As provas da segunda fase do vestibular 2026 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão se aproximando, e, com elas, vem um dos maiores desafios para os candidatos: a redação.
Aplicados nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, os exames terão 10 questões de Português, Inglês e Ciências no primeiro dia e 18 questões dissertativas no segundo, de acordo com as disciplinas específicas de cada curso.
A prova de redação, também aplicada no primeiro dia, trará duas propostas de tema, cabendo ao candidato escolher uma e produzir o texto conforme o gênero discursivo solicitado.
Os temas de redação escolhidos na edição 2025 foram “Como combater a desigualdade de gênero na política” e “Riscos dos jogos eletrônicos de azar entre menores de idade”.
Nesta edição, a Unicamp oferece 2.520 vagas para seus cursos de graduação. Se você está em busca de uma delas, confira a seguir as apostas de temas de redação para este ano, em uma análise feita em parceria com o professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade.
Aliás, o professor tem histórico de acertos: em 2021, ele previu o tema da redação do Enem no 2º Simulado do Estratégia Vestibulares e, em 2024, acertou o tema de redação do Encceja Ensino Médio.
Será que vem mais um acerto por aí? Confira a seguir os temas sugeridos por Fernando Andrade, com comentários na íntegra e dicas para se preparar!
+ Redação da Unicamp: confira as dicas e os gêneros textuais
Navegue pelo conteúdo
Invasão das universidades
“A Unicamp é conhecida por pedir que os alunos escrevam sobre temas palpáveis e que, de alguma maneira, se relacionem à violação de direitos humanos ou que exijam denúncia de algum tipo de violência. Neste ano de 2025, várias universidades foram alvo de ataques por parte da extrema direita (até mesmo a Unicamp), a ponto de o jornal da Unicamp publicar uma matéria com o título “Ataques às universidades expõem ‘ódio ao conhecimento’”. Além disso, deve-se levar em consideração se o tema permite a produção de uma variedade de gêneros: carta-protesto, manifesto, crônica etc.”
Adultização de crianças
“Esse tema nem precisa de justificativa. Durante algumas semanas neste ano de 2025, fomos alertados sobre esse problema levantado pelo influenciador Felca que fez denúncias que abalaram a opinião pública. Essa questão toca em temas sensíveis à sociedade brasileira: a pressão comercial e a exploração da Imagem; consumismo; pressão por desempenho na infância; influência dos meios digitais; o papel dos pais, dentre outros. É fato que a Unicamp já explorou esse tema em 2022, quando a banca pediu para o candidato se colocar no lugar de uma influencer mirim que deveria discutir em um textão se deveria ou não continuar suas atividades pelo fato de ser adolescente. Contudo, isso não impede que a Unicamp peça para abordar o tema sob outra perspectiva. Além disso, entre os top 5, não dá para deixar de lado um tema que se associe de alguma forma a redes sociais e ao mundo virtual. Esse é o grande tema da nossa era. Esse tema pode ensejar: nota de repúdio, manifesto, crônica, carta-resposta, reportagem etc.”
COP 30
“Estamos diante de outro tema que deve ser destaque no ano de 2025. A COP 30 tem sido vista com desconfiança e gerado uma série de críticas, ao mesmo tempo em que surge como um evento que ainda traz para a pauta de discussão uma questão importantíssima que tem sido renegada por motivos econômicos e geopolíticos. Como encarar a COP 30? Quais são os potenciais dessa reunião? Que benefícios pode trazer para o Brasil? Como a participação de quilombolas, indígenas e jovens ativistas pode ter impacto nas decisões mundiais? Essas são algumas questões que poderiam ser desenvolvidas em gêneros opinativos. Mas é possível sair do óbvio. No simulado de outubro aqui do Estratégia, a proposta foi a seguinte: produza um texto a ser lido em um teleprompter para uma live gravada a ser divulgada nas redes sociais dos movimentos sociais, convidando adolescentes e jovens a se engajarem nos eventos paralelos da conferência.”
Plataformização da educação
“Este é um tema não tão óbvio, mas que tem sido discutido pelos educadores e pelos alunos. A plataformização em alguns estados brasileiros, dentre eles, o de São Paulo, tem sido radical na educação pública. As plataformas homogeneizam o aprendizado e servem como forma de controlar o trabalho do professor. Tal tema é muito caro à própria universidade e não seria de estranhar que a Unicamp pedisse para os candidatos se posicionassem em relação a isso. Gêneros para isso não faltam: carta-aberta, manifesto, texto de internet, carta ao governador etc.”
Taxação dos ricos
“Trata-se de um tema clássico. Em 2016, esse foi o tema para uma dissertação na Famerp, ‘O Imposto sobre Grandes Fortunas é uma injustiça com os mais ricos?’. O tema tem cara de dissertação, mas como ele foi bastante discutido e gerou polêmicas neste ano, não é impossível que a banca encontre algum outro gênero que possa ser mobilizado para a discussão da questão.”
Calendário Unicamp 2026
- Publicação do edital: 22/07/2025;
- Pedidos de isenção da taxa: 12/05 a 06/06/2025;
- Resultado dos pedidos de isenção: 25/07/2025;
- Pedidos de redução da taxa: 05 a 07/08/2025;
- Inscrições: 01/08 a 01/09/2025
- Pagamento da taxa de inscrição: até 08/09/2025 – R$221,00;
- Locais de prova: 13/10/2025;
- Prova da 1ª fase: 26/10/2025;
- Aprovados na prova de Habilidades Específicas: 10/11/2025;
- Aprovados e locais de prova para a 2ª fase: 24/11/2025;
- Provas da 2ª fase: 30/11 e 01/12/2025;
- Prova de Habilidades Específicas em Música: entre os dias 15 a 30/09/2025;
- Provas de habilidades específicas: 03 a 05/12/2025;
- Resultado: 23/01/2026; e
- Matrícula: 26 e 27/01/2026.
+ Confira:
Calendário Unicamp 2026: datas, inscrições, provas, resultado e mais
Como estudar para conseguir uma vaga na Unicamp?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular da Unicamp!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Unicamp 2026, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



