Encceja: quais são os documentos aceitos para fazer a prova?

Encceja: quais são os documentos aceitos para fazer a prova?

Confira quais são os documentos aceitos para fazer o Encceja; prova certifica aqueles que não terminaram a Educação Básica na idade adequada

A nova edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizado no próximo domingo, 27 de agosto. A prova certificará aqueles que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.

No dia da aplicação, o candidato deve comparecer ao local de prova com três itens obrigatórios, são eles:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente;
  • Máscara facial (no caso de cidades e estados em que o uso de máscara em ambientes fechados seja obrigatório); e
  • Documento oficial com foto.

Porém, atenção: não são todos os documentos que são permitidos! Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares listou abaixo quais são os documentos aceitos para fazer o Encceja:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Documentos aceitos para fazer o Encceja

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
  • Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

A novidade desta edição é que os documentos e-Título, CNH digital e RG Digital, que são documentos disponibilizados em aplicativos oficiais do governo federal, serão aceitos. Ou seja, se você esqueceu ou perdeu seu documento oficial impresso, é possível mostrar o documento digital.

Perdi meu documento, e agora?

Caso o candidato não possa apresentar o documento oficial com foto por conta de extravio, perda, furto ou roubo, ainda é possível fazer a prova!

Para isso, será obrigatório apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do dia de aplicação do Encceja e também “submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais”, conforme indica o edital da prova.

Além do documento, o que levar no Encceja?

Além dos documentos listados acima, o candidato pode levar um “lanche” para consumir durante a realização da prova.

Caso o candidato queira levar algum bebida ou alimento para consumir, será preciso permitir que o lanche seja vistoriado pelo Chefe de Sala (a pessoa aplicadora da prova).

Além disso, o inscrito que precisar faltar ao trabalho ou a algum curso para participar da prova também poderá levar a Declaração de Comparecimento impressa e solicitar que o Chefe de Sala assine.

> O que é a declaração de comparecimento? Trata-se de um documento que pode ser utilizado para abonar faltas no trabalho, faculdade ou escola e atesta que o candidato esteve presente no dia da aplicação da prova.

> Como acessar a declaração? Para baixá-la, o candidato deve acessar seu login na página do participante e imprimir o documento, que deve ser assinado pelo chefe da sala no momento de realização do exame.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada uma vez ao ano com o intuito de ajudar aqueles que desejam receber o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem a necessidade de fazer um curso supletivo.

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; 
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes em outros países;
  • Encceja Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Quando sai o resultado do Encceja 2023?

O Inep divulgará o resultado do Encceja 2023 no dia 22 de dezembro. Para ficar por dentro das datas do Encceja 2023 e da divulgação do novo edital, fique de olho no Portal Estratégia Vestibulares.

Como estudar para o Encceja no Youtube?

Agora que você está por dentro do calendário do Encceja, uma opção para se preparar para as provas é acompanhar as aulas gratuitas oferecidas pelo Estratégia Vestibulares, um dos maiores cursos pré-vestibulares on-line, no YouTube!

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Curso Básico Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

curso encceja

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também
o que estudar para o encceja
Leia mais

O que estudar para o Encceja 2023?

Prova que certifica jovens e adultos será aplicada em 27 de agosto. Saiba o que estudar para o Encceja 2023 com conteúdos gratuitos