Como recuperar a senha do gov.br para acessar informações do Enem

Como recuperar a senha do gov.br para acessar informações do Enem

Acompanhe o passo a passo para recuperar a senha do gov.br e utilizar os serviços disponíveis no portal do Governo brasileiro

Todas as pessoas que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos anos precisaram também se cadastrar ou usar sua conta no portal gov.br. O site reúne diversos serviços digitais do Governo, como consulta de restituição de Imposto de Renda, obter a Carteira de Trabalho e emitir a Certidão de Antecedentes Criminais.

Por essas e outras, é importante ter o acesso ao portal sempre em mente. Mas, se você precisa recuperar a senha do gov.br, nós, do Estratégia Vestibulares, vamos te ajudar. 

📢 Saiba mais
> Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
> Tema de redação Enem 2023: invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como recuperar a senha

Confira o passo a passo para atualizar o cadastro e acessar suas informações abaixo.

  • Digite o CPF na tela inicial do site (acesso.gov.br) e clique em avançar e depois clique em “esqueci minha senha”.

A partir disso, o login do portal mostrará o caminho mais fácil e seguro, de acordo com o seu cadastro, de recuperar a conta. Ou seja, aqui será mostrado apenas um dos caminhos:

Aplicativo gov.br

Quando a opção mostrada for pelo aplicativo, será necessário gerar um QR Code. Há também a opção “não tenho celular”, caso queira fazer de outra forma.

Para prosseguir com essa opção, basta seguir clicar em “gerar QR Code”. Um código será gerado automaticamente na tela. Depois, é só abrir o aplicativo gov.br, selecionar a opção “ler QR Code” e usar a câmera para carregar o código.

O aplicativo te dará a opção “fazer reconhecimento facial”. Basta posicionar o rosto de frente para a câmera e seguir as orientações do sistema. Ao carregar, dê “Ok” e preencha os campos com uma nova senha e a repita.

Bancos credenciados

A opção aparece para pessoa que tem cadastrado no aplicativo a conta de algum banco. Clique no logo do banco correto e siga os procedimentos indicados. Após preencher seus dados, é necessário definir a nova senha e concluir a operação.

E-mail

Caso o portal indique a recuperação de senha pelo e-mail, basta conferir se o endereço indicado está correto e clicar em “enviar código”. Se não puder acessar o e-mail, deve-se clicar em “não tenho acesso a este e-mail”.

Prosseguindo após enviar o código, basta conferir em sua caixa de entrada o número e preencher o código de acesso no portal. Finalizado, clique em avançar e redefina a senha.

Código terá seis números aleatórios sempre que o método for solicitado. (Imagem: gov.br/reprodução)

Mensagem de texto (SMS)

Na opção, o portal mostrará o celular cadastrado para conferência e envio do código. Após clicar em “enviar código”, basta inserir o número enviado para seu celular e redefinir a senha. Se o celular estiver incorreto, basta clicar em “não tenho acesso a este celular” e seguir os passos indicados.

Pronto! Siga suas demandas

Agora que você conseguiu recuperar sua senha no gov.br, já pode seguir com suas demandas dentro do portal. Todo o processo do Enem, da inscrição até conferir os resultados é feito por meio do site. Não perca tempo!

Calendário Enem 2023

  • Divulgação do edital: 08/05/2023 – acesse o edital;
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/04/2023;
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência: 08/05/2023;
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição: 08 a 12/05/2023;
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição: 19/05/2023;
  • Período de inscrições do Enem 2023: 05 a 16/06/2023;
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 21/06/2023;
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023: Ainda não foi divulgada;
  • Provas Enem 2023: 05 e 12/11/2023;
  • Divulgação do gabarito oficial: 24/11/2023;
  • Divulgação do resultado: 16/01/2024.

Tem interesse de realizar o Enem? No Estratégia Vestibulares você encontra diversos benefícios, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos.

CTA curso Enem
Você pode gostar também
horário enem 2022
Leia mais

Confira os horários do Enem 2022

Você já sabe quais são os horários do Enem 2021? Confira esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou com as principais informações!