UFRRJ: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais
Foto: Divulgação / UFRRJ

UFRRJ: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Confira mais detalhes sobre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e como entrar na instituição via Sisu e Enem

Seu sonho é ingressar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mas não sabe muito bem como fazer e quer conhecer mais sobre o processo e a instituição? Então você veio ao lugar certo! Confira o artigo que o Estratégia Vestibulares preparou sobre a UFRRJ, como ingressar via Sisu e Enem e mais detalhes, abaixo.

Veja também:
Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
Como calcular a nota do Enem?
Enem 2023: resultado está disponível na Página do Participante
Sisu 2024: resultado está disponível; veja como acessar

Sobre a UFRRJ

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem relação direta com a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Esamv), criada em 1910. Após diversas mudanças de endereços e de nomes, surge a Universidade Rural, em 1943, e depois a Universidade Federal Rural do Brasil, que desde 1948 se encontra na sede atual da instituição.

O nome veio em 1968, juntamente com a criação de novas graduações nos anos seguintes. Após aderir ao plano de expansão e interiorização das universidades federais, proposto pelo governo federal em 2005, a UFRRJ passou a ter três campi em 2008, nas cidades de Nova Iguaçu e Três Rios.

Hoje são quatro campi (em Campos dos Goytacazes não há graduação presencial), 56 cursos de graduação e mais de 27 mil alunos apenas na graduação, além de 37 cursos de mestrado e 17 de doutorado.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Calendário UFRRJ, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFRRJ

O ingresso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema virtual que reúne instituições de Ensino Superior públicas e candidatos que desejam ingressar nessas instituições na mesma plataforma. A nota que compõe o Sisu é a nota do Enem do ano vigente e é dentro do site do programa que o candidato escolhe o curso e a instituição pela qual deseja concorrer.

O desempenho do candidato no Enem é determinante para conquistar uma das vagas existentes na UFRRJ. Como a adesão ao Sisu é opcional, muitas outras instituições acabam realizando processos seletivos próprios. Existem vestibulares que incluem a nota do Enem, mas a maioria opta por fazer provas distintas.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. As inscrições são abertas duas vezes ao ano.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema. Não há pagamento de taxa para participar do programa.

Ao final do período de inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Candidatos que zeraram a redação do Enem não conseguem participar do programa.

Quais são as modalidades de concorrência?

Os candidatos podem se inscrever em três modalidades: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas às outras ações afirmativas previstas pela instituição.

Durante a chamada regular do Sisu, portanto, o candidato que optar por uma certa modalidade concorrerá somente com os candidatos que escolheram a mesma opção. Assim, o sistema seleciona apenas dentro daquela categoria os que obtiveram as melhores notas no Enem.

Lei de cotas Sisu

A Lei nº 12.711/2012 foi atualizada em 2023 (Lei 14.723/23) e a partir de agora os participantes que têm direito à reserva de vagas (cotas) concorrem juntos às vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga em ampla concorrência. Além disso, estudantes quilombolas também estão incluídos na nova lei.

Criada em 2012, a Lei nº 12.711 possibilita o ingresso exclusivo de estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas em 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino cadastradas no programa. Da totalidade (100%) das vagas, metade delas são destinadas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 (anteriormente o valor era de 1,5) salário mínimo.

Há ainda a proporção de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, que é dividida de acordo com a composição étnica do estado federativo da instituição desenvolvido de acordo com com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É necessário participar de uma série de trâmites que envolvem a documentação comprobatória para cada uma das modalidades. Portanto, os candidatos que optarem por tais formas de entrada precisam conferir os próximos passos de cada instituição de ensino.

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 aconteceu entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa foi no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas UFRRJ

A UFRRJ participa e segue a Lei de cotas (nº 12.711), em são destinadas 50% das vagas a candidatos que cursaram de forma integral o Ensino Médio em sistemas públicos de ensino. Dessas vagas, 50% são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo nacional vigente e os outros 50% das vagas são destinadas para quem tem renda familiar superior a esse número.

Após a divisão, o percentual de 51,8% das vagas de ambos os grupos é destinado aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. O valor corresponde à soma dessas populações no Estado do Rio de Janeiro, segundo o censo demográfico de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A instituição conta também com diversos auxílios como bolsa permanência, auxílios transporte, moradia, alimentação e acessibilidade, dentre outros.

Como é o Enem?

O Enem atual tem uma única etapa, dividida em dois domingos seguidos. A UFRRJ conta com Prova de Habilidades Específicas no curso de licenciatura em Belas Artes.

Locais de prova

O local de prova do Enem é disponibilizado a pouco menos de um mês para o dia da prova. Em 2022 e 2023, ele foi divulgado no dia 24 de outubro. Veja como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

No cartão de confirmação o candidato encontra informações como local de prova (endereço, número e sala), número de inscrição, datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso solicitados.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de prova, mas o documento traz informações de forma acessível para consulta rápida. Não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais.

O que levar no dia da prova?

De acordo com o edital do Enem 2023, é necessário levar documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e máscara de proteção contra a Covid-19, em casos cujo a cidade ou o estado solicitem o item. 

Como funciona a prova do Enem?

O atual modelo de prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Como calcular a nota do Enem?

O modelo de correção do Enem é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), e o cálculo não leva em conta apenas a quantidade de erros e acertos. É uma forma mais complexa que os demais vestibulares brasileiros e possui fórmula própria.

Cada área avaliada com o TRI tem uma média obtida que depende da dificuldade das questões e do número de questões que o candidato acerta. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”. 

Como será o novo Enem?

A partir de 2025, o Enem mudaria seu formato, adequando-se à reforma do Ensino Médio. O exame seria dividido em duas etapas: a primeira avaliaria os conhecimentos gerais dos estudantes, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a segunda avaliação levaria em conta os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A primeira etapa estava prevista para ser interdisciplinar e obrigatória, enquanto na segunda, o estudante escolheria as provas de acordo com o Itinerário Formativo que realizou durante o ensino médio. 

Essas mudanças foram adiadas pelo Ministério da Educação e estão previstas para acontecer em 2025, mas sem formato definido. Saiba mais sobre o novo Enem e como seriam suas mudanças.

Como funciona a redação do Enem

A redação do Enem deve ser feita em até 30 linhas, escrita à mão, sobre o tema proposto no ano e, como apoio, o exame disponibiliza textos base com informações, dados e reflexões sobre o assunto.

O Enem exige que a redação seja feita com o gênero dissertativo-argumentativo, e o tema gira em torno de questões sociais, culturais, políticas, ou científicas relevantes, sempre sobre o foco e ponto de vista do Brasil.

Como a redação é avaliada pela banca?

A avaliação da banca do Enem nas redações leva em conta cinco competências, para facilitar a padronização das notas para todos os concorrentes. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

Redação Enem 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Redação Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem é o que outros vestibulares chamam de Conteúdo Programático, que é referente aos conteúdos que podem cair na prova de todas as matérias, no caso do Enem, chamados de eixos e competências.

Os eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e inclui cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Veja abaixo as descrições de cada uma:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Provas de Habilidades Específicas UFRRJ

Candidatos do curso de licenciatura em Belas Artes passam também por uma prova escrita e prática de habilidades específicas. Para mais informações, consulte o edital.

Como se matricular na UFRRJ

A matrícula na UFRRJ é feita on-line, inclusive com submissão dos documentos. Confira o funcionamento do processo na instituição.

Notas de corte UFRRJ

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFRRJ no Sisu 2022:

  • Medicina Veterinária: 750,65;
  • Direito (Nova Iguaçu): 748,72;
  • Direito (Seropédica): 742,17;
  • Direito (Três Rios): 738,22
  • Arquitetura e Urbanismo: 736,63;
  • Relações Internacionais: 728,12;
  • Ciência da Computação: 724,32;
  • Jornalismo: 716,92;
  • Farmácia: 714,62;
  • Ciências Econômicas (Nova Iguaçu): 711,90;
  • Engenharia Química: 711,78;
  • Ciências Biológicas: 700,57;
  • Ciências Econômicas (Seropédica): 692,83;
  • Administração (Seropédica): 681,57; e
  • Administração (Nova Iguaçu): 680,45.

Cursos UFRRJ

Confira a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ):

Campus Seropédica

  • Administração – Integral
  • Administração – Noturno
  • Administração Pública – Noturno
  • Agronomia – Integral
  • Arquitetura e Urbanismo – Integral
  • Belas Artes – Noturno/Vespertino
  • Ciências Agrícolas – Integral
  • Ciências Biológicas – Integral
  • Ciências Contábeis – Noturno
  • Ciências Econômicas – Integral
  • Ciências Sociais – Vespertino
  • Comunicação Social – Jornalismo – Noturno
  • Direito – Noturno
  • Educação do Campo – Vespertino/Alternância
  • Educação Física – Integral
  • Engenharia Agrícola e Ambiental – Integral
  • Engenharia de Agrimensura e Cartográfica – Integral
  • Engenharia de Alimentos – Integral
  • Engenharia Florestal – Integral
  • Engenharia de Materiais – Integral
  • Engenharia Química – Integral
  • Farmácia – Integral
  • Filosofia – Noturno
  • Física – Integral
  • Geografia – Vespertino
  • Geologia – Integral
  • História – Noturno
  • História – Vespertino
  • Hotelaria – Noturno
  • Letras – Português/Literaturas – Noturno
  • Letras – Português/Inglês/Literaturas – Noturno
  • Matemática – Integral
  • Medicina Veterinária – Integral
  • Pedagogia – Noturno
  • Psicologia – Integral
  • Química – Noturno
  • Química – Integral
  • Relações Internacionais – Noturno
  • Serviço Social – Integral
  • Sistemas de Informação – Vespertino
  • Zootecnia – Integral

Campus Nova Iguaçu

  • Administração – Noturno
  • Ciências da Computação – Integral
  • Ciências Econômicas – Noturno
  • Direito – Matutino
  • Geografia – Matutino
  • História – Noturno
  • Letras – Português/Espanhol/Literaturas – Matutino
  • Letras – Português/Literaturas – Matutino
  • Matemática – Noturno
  • Pedagogia – Vespertino
  • Pedagogia – Noturno
  • Turismo – Noturno

Campus Três Rios

  • Administração – Noturno
  • Ciências Econômicas – Noturno
  • Direito – Noturno
  • Gestão Ambiental – Integral

Campi e estruturas da UFRRJ

A UFRRJ possui quatro campi, sendo um deles, em Campos dos Goytacazes, um polo de pesquisa e extensão, com foco em cana-de-açúcar. Além dessa unidade, são mais três unidades pertencentes à instituição. Confira:

Campus Seropédica

O campus localizado na cidade de Seropédica é o maior e mais antigo da instituição, com a maioria dos cursos de graduação e instalações. Lá estão a biblioteca central, uma praça de esportes, restaurante universitário e um jardim botânico, dentre outros espaços.

Campus Três Rios

Com apenas quatro cursos (Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental), o campus é um prédio localizado no município de Três Rios e criado em 1998. 

Campus Nova Iguaçu

O campus da cidade de Nova Iguaçu possui maior estrutura física e abriga 12 cursos de graduação, além de programas de pós-graduação.  

Auxílios e permanência estudantil

A instituição oferece uma série de auxílios para dar suporte a alunos que necessitam de apoio e instrumentos que permitam sua permanência como aluno da universidade. Veja quais são:

  • Restaurante Universitário;
  • Residência Estudantil;
  • Auxílio Moradia;
  • Auxílio Transporte;
  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio Creche;
  • Auxílio Didático-Pedagógico: tem por finalidade auxiliar no custeio das despesas com a compra de material didático e pedagógico em única parcela;
  • Auxílio Acessibilidade: direcionado aos discentes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, que necessitem suprir as necessidades de aquisição, contratação e adaptação de recursos para a sua permanência; e
  • Bolsa Permanência MEC: auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e às/os indígenas e quilombolas.

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares oferece cursos específicos para o Enem, desenvolvido de forma exclusiva e voltada para a banca do exame.Saiba mais detalhes sobre o que oferecemos para que você seja mais um aprovado na universidade dos seus sonhos!

CTA curso Enem
Você pode gostar também