O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital com todas os detalhes da edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025/2. O processo seletivo federal seleciona estudantes, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para receber bolsas de 50% e 100% de desconto nas mensalidades de instituições de Ensino Superior privadas.
Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o Prouni: o que é, como funciona, calendário, como participar e muito mais.
Navegue pelo conteúdo
Calendário Prouni 2025/2
- Divulgação do edital
24/06/2025 – acesse o edital - Inscrições
30/06 a 04/07/2025 - Resultado da 1ª chamada
07/07/2025 - Resultado da 2ª chamada
28/07/2025 - Comprovação de informações dos pré-selecionados
07 a 18/072025 para os convocados na 1ª chamada
28/07 a 11/08/2025 para os convocados na 2ª chamada - Inscrição na lista de espera
18 e 19/08/2025 - Resultado da lista de espera
22/08/2025 - Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera
22 a 29/08/2025
Veja também: Calendário Prouni 2025/2
O que é o Prouni?
Em 2004, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a servir como forma de ingresso em instituições de ensino superior privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Mediante a nota do Exame, o candidato pode ser selecionado para receber bolsa parcial ou integral.
Na última edição do Prouni, foram ofertadas cerca de 338 mil vagas por instituições particulares. A maior parte delas são de universidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Como funciona o Prouni?
Após a divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada, os candidatos têm um período para comprovar as informações dadas no momento da inscrição. Para se inscrever, o candidato tem que atender aos seguintes requisitos:
- Participado da última edição do Enem;
- Nota superior a 450 em cada área do Exame;
- Nota superior a zero na Redação; e
- Renda mensal bruta de até um salário mínimo e meio para bolsa integral ou até três salários mínimos para bolsa de 50%.
Inscrições
O Prouni 2025/2 abre as inscrições entre os dias 30 de junho a 04 de julho de 2025. O edital publicado pelo MEC, divulgada no dia 24 de junho, afirmou que o processo seletivo permitirá também o uso da nota do Enem 2023, além do 2024.
Segundo o edital 2025/2, o candidato precisa cumprir as condições a seguir:
- Ter participado da edição de 2023 ou de 2024 do Enem;
- Ter, cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
- Ter a tirado nota acima de zero na prova de redação;
- Não tenha participado do Enem na condição de treineiro (candidato que não concluiu o Ensino Médio e participa do exame para fins de autoavaliação).
Também é obrigatório que o candidato atenda a, no mínimo, uma das seguintes condições:
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no Decreto n. 5.493/2005; ou
- Ter cursado o Ensino Médio
- integralmente em escola da rede pública;
- integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; ou
- integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Os inscritos podem se candidatar a bolsas integrais, desde que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Caso contrário, o candidato pode optar por concorrer pelas bolsas parciais, destinadas aos casos em que a renda familiar bruta mensal per capita tem o valor de até 3 salários mínimos.
No momento da inscrição, o candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções dentre as vagas disponíveis para a modalidade a que esta concorrendo.
Saiu o resultado do Prouni. E agora?
O Prouni realiza duas chamadas sucessivas. Após a divulgação dos resultados, os selecionados têm uma semana para submeter os documentos pedidos pelas instituições de Ensino Superior.
O candidato deve manifestar seu interesse em participar da lista de espera, caso não tivesse sido aprovado nas duas primeiras chamadas. A indicação é feita na página do Prouni na internet, na data estipulada.
Últimas edições do Prouni
Confira os editais da edição atual do Prouni e das duas anteriores:
- Edital Prouni 2025 na íntegra;
- Edital Prouni 2024/2 na íntegra;
- Edital Prouni 2024 na íntegra.
Como estudar para o Enem e ingressar no Ensino Superior?
Para ingressar em qualquer um dos programas de governo de acesso ao Ensino Superior, é necessário realizar o Enem! E, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!