Como é a prova do vestibular da UFSC?

Como é a prova do vestibular da UFSC?

Você já sabe como é a prova do vestibular da UFSC? Acompanhe esse artigo e confira todas as informações do processo seletivo!

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui 16 cursos de graduação com cinco estrelas no Guia da Faculdade, além de outros 62 com quatro estrelas. A instituição conta com mais de 30 mil alunos matriculados em 110 cursos presenciais e a distância.

De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), avaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), a UFSC é considerada a quarta melhor universidade federal do Brasil. Além disso, a instituição é considerada sétima melhor universidade do país pelo Ranking Universitário da Folha de 2019.

Veja também: Nota do MEC: veja quais são e como são calculadas

Uma vez por ano a universidade aplica seu tradicional vestibular para selecionar novos alunos para a instituição. Tem interesse em ingressar na federal de Santa Catarina? Confira abaixo como é o vestibular da UFSC:

Como participar do vestibular da UFSC?

Para participar dos processos seletivos da instituição, os candidatos devem acessar o site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). A universidade oferece dois tipos de forma de ingresso, sendo:

  • Vestibular: 70% das vagas e acontece anualmente, onde os candidatos realizam duas fases; e 
  • Sistema de Seleção Unificado (Sisu): 30% das vagas.

Vale ressaltar que a instituição oferece oito modalidades de cotas aplicáveis, sendo divididas entre egressos do sistema público no Ensino Médio, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência, com faixas de renda específicas.

Como é o vestibular da UFSC?

O vestibular UFSC 2023 tem apenas uma fase e será aplicado em dois dias de prova, e está prevista para acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro. Confira abaixo a distribuição das questões e redação:

  • Primeiro dia: 40 questões objetivas (12 questões de Português e Literatura Brasileira ou Libras, 8 questões de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 10 questões de Matemática e 10 questões de Biologia).
  • Segundo dia: 40 questões objetivas (7 questões de Histórias, 7 questões de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia, 2 questões Interdisciplinares e 10 questões de Química e Física cada), além da redação.

Vale ressaltar que, nesta edição, o vestibular da instituição também selecionará para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Como é a redação da UFSC?

A redação do vestibular da instituição é avaliada de 0,00 a 10,00. Essa avaliação considera o conteúdo e a expressão escrita de acordo com o seguintes critérios:

  • Adequação à proposta — tema e gênero (0,00 a 2,50 pontos);
  • Emprego da modalidade escrita na variedade padrão (0,00 a 2,50 pontos);
  • Coerência e coesão (0,00 a 2,50 pontos); e
  • Nível de informatividade e de argumentação ou narratividade, de acordo com a proposta (0,00 a 2,50 pontos).

Nota de corte da UFSC

Confira abaixo as maiores notas de corte da UFSC pelo Sisu:

CursoNota de Corte
Medicina828,31
Ciência da Computação790,13
Engenharia Aeroespacial772,63
Odontologia767,04
Animação766,27

Saiba mais: UFSC: veja as notas de corte da universidade

Estude com o Estratégia Vestibulares

Ficou interessado no vestibular da UFSC? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares! Aqui você encontra diversos artigos, cursos e simulados para te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos.

CTA UFSC
Você pode gostar também