Eslovênia: mapa, curiosidades e conflitos
Crédito: Wikipedia

Eslovênia: mapa, curiosidades e conflitos

A Eslovênia, país do leste europeu, ficou conhecida mundialmente no seu surgimento, na década de 1990. No Brasil, ela voltou à tona principalmente depois que foi anunciada a participante Eslovênia, no BBB 22. Seu nome foi inspirado na nação europeia e atraiu a atenção de muitos brasileiros para aquela região.

Além dos importantes acontecimentos históricos, a Eslovênia possui uma rica cultura, com a literatura, música e também os esportes. Quer conhecer melhor? Acompanhe o artigo a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Onde fica a Eslovênia?

A Eslovênia é um país localizado no leste europeu, próximo a região dos Balcãs. É banhada pelo mar adriático e faz fronteira com a Áustria, Croácia, Hungria e Itália, como você pode ver abaixo:

mapa da Eslovênia
Imagem: Reprodução/Google Maps

É um país republicano, em esloveno Republika Slovenija, de governo independente. Sua criação é fruto dos conflitos geopolíticos da região, com a divisão da Iugoslávia em seis diferentes regiões. Que, posteriormente, também dá origem a um sétimo país, o Kosovo, que ainda briga por independência em alguns órgãos.

Território da Eslovênia

O mapa da Eslovênia conta um relevo muito montanhoso, com a maior parte do território em altitudes de 200m acima do nível do mar. Assim, são encontrados picos, planaltos e cordilheiras que causam suspiros dos admiradores.

Territorialmente, conta com cerca de 20 mil quilômetros quadrados — caberiam aproximadamente dez Eslovênias dentro do estado do Paraná. Para essa área são contabilizados cerca de dois milhões de habitantes que, nos censos mais recentes, residem, principalmente, em zonas rurais. 

Um fato interessante é que, embora muitos pensem que a urbanização seja sinônimo de qualidade de vida, a Eslovênia prova o contrário: apesar do nível de ruralidade, seu índice de desenvolvimento humano (IDH) está entre os 30 mais altos do mundo.

Capital da Eslovênia

A principal e maior cidade da Eslovênia é a capital, Liubliana, com cerca de 280 mil habitantes.Ela é cortada por um rio, o Ljubljanica, que está margeado por bares, restaurantes e cafés. Além disso, os castelos históricos, museus, lagos cristalinos e a intensa arborização do município chamam a atenção de turistas em todo o mundo.

A capital da Eslovênia, já considerada a mais sustentável da Europa, há mais de 10 anos não permite a circulação de carros na região central, uma curiosidade muito interessante para a atualidade capitalista e motorizada.

Além disso, apesar do surgimento do país esloveno estar relacionado com conflitos geopolíticos, a principal praça do país, na capital, homenageia France Prešeren, responsável por redigir poemas de amor que inspiraram a composição do hino nacional esloveno.al atitude valoriza o conceito artístico e traz uma nova visão para a cultura do país.

é. Outra curiosidade histórico-cultural é o bairro alternativo Metelkova. Ele foi recriado por artistas e ativistas no local onde havia um acampamento militar iugoslavo.

Atualmente, o Metelkova é recoberto por graffiti, pinturas e artes de diversas características. O governo esloveno já tentou demolir ou desmontar a ocupação, mas devido à organização dos idealizadores, a comunidade é considerada, atualmente, um patrimônio cultural do país.

História da Eslovênia

Formada etnicamente por povos eslavos, a Eslovênia era uma república da antiga Iugoslávia, em conjunto com a Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Montenegro e Sérvia, durante o final da Segunda Guerra Mundial. Esses países conquistaram sua independência em junho do ano de 1991.

Mesmo que envolvido nas disputas da dissolução da Iugoslávia, o país não participou de muitos conflitos, visto que sua população era majoritariamente composta por eslovenos e não havia grande proximidade geográfica com a região da Sérvia, o maior foco dos conflitos.

A decisão da separação está atrelada à primeira eleição multipartidária da República Socialista Federativa da Iugoslávia — com apoio popular, a Eslovênia optou por retirar-se da federação iugoslava.

Antes da consolidação dessa decisão, o país se envolveu em um pequeno conflito. As autoridades que regiam as repúblicas iugoslavas se opuseram ao resultado das eleições e deram origem à chamada Guerra dos Dez Dias: que acaba com a soberania dos eslovenos sobre seu território.

Bandeira da Eslovênia
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Durante a consolidação de sua identidade, criou-se a bandeira da Eslovênia que busca representar os eslovenos, como você pode observar na imagem acima.  O brasão encontrado na lateral esquerda possui 3 picos, que representam o monte Triglav, o ponto de maior altitude no país.

As estrelas honram famílias nobres que viveram na região durante a Idade Média. As cores, por sua vez, são de uso comum entre os povos de origem eslava e remetem também ao Império Russo, que fez parte da história eslovena.

Atualmente, o país é uma república parlamentarista e democrática. Sendo também membro participante da União Europeia, o maior exemplo de União Econômica e Monetária no mundo.

A língua falada é o esloveno, que utiliza o alfabeto latino e tem origem nas raízes eslavas do país. A moeda corrente, dada sua participação no principal bloco econômico da Europa, é o Euro.

A indústria formou-se lentamente, visto que a transição entre o modelo socialista de organização para o capitalismo, ocorreu de forma suave: a prioridade foi a estabilidade do país, sem a necessidade de uma privatização em massa das propriedades.

Cultura eslovena

Em termos de religião, a Eslovênia se caracteriza por um forte cristianismo de caráter católico romano, com uma pequena porcentagem de protestantismo. Além disso, em menor escala encontram-se muçulmanos e judeus ortodoxos.

Na música, o reconhecido violinista Giuseppe Tartini era esloveno e influenciou as bases da música clássica na Europa Central — foi um compositor essencial na formação dos concertos e sonatas, tipos de peças muito tradicionais.

No quesito atlético, os eslovenos seguem o padrão brasileiro: o esporte mais famoso é o futebol. A seleção eslovena de futebol já esteve entre as 30 primeiras do ranking mundial organizado pela FIFA.

O time se classificou para a copa do mundo de 2010, sediada na África do Sul. Essa foi a segunda participação da equipe depois da independência do país.

Caso semelhante aconteceu com a seleção eslovena de basquetebol masculino. Com o segundo esporte coletivo mais praticado no país, o grupo conquistou a participação no campeonato mundial de basquetebol, também em 2010.

Nas olimpíadas, o país não fica para trás: com a dedicação de seus atletas, já conquistou cerca de 26 medalhas desde sua independência, 30 anos atrás, até o evento sediado em Tóquio 2021. Outras atividades são populares no país, como o tênis, o hóquei de gelo, o ciclismo e o atletismo. 

Dada a riqueza cultural, política e histórica desse país, fica fácil entender porque o pai da sister Eslovênia, do BBB, quis homenagear a nação europeia. Não é mesmo?

Saiba mais: Big Brother Brasil: como usar na redação?

Veja mais curiosidades históricas com o Estratégia

Quer aprender mais sobre história e sua relação com os fatos da atualidade? Conheça os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares. Neles você encontra livros digitais, aulas em vídeo e documentadas, redações ilimitadas, fórum de dúvidas, entre outros benefícios. Não perca, clique no banner e confira!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também