Racionalismo Moderno: principais pensadores e conceitos

Racionalismo Moderno: principais pensadores e conceitos

O racionalismo moderno é um ramo da filosofia que está atrelado a um contexto histórico de valorização da razão humana. Nesse período histórico, a ciência aprimorou seus conhecimentos e as descobertas foram mais incisivas. 

Os racionalistas modernos contribuíram para a progressão da ciência e suas ideias costumam aparecer nos vestibulares. Para te ajudar com esse tema, a Coruja construiu um artigo com os maiores pensadores e principais características do racionalismo moderno. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é racionalismo moderno?

É uma corrente filosófica que agrega os pensadores do século XVII que acreditavam na razão como meio principal para alcançar a verdade e o conhecimento. 

Nessa escola filosófica as ideias não fundamentadas em raciocínios lógicos e racionais não são validadas. Ou seja, o empirismo, que acredita na obtenção de informações a partir dos sentidos humanos, foi um modo de pensar muito rebatido à época.

Os principais racionalistas modernos são René Descartes e Baruch Spinoza. Aprenda mais sobre eles no tópico seguinte.

Filósofos do racionalismo moderno

René Descartes

Considerado a principal figura do racionalismo moderno, René Descartes foi um estudioso francês que acreditava na padronização dos métodos. Em sua visão, a obtenção do conhecimento só poderia ocorrer mediante uma metodologia rígida — isso permitiria o encontro de uma verdade absoluta.

Com essas ideias, Descartes criou o método cartesiano, que utilizava o rigor matemático e racional para:

  • Procurar e reconhecer evidências que possam sustentar a hipótese que se quer provar;
  • Observar e analisar detalhadamente cada porção dessa evidência;
  • Concluir as ideias, de maneira sistemática e ordenada, buscando entender se a hipótese se confirma; e
  • Desdobrar detalhes mais profundos por meio da observação de teorias mais rebuscadas.

Como nesse caso todas as verdades devem passar pelo teste cartesiano, o filósofo percebeu que todas as coisas são questionáveis. Nesse sentido, indagar os conhecimentos sobre as coisas, sobre si e sobre os outros era uma realidade para Descartes. 

A partir dessa linha de pensamento, surge a marcante frase “penso, logo existo” — pois a possibilidade de desenvolver ideias lógicas e racionais indicam a existência do ser.

Para adiante de suas contribuições filosóficas, Descartes também deu origem ao plano cartesiano, muito utilizado na matemática. Nos vestibulares, por exemplo, as questões de funções e geometria analítica sempre remetem a esse tipo de representação gráfica.

Baruch Spinoza

Baruch Spinoza, outro pensador racionalista, era holandês e tinha origem judaica. Em meio aos seus estudos racionais sobre a vida e suas nuances, chegou a racionalizar a existência de Deus

Para Spinoza, Deus estava atrelado à natureza, de maneira imanente e transcendental — ideias retomadas do filósofo antigo Platão. Além disso, questionou racionalmente a construção humana sobre os textos sagrados e as imposições da Igreja. Com isso, causou um grande rebuliço na comunidade judaica holandesa e foi expulso da capital do país. 

Além disso, o pensador acreditava que os pensamentos humanos influenciam diretamente na forma de vida e comportamento dos indivíduos. De toda maneira, percebe-se nele uma busca incessante pelas verdades racionais em detalhes da existência.

Gottfried Wilhelm Leibniz

Nascido na Alemanha, o pensador G. W. Leibniz, criou uma teoria que fragmentava o conhecimento em mônadas. Elas, nada mais são do que partes da verdade que se unem pouco a pouco para construir a verdade racional. 

Apesar disso, ele sabia que esse conceito era imaginário. Afirmava que tinha construído tão teoria para explicar a origem do conhecimento segundo seus estudos filosóficos.

Diferença entre racionalismo moderno e empirismo

Para compreender melhor a filosofia, muitas vezes é necessário contrapor as diferenças e semelhanças entre escolas opostas. O racionalismo moderno e o empirismo, por exemplo, podem ser compreendidos dessa forma.

Os teóricos do empirismo também acreditam na lógica como meio de alcançar a verdade, mas a questão central de sua teoria é a presença dos sentidos e sensações como formas de obtenção do conhecimento. 

Por outro lado, os filósofos racionalistas acreditam que os órgãos sensoriais podem ser falhos na captação da mensagem e deixam ambiguidades em suas interpretações. Por isso, não são um modo confiável para alcançar as informações.

Além disso, o racionalismo acredita que as ideias nascem com os homens e podem ser despertadas ao longo do tempo, sem prévio contato com o tema, enquanto o empirismo acredita que todo conhecimento é adquirido do meio externo a partir das experiências sensoriais.

Fato é que, embora divergentes, ambas as correntes filosóficas contribuíram para a construção da ciência como ela se mostra hoje. O método científico, por exemplo, pode ser considerado como um fruto da observação empírica dos experimentos somado a uma análise racionalista cartesiana para a formulação dos dados do procedimento. 

Questão de racionalismo moderno

Agora que você já conhece os principais pensadores e ideias de racionalismo moderno, resolva a questão a seguir. Para concluir seu estudo, confira a resolução proposta pelo Estratégia Vestibulares — processo que auxilia na consolidação de seu conhecimento. Vamos tentar?

UFPA 2008

Segundo Descartes, para se alcançar a verdade das coisas, isto é, o conhecimento certo e evidente, é necessário um método. É correto afirmar que esse método, proposto pelo autor,

a) valoriza a dúvida e estabelece, por meio de suas regras, que se deve tomar como ponto de partida as sensações e coisas particulares para, posteriormente, se ascender aos axiomas mais gerais.  
b) consiste no modo seguro e certo de se “aplicar a razão à experiência”, isto é, de se aplicar o pensamento verdadeiro aos dados oferecidos pelo conhecimento sensível.
c) dá ênfase à dúvida e ao modelo matemático de raciocínio como procedimentos que se devem utilizar para se alcançar a verdade e para se evitar os enganos e as opiniões prováveis.
d) estabelece, como caminho seguro para se atingir ideias claras e evidentes, o raciocínio silogístico, que parte de enunciados universais para enunciados particulares.
e) fornece os procedimentos adequados, de observação e experimentação, que possibilitam organizar e controlar os dados recebidos da experiência sensível, de modo a se obter um conhecimento verdadeiro sobre as coisas.

O método cartesiano para a busca do conhecimento está relacionado com a dúvida, o raciocínio matemático e a eliminação de possíveis interferências da opinião do sujeito. Isso acontece a partir de uma experiência racional, sem influência das sensações causadas no estudioso. Por isso, a única alternativa que se adequa é a letra C.

Aprenda mais sobre racionalismo moderno

Quer aprimorar seu conhecimento sobre filosofia e racionalismo moderno? Acompanhe o canal do Estratégia e assista nossas aulas sobre o tema, é gratuito e muito didático. Você não vai se arrepender!

Tem dificuldade com filosofia para o Enem? O Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Com nosso time de professores capacitados para o ensino preparatório, você terá acesso a aulas inéditas e interativas. Clique no banner abaixo e confira nossos cursos.

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também
Caverna de platao
Leia mais

Caverna de Platão: o que é?

A filosofia antiga inovou em conhecimento, pois buscou explicar o mundo com mais racionalidade. Nesse sentido, Platão formulou…