UFMA: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

UFMA: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Confira mais informações sobre o ingresso na UFMA via Sisu: como funciona o processo, inscrição no Enem e os cursos e vagas disponíveis

Se você quer ingressar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Nordeste, com mais de 90 cursos com 3, 4 e 5 estrelas no Guia da Faculdade, leia o artigo abaixo. O Estratégia Vestibulares preparou um conteúdo sobre tudo que é necessário para entrar na UFMA via Sisu, além de saber mais sobre o Enem e a instituição em si. Confira!

Veja também:
+ Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
+ Como calcular a nota do Enem?
+ Enem 2022: local de prova está disponível; veja como acessar

Sobre a UFMA

A Universidade Federal do Maranhão é considerada a instituição de Ensino Superior mais influente do Estado, com campi localizados em São Luís, Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo. Sua fundação foi em 1953 e, nos próximos anos, contava com a faculdade de Filosofia, de Enfermagem, de Serviço Social e de Ciências Médicas. Posteriormente agregou também as faculdades de Direito, Odontologia e Ciências Econômicas.

A instituição possui TV e rádio própria, colégio universitário, hospital universitário, planetário, centro de convenções e de empreendedorismo. São, portanto, nove campi, além de possuir cursos de Ensino à Distância (EAD). Dentre os alunos notáveis destacam-se os políticos e ex-governadores do Estado, José Sarney e Flávio Dino.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Calendário UFMA, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFMA

O ingresso na Universidade Federal do Maranhão é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisu?

O Sisu é uma plataforma virtual que reúne instituições e candidatos para vagas em instituições públicas de Ensino Público em um mesmo sistema. No site do programa as pessoas escolhem o curso e a instituição pela qual vão concorrer. A composição da nota do Sisu é feita de acordo com a nota do Enem do ano vigente.

O desempenho do candidato no exame, portanto, é determinante para conquistar uma das vagas existentes na UFMA. Vale destacar que a adesão ao Sisu é opcional e, por conta disso, muitas universidades contam com vestibulares próprios, que podem incluir, ou não, a nota do Enem.

O candidato que deseja se inscrever deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. As inscrições são abertas duas vezes ao ano, mas algumas instituições optam por aderir ao programa apenas uma vez por ano.

Para se inscrever no programa, o candidato precisa saber o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema. Não há pagamento de taxa para participar do Sisu.

Ao fim da inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Apenas candidatos que não zeraram a Redação podem participar do Sisu.

Quais são as modalidades de concorrência?

São três as modalidades em que os candidatos podem se inscrever: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas às outras ações afirmativas previstas pela instituição.

Durante a chamada regular do Sisu, portanto, o candidato que optar por uma certa modalidade concorrerá somente com os candidatos que escolheram a mesma opção. Assim, o sistema seleciona apenas dentro daquela categoria os que obtiveram as melhores notas no Enem.

Lei de cotas Sisu

Em 2023 a Lei nº 12.711/2012 foi atualizada (Lei 14.723/23) e a partir desse ano os participantes que têm direito à reserva de vagas (cotas) concorrem primeiramente às vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga na modalidade. Os estudantes originários de comunidades quilombolas também estão incluídos na nova lei.

A Lei nº 12.711/2012 oferece 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de Ensino Superior a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessas vagas são destinadas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 (anteriormente o valor era de 1,5) salário mínimo.

Além disso, é preciso que haja proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por conta disso, é necessário estar atento aos trâmites de comprovação exigidos pelas instituições em cada uma das modalidades escolhidas. O candidato precisa conferir, geralmente no site da universidade, prazos e solicitações.

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa será no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas UFMA

As modalidades de ação afirmativa da UFMA são destinadas a candidatos que cursaram de forma integral o Ensino Médio em sistemas públicos de ensino, com 50% das vagas. Dessas vagas, 50% são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo nacional vigente e a outra metade para quem tem renda familiar superior a esse número.

Após a divisão, o percentual de 76,20% das vagas de ambos os grupos é destinado aos autodeclarados pretos e pardos e 0,54% para indígenas. O valor corresponde à soma dessas populações no Estado do Maranhão, segundo o censo demográfico de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A UFMA possui também uma série de bolsas, auxílios e programas que dão suporte para que diferentes perfis de alunos possam permanecer nos estudos como moradia estudantil, bolsa permanência, curso de idiomas, atendimento psicológico e outros mais.

Como é o Enem?

O Enem atual tem uma única etapa, dividida em dois domingos seguidos, com 90 questões em cada dia e redação no primeiro domingo. A UFMA conta com Prova de Habilidades Específicas no curso de Licenciatura em Música.

Locais de prova

O local de prova do Enem é disponibilizado a pouco menos de um mês para o dia da prova. Em 2022 e 2023, ele foi divulgado no dia 24 de outubro. Veja como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

No cartão de confirmação o candidato encontra informações como local de prova (endereço, número e sala), número de inscrição, datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso solicitados.

O cartão de confirmação não é considerado um item obrigatório nos dias de prova, mas o documento traz informações valiosas e úteis para os candidatos. Além disso, é importante lembrar que não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais após confirmar a inscrição.

O que levar no dia da prova?

O edital do Enem 2023 explica que é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, um documento oficial com foto e, caso a cidade ou o estado ainda a cobrem, uma máscara de proteção contra a Covid-19. 

Como funciona a prova do Enem?

O atual modelo de prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

Como calcular a nota do Enem?

O Enem utiliza um modelo de correção chamado  “Teoria de Resposta ao Item (TRI)”. A nota do exame é fruto de um cálculo mais complexo que muitos vestibulares, já que ele não leva em conta apenas a quantidade de erros e acertos.

Cada área avaliada com o modelo apresenta uma média obtida que depende da dificuldade das questões e também do número de questões que o candidato acerta. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”.

Como será o novo Enem?

A partir de 2025, o Enem mudaria seu formato, adequando-se à reforma do Ensino Médio. O exame seria dividido em duas etapas: a primeira avaliaria os conhecimentos gerais dos estudantes, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a segunda avaliação levaria em conta os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A primeira etapa estava prevista para ser interdisciplinar e obrigatória, enquanto na segunda, o estudante escolheria as provas de acordo com o Itinerário Formativo que realizou durante o ensino médio. 

Essas mudanças foram adiadas pelo Ministério da Educação e estão previstas para acontecer em 2025, mas sem formato definido. Saiba mais sobre o novo Enem e como seriam suas mudanças.

Como funciona a redação do Enem

A redação do Enem deve ser feita em até 30 linhas, escrita à mão, sobre o tema proposto no ano e, como apoio, o exame disponibiliza textos base com informações, dados e reflexões sobre o assunto.

O Enem exige que a redação seja feita com o gênero dissertativo-argumentativo, e o tema gira em torno de questões sociais, culturais, políticas, ou científicas relevantes, sempre sobre o foco e ponto de vista do Brasil.

Como a redação é avaliada pela banca?

A avaliação da banca do Enem nas redações leva em conta cinco competências, para facilitar a padronização das notas para todos os concorrentes. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

  • Redação Enem 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
  • Redação Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem é o que outros vestibulares chamam de Conteúdo Programático, que é referente aos conteúdos que podem cair na prova de todas as matérias, no caso do Enem, chamados de eixos e competências.

Os eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e inclui cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Veja abaixo as descrições de cada uma:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Provas de Habilidades Específicas UFMA

Candidatos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música passam também por uma prova escrita e prática de habilidades específicas. Para mais informações, consulte o edital.

Como se matricular na UFMA

A matrícula na Universidade Federal do Maranhão é realizada primeiramente on-line, sem necessidade de comparecimento presencial. Para mais informações, consulte as instruções.

Notas de corte UFMA

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFMA no Sisu 2023:

  • Medicina (Pinheiro): 901,13
  • Medicina (Imperatriz): 844,4
  • Medicina (São Luís): 830,28
  • Odontologia: 748,5
  • Direito (São Luís – Matutino): 739,4
  • Direito (São Luís – Noturno): 725,8
  • CIência da Computação: 720,26
  • Psicologia: 719,3
  • Direito (Imperatriz): 716,48
  • Enfermagem (São Luís): 704,46
  • Farmácia: 700,76
  • Nutrição: 699,48
  • Enfermagem (Imperatriz): 689,22
  • Design: 686,26
  • Comunicação Social – Jornalismo: 685,18

Cursos UFMA

Confira a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Maranhão:

São Luís

  • Ciências Biológicas
  • Ciências Aquáticas
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Medicina
  • Nutrição
  • Oceanografia
  • Odontologia
  • Administração
  • Biblioteconomia
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Imobiliárias,
  • Comunicação Social/Jornalismo
  • Comunicação Social/Radialismo
  • Comunicação Social/Relações Públicas
  • Desenho Industrial
  • Direito
  • Hotelaria
  • Pedagogia
  • Turismo
  • Serviço Social
  • Ciência e Tecnologia
  • Ciência da Computação
  • Design
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Química
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Transportes
  • Engenharia Mecânica
  • Química Industrial
  • Química
  • Física
  • Matemática
  • Ciências Sociais
  • Artes Visuais
  • Educação Artística
  • Estudos Africanos e Afro-brasileiros
  • Geografia
  • História
  • Letras Português/Inglês
  • Letras Português/Espanhol
  • Letras Português/Francês
  • Letras Libras
  • Música
  • Psicologia
  • Teatro
  • Filosofia

Imperatriz

  • Ciências Humanas-Sociologia
  • Ciências Naturais-Biologia
  • Ciências Contábeis
  • Comunicação Social/Jornalismo
  • Direito
  • Medicina
  • Enfermagem
  • Engenharia de Alimentos
  • Pedagogia

Chapadinha

  • Agronomia
  • Ciências Biológicas
  • Engenharia Agrícola
  • Zootecnia

Bacabal

  • Ciências Humanas/Sociologia
  • Ciências Naturais/Biologia
  • Ciências Naturais/Física
  • Educação do Campo
  • Pedagogia da Terra
  • Letras/Língua Portuguesa

Codó

  • Ciências Naturais/Biologia
  • Ciências Humanas/História
  • Pedagogia
  • Licenciatura em Informática

Grajaú

  • Ciências Humanas/Geografia
  • Ciências Naturais/Química

Pinheiro

  • Ciências Humanas/História
  • Ciências Humanas/Filosofia
  • Ciências Naturais/Biologia
  • Medicina
  • Enfermagem
  • Educação Física
  • Engenharia de Pesca

São Bernardo

  • Ciências Humanas/Sociologia
  • Ciências Naturais/Química
  • Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa
  • Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música
  • Turismo

Balsas

  • Ciência e Tecnologia
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Ambiental

A UFMA conta também com a Diretoria de Ações Especiais (Daesp/Proen), com cursos presenciais em diversas cidades do Estado do Maranhão, com foco em licenciaturas.

Campi e estruturas da UFMA

A UFMA possui campi em nove cidades do Estado, incluindo a capital São Luís. Além dele, há campus em Imperatriz, Chapadinha, Bacabal, Codó, Grajaú, Pinheiro, São Bernardo e Balsas. Confira mais detalhes sobre eles abaixo.

São Luís

O campus de São Luís possui estrutura que recebe mais de 40 cursos com a Biblioteca Central da Universidade e instalações como complexo aquático, rádio e TV da instituição, concha acústica, pista de atletismo, restaurante universitário e hospital.

Imperatriz

Imperatriz recebe o segundo maior número de cursos em um campus da UFMA e conta com duas unidades na cidade. São aproximadamente dois mil alunos em cursos como Direito, Pedagogia e Ciências Contábeis.

Chapadinha

A cidade de Chapadinha recebe quatro cursos ligados a Ciências Agrárias (Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Zootecnia). Dentre as instalações do campus estão também um ginásio poliesportivo, uma fazenda experimental e um Museu de História Natural.

Bacabal

Bacabal, que fica a 240 quilômetros da capital, recebe seis cursos de licenciatura e fica localizado em um prédio com salas, auditórios e biblioteca, além de uma quadra poliesportiva.

Codó

O campus da UFMA localizado no município de Codó conta com cursos de licenciatura e estrutura com quadra poliesportiva, restaurante universitário, biblioteca, salas diversas e laboratórios.

Grajaú

Com dois cursos (Ciências Humanas/Geografia e Ciências Naturais/Química), o campus Grajaú fica em uma área com 12 hectares, com laboratórios, auditório, biblioteca e salas variadas.

Pinheiro

O campus de Pinheiro conta com sete cursos e inclui Medicina e Engenharia de Pesca, além de licenciaturas. O espaço possui quadra poliesportiva, biblioteca, auditório e três prédios, um para os cursos da área da saúde, outro para o de Engenharia de Pesca e outro para as licenciaturas. Além disso, a UFMA têm convênios com a rede pública de saúde para os estudantes realizarem internatos e estágios.

São Bernardo

Com quatro cursos voltados para a licenciatura e graduação em Turismo, o campus de São Bernardo teve seu início em 2010 e passou por ampliação recentemente. Em seu prédio ficam 15 salas de aula, salas de informática, auditório, biblioteca e laboratórios.

Balsas

O município que fica a mais de 800 quilômetros da capital do estado conta com quatro cursos, sendo eles três engenharias. Possui dois auditórios, laboratórios variados e demais salas.

Oportunidades da UFMA

A UFMA conta com hospital universitário na capital São Luís, Museu de História Natural, Centro de Convenções e de Empreendedorismo, Colégio Universitário com Ensino Médio técnico e tecnológico, além de Ensino Fundamental, TV e rádio universitárias e a Casa da Justiça, com Juizado Cível Especial e atendimento gratuito à população por meio de assessoria jurídica.

Auxílios e permanência estudantil

A instituição oferece auxílios que dão suporte a alunos que necessitam de apoio para garantirem sua permanência como alunos da universidade. Veja quais são:

  • Moradia estudantil: disponibilizada para estudantes em situação de vulnerabilidade e com duas modalidades: residência universitária ou prestação pecuniária;
  • Alimentação: também com duas modalidades (gratuidade no restaurante universitário e prestação pecuniária);
  • Bolsa permanência: há bolsas disponibilizadas pela UFMA e pelo MEC, algumas delas com cumprimento de atividades administrativas da instituição;
  • Auxílio acadêmico odontologia: auxílio financeiro aos estudantes de Odontologia para subsidiar equipamentos e materiais acadêmicos específicos;
  • Curso de idiomas: curso básico em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); e
  • Programa de atendimento psicológico: assistência psicológica que visa minimizar dificuldades inerentes à vida universitária.

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares oferece cursos específicos para o Enem, desenvolvido de forma exclusiva e voltada para a banca do exame.Saiba mais detalhes sobre o que oferecemos para que você seja mais um aprovado na universidade dos seus sonhos!

CTA curso Enem
Você pode gostar também
doente no dia do enem
Leia mais

Fiquei doente no dia do Enem. E agora?

Você sabe o que fazer se ficar doente nos dias de prova do Enem? Acesse este artigo e confira as principais informações!
o que estudar de física para o enem
Leia mais

O que mais cai de Física no Enem?

Saiba em quais conteúdos focar seus estudos e revisões de Física durante os últimos dias de preparação para a prova