Ecossistema no Enem: conceitos importantes e exercícios
Créditos: Pexels Pok Rie

Ecossistema no Enem: conceitos importantes e exercícios

A relação dos seres vivos com o ambiente e como esses elementos se influenciam mutuamente é um ramo muito intrigante para os pesquisadores. Quando falamos sobre ecossistema no Enem e outros vestibulares, é importante saber que o tema pode aparecer de diversas formas. 

Além de ser importante entender os principais conceitos de ecossistema, é necessário treinar o seu conhecimento com exercícios de provas antigas dos vestibulares.
Para te ajudar com isso, a Coruja preparou um artigo com as principais informações do assunto, como definição, fatores, níveis ecológicos e muito mais. Confira!

O que é ecossistema ?

Além de debater ecologia, é importante entender o conceito do que é ecossistema: a interação e interdependência entre os seres vivos e não vivos de um ambiente, de forma que eles são autossustentáveis — ou seja, garantem sua sobrevivência nessas relações. 

Essas relações podem acontecer em espaços de grande escala, como o macrossistema da Floresta Amazônica ou um pequeno lago na cidade onde moramos, que representa um microssistema. O elemento essencial é haja uma interação autossuficiente e autorregulável entre os fatores vivos e não vivos.

Além disso, a existência de diversos ambientes permite uma relação direta e indireta entre eles. Dessa forma, existe troca de energia e matéria entre diferentes  conjuntos de elementos autossuficientes. O conjunto de todos os ecossistemas compõem a biosfera, que abrange o Planeta Terra e a associação entre seus diversos elementos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Conceitos sobre Ecossistema cobrados no Enem

Em meio a um ecossistema, é possível encontrar diferentes tipos de fatores, elementos e conceitos importantes que se diferenciam conforme a mudança de localização, clima, biomas, entre outros. Veja alguns exemplos nos tópicos a seguir.

Fatores Bióticos

Os fatores bióticos de um ecossistema, são aqueles que possuem vida, ou seja, os seres vivos e organismos que interagem. 

Na organização ecológica, podemos considerar a seguinte classificação dos elementos: a união sistemática de substâncias químicas formam organelas, que compõem as células

Essas por sua vez podem se agregar em tecidos, que se unem e constituem os órgãos. A conexão entre diferentes órgãos formam sistemas fisiológicos que, quando combinados dão origem aos indivíduos

A interação entre múltiplos organismos da mesma espécie é chamada de população. Por fim, quando diferentes populações estão subsistindo no mesmo ambiente, encontra-se uma comunidade biótica.

Essa comunidade compõe o conceito de fatores bióticos presentes no ecossistema, ou seja, um conjunto de seres vivos que se relacionam mutuamente e fazem a manutenção da energia e matéria em um determinado ambiente.

Fatores Abióticos

Os fatores abióticos, por sua vez, representam os componentes do ambiente que não possuem vida mas influenciam nas interações desse ecossistema.

Entre eles podem ser citados:

  • Clima da região;
  • pH do solo;
  • Disponibilidade de água;
  • Composição atmosférica;
  • Nutrientes;
  • Umidade do solo e do ar; e
  • Componentes do solo, entre outros fatores.

É importante dizer que os elementos abióticos podem servir para a classificação dos ambientes. Nesse caso, quando os ecossistemas ocorrem dentro de corpos hídricos, como rios, lagoas e mares, eles são chamados de ecossistemas aquáticos. Por outro lado, se a interação se dá no solo (como florestas, bosques e desertos), ocorre a denominação de ecossistemas terrestres.

Ecossistemas no Enem: Biomas

Além de conhecer o conceito de ecossistemas, é importante compreender o que são biomas e quais são os principais exemplos, já que esse assunto perpassa a realidade brasileira e aparece junto com o tema de ecossistema no Enem.

Os biomas são caracterizados pela interação entre diferentes ecossistemas, de maneira padronizada e clássica. Ou seja, cada bioma possui características próprias muito definidas em relação à vegetação e a relação entre os fatores do ambiente. Por exemplo, espera-se que um deserto seja seco e apresente seca fisiológica aos fatores bióticos ali presentes.

Por fim, todo bioma é um ecossistema ou um conjunto de ecossistemas. De maneira oposta, nem todo ecossistema representa um bioma. A floresta amazônica é um bioma composto por diversos microssistemas, mas o Rio Amazonas é somente um ecossistema presente neste bioma.

Biomas Mundiais

A tundra apresenta temperatura tipicamente baixas, neve frequente (o que impede água líquida disponível, situação chamada de sede fisiológica) e vegetação típica rasteira (como musgos, gramíneas e líquens).

Por sua vez, a taiga possui temperaturas baixas e a água disponível é mais abundante do que nas tundras. A vegetação típica é do tipo de coníferas, como os pinheiros. 

A Floresta Temperada é um bioma com 4 estações bem definidas, clima temperado e flora repleta de plantas caducifólias — vegetação com folhas decíduas, que caem em determinadas épocas do ano.

A Floresta Tropical representa um bioma típico de climas tropicais, com chuvas significativas ao longo do ano, temperatura média e grande biodiversidade, como é notado na Floresta Amazônica ou na Floresta do Congo.

O bioma do deserto tem pouca água disponível, de forma que a vegetação existente precisa desenvolver adaptações específicas para as condições da região, como os cactos e plantas xerófilas.

O estepe  é um conjunto de ecossistemas de vegetação baixa, gramínea e arbustiva. Geralmente, o relevo é plano e o bioma é muito útil para a pastagem de animais.

Por fim, a savana é semelhante ao cerrado brasileiro, o bioma de savana contém uma vegetação esparsa, de baixa estatura e resistente às temperaturas quentes.

Biomas Brasileiros

A caatinga está presente na região do Nordeste e é um bioma de clima semiárido, temperaturas quentes, pouca disponibilidade de água e plantas xerófitas (raízes profundas e folhas espinhosas).

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, com solo rico em alumínio, vegetação esparsa, raízes profundas e plantas adaptadas para altas temperaturas.

Já a floresta amazônica é o principal bioma brasileiro, de clima equatorial (quente e úmido), grande biodiversidade, árvores de grande porte e folhas largas.

Os manguezais representam  áreas de renovação, reprodução e berçário para ecossistemas terrestres, dulcícolas e salinos. Por isso, o solo é úmido e a vegetação se adequa a essa realidade — raízes que se escoram no chão e precisam porções voltadas para a atmosfera, onde captam o ar necessário para a sobrevivência.

A mata atlântica é um bioma muito importante para a realidade brasileira, pois apresenta grande biodiversidade e representa 15% do território. Apesar disso, é um dos ecossistemas mais devastados e desmatados do país, o que sinaliza um ponto de alerta para os estudos ecológicos e biológicos.

Veja também: O que mais cai em Ecologia no Enem? e Biomas brasileiros: quais são e características

Questão de Ecossistema no Enem

Como exemplo de como aparecem as questões de ecossistema no Enem, veja a questão abaixo e acompanhe a resolução proposta pelo time do Estratégia Vestibulares!

ENEM 2017

O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por

a) índices pluviométricos baixos.
b) alta taxa de evapotranspiração.
c) temperatura de clima temperado.
d) vegetação predominantemente epífita.
e) migração das aves no período reprodutivo.

O poema é típico da cultura nordestina, com o cantor Luiz Gonzaga e apresenta características do sertão — região marcada pela presença do bioma caatinga. Esse bioma é marcado por clima semiárido, baixa quantidade de evapotranspiração, vegetação xerófita e pouca chuva. Dentre as alternativas possíveis, a única que caracteriza bem a caatinga é a letra A.

Confira os conteúdos do Estratégia sobre Ecossistema no Enem

Assista ao vídeo abaixo sobre ecologia no Enem com a professora de biologia Carol Negrin, é grátis, está disponível no YouTube e conta a qualidade das videoaulas do Estratégia Vestibulares. Confira!

Quer estudar para o Enem e não sabe por onde começar? Conheça o curso intensivo Enem do Estratégia Vestibulares. Com ele você terá acesso a aulas, materiais e simulados exclusivos. Clique no banner abaixo!

Estratégia Vestibulares - ecossistema no enem

Veja também:

Você pode gostar também