Como é cobrada Biotecnologia no Enem?

Como é cobrada Biotecnologia no Enem?

Aprenda o que é Biotecnologia e os principais tópicos desse assunto para mandar bem na sua prova do Enem e garantir a vaga na universidade!

O avanço tecnológico permite cada vez mais possibilidades de modificar as moléculas de DNA, sendo a Biotecnologia a área que trabalha com esse ramo e uma das principais vertentes da Genética que é cobrada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para saber mais sobre o tema, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para te ajudar a entender esse assunto e garantir a sua vaga na universidade dos sonhos!

O que é Biotecnologia?

A Biotecnologia é a ciência que desenvolve estudos e tecnologias com base nos sistemas vivos.

Onde é aplicada

Veja algumas possibilidades de aplicação da Biotecnologia:

  • Agropecuária: produzir alimentos de forma mais rápida e mais eficiente e também ocorre a incorporação de organismos geneticamente modificados nesse setor;
  • Saúde: diagnóstico de doenças, tratamento de doenças e produção de vacinas e de remédios;
  • Setor alimentício: produção de queijos e laticínios fermentados, fabricação de vinhos e de outras bebidas alcoólicas, produção de pães e de massas; e
  • Ambiental: reduzir resíduos e poluentes, descoberta de novos combustíveis e remediação de alguns problemas ambientais.

Qual a importância da Biotecnologia para a sociedade

Através da Biotecnologia foi possível modificar os genes de algumas bactérias e induzi-las a produzir o hormônio insulina, que, hoje em dia, é amplamente utilizado no controle da diabetes, ajudando milhares de pessoas que sofrem com essa doença.

Impolrtância da Biotecnologia

Principais temas sobre Biotecnologia no Enem

Para a prova de Ciências da Natureza do Enem, você não deve deixar de estudar os seguintes tópicos: impactos dos organismos transgênicos no ambiente e na alimentação, produção de fármacos e de vacinas, processo das técnicas de clonagem e também limites éticos da Biotecnologia.

Genética

A Genética é o ramo da Biologia que estuda as combinações e a transmissão dos genes de seres vivos, contribuindo para o entendimento das características hereditárias, das doenças genéticas e das mutações que ocorrem nas espécies.

Você pode conferir um artigo exclusivo sobre esse tema clicando aqui!

Organismos geneticamente modificados

Também conhecidos como OGMs, os organismos geneticamente modificados são aqueles que tiveram alterações em sua cadeia de DNA, sem, necessariamente, apresentar genes de outras espécies introduzidas em seu genoma.

Transgênicos

Transgênicos são seres vivos que apresentam genes de outras espécies anexados à sua cadeia de DNA e essas espécies são bastante comuns na agropecuária, sendo o milho, a soja e o salmão, os principais exemplos desses organismos para fins alimentícios no Brasil.

Análise de DNA

A análise do DNA consiste no sequenciamento das moléculas desse composto e apresentam várias possibilidades. Veja algumas a seguir:

  • Identificação de suspeitos de crimes: quando são encontradas amostras de DNA em cenas de crime, os peritos forenses coletam esse material e comparam com amostras de ácidos nucléicos, a fim de encontrar possíveis suspeitos; e 
  • Teste de paternidade: cada gene de um indivíduo deve vir do pai, da mãe, ou de ambos os genitores, então comparam-se as sequências para descobrir de quem a criança herdou os genes e, consequentemente, quem são seus pais;

Atenção: questões abordando esse tipo de teste de reconhecimento parental  já apareceram no Enem, tanto em relação a crianças e seus pais quanto a sementes e sua planta de origem!

Clonagem

A clonagem é uma técnica da engenharia genética utilizada para obter organismos geneticamente idênticos ao original, e o exemplo mais clássico utilizados pelas bancas de vestibulares é a clonagem da ovelha Dolly em 1997, que foi o primeiro animal mamífero a ser clonado.

Nesse processo, faz-se a colheita de uma célula do indivíduo a ser clonado e uma célula de outro indivíduo qualquer da mesma espécie. Em seguida, retira-se o núcleo da célula do animal genérico e insere-se o material genético que será reproduzido.

Após a inserção do DNA, a célula passa por um processo de multiplicação, gerando um embrião que é implantado no útero de uma fêmea da mesma espécie. Ao final do processo, obtém-se um organismo geneticamente idêntico àquele que doou o seu DNA.

Em 2001, no Brasil, temos o nascimento do primeiro clone no país: a bezerra Vitória, que morreu em 2011.

Questões sobre Biotecnologia no Enem

Agora que você já está por dentro dos principais assuntos sobre Biotecnologia, teste seus conhecimentos com essas questões que o Estratégia Vestibulares selecionou para você:

(Enem 2020) Em 2012, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou sua intenção de trabalhar na clonagem de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, como é o caso do lobo-guará, da onça-pintada e do veado-catingueiro. Para tal, células desses animais seriam coletadas e mantidas em bancos de germoplasma para posterior uso. Dessas células seriam retirados os núcleos e inseridos em óvulos anucleados. Após um desenvolvimento inicial in vitro, os embriões seriam transferidos para úteros de fêmeas da mesma espécie. Com a técnica da clonagem, espera-se contribuir para a conservação da fauna do Cerrado e, se der certo, essa aplicação pode expandir-se para outros biomas brasileiros.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 8 mar. 2013 (adaptado).

A limitação dessa técnica no que se refere à conservação de espécies é que ela

a) gera clones haploides inférteis.
b) aumenta a possibilidade de mutantes.
c) leva a uma diminuição da variabilidade genética.
d) acarreta numa perda completa da variabilidade fenotípica.
e) amplia o número de indivíduos sem capacidade de realizar diferenciação celular.

Gabarito: C, pois a clonagem gera organismos geneticamente idênticos, e isso diminui a variabilidade genética

(Enem 2020) Uma nova e revolucionária técnica foi desenvolvida para a edição de genomas. O mecanismo consiste em um sistema de reconhecimento do sítio onde haverá a mudança do gene combinado com um mecanismo de corte e reparo do DNA. Assim, após o reconhecimento do local onde será realizada a edição, uma nuclease corta as duas fitas de DNA. Uma vez cortadas, mecanismos de reparação do genoma tendem a juntar as fitas novamente, e nesse processo um pedaço de DNA pode ser removido, adicionado ou até mesmo trocado por outro pedaço de DNA.

Nesse contexto, uma aplicação biotecnológica dessa técnica envolveria o(a)

a) diagnóstico de doenças.
b) identificação de proteínas.
c) rearranjo de cromossomos.
d) modificação do código genético.
e) correção de distúrbios genéticos.

Gabarito: E, pois seria possível modificar sequências de DNA.

Quer mandar bem na prova de Biologia do Enem? 

Então você não pode deixar de conferir os cursos que o Estratégia oferece para te ajudar a entrar na universidade, é só clicar no banner para saber mais!

banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também