado.

Em outras regiões do continente, predomina a atividade agrícola, pecuária e mineração. O espaço geográfico asiático propicia solos férteis, principalmente devido ao regime de chuvas e os rios. Na criação lucrativa de animais e a busca por minerais, ganha destaque o investimento chinês.

O Oriente Médio, por sua vez, destaca-se pela exploração e exportação do petróleo. Sua produção é tão expressiva que diversas vezes questões geopolíticas surgiram a partir de discordâncias com os povos do médio oriente.  

Afinal, eles são responsáveis por cerca de ⅓ de todo o petróleo extraído no planeta e, em muitas tecnologias e indústrias, esse combustível é indispensável para o correto andamento das funções atribuídas.

+ Veja também: Tigres Asiáticos: o que são, importância, localização e questões
7 questões sobre Israel e Palestina que já caíram nos vestibulares
7 documentários sobre o conflito entre Israel e Palestina para usar como repertório sociocultural

Veja como a Coruja te ajuda a estudar!

No Canal do YouTube do Estratégia Vestibulares, você encontra dezenas de aulas gravadas sobre os mais variados assuntos. Tudo isso de forma gratuita, didática e com professores especialistas nos temas.

Conheça os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! Os temas são abordados com profundidade, a partir de um olhar crítico e de uma interpretação social. Em todas as disciplinas, você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser: pdf, online ou vídeos. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também