Soar ou suar: qual é a diferença?

Soar ou suar: qual é a diferença?

Entenda as diferenças entre os termos soar e suar e saiba aplicar cada um deles de forma correta em textos, frases e redações

Dúvida comum na forma de escrita e também de fala, soar e suar possuem significados diferentes. Por conta disso, é necessário saber exatamente qual se encaixa com o contexto que deseja aplicar no seu texto ou frase. Confira abaixo as diferenças e exemplos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Suar ou soar: quais são seus significados?

As duas formas estão corretas, mas suar, com a letra u, indica o ato de transpirar, ou, no sentido figurado, se esforçar para conseguir algo. Já o termo soar, com a vogal o, é o ato de emitir algum tipo de som. 

Suar: quais são seus usos?

O termo suar tem, como dito acima, dois usos. O principal e literal indica a transpiração, que é o momento em que o corpo libera suor pela pele. Já o sentido figurado, remete a algo conquistado ou feito com muito esforço, que é associado ao ato de suar. Veja exemplos:

  • Vou suar muito se continuar com esse casaco;
  • Acabei de suar muito na academia;
  • Precisei suar muito para passar de fase; e
  • Só de pensar no esforço eu já estou suando.

Soar: como utilizar corretamente o termo

Soar vem da produção de som, por meio de vocalizações ou ecos produzidos de diversas formas. Também pode indicar uma divulgação ou sinalização de e sobre algo. Confira:

  • Fiquei muito feliz quando ouvi o soar de sua voz;
  • A viola soa suave em meus ouvidos;
  • Tudo o que você me disse soa muito estranho; e
  • Ouvi tudo soar perfeitamente.

Mais dicas de estudo

Estude com o Estratégia Vestibulares

Que tal conferir mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos, simulados preparatórios, redações corrigidas e revisões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também
Texto Expositivo - Estratégia
Leia mais

Texto Expositivo: estrutura e exemplos

Geralmente as aulas, seminários, palestras e congressos transmitem um conhecimento e demonstram sua aplicação no dia a dia.…