Pós-impressionismo: história, artistas e características

Pós-impressionismo: história, artistas e características

O famoso artista Vincent Van Gogh participou ativamente de um movimento artístico chamado Pós-impressionismo, que surgiu entre o fim do século XIX e início do século XX, com base na mudança da percepção social das artes. 

A seguir, você verá um panorama geral sobre a escola pós-impressionista, sua relação com as importantes revoluções mundiais, bem como a influência das alterações da sociedade no fazer artístico. Conheça também os principais artistas e obras. Vamos lá?

Contexto histórico do pós-impressionismo

O pós-impressionismo é um movimento artístico que se inspira e ao mesmo tempo rebate os ideais impressionistas. Ele surge na França, após a criação da torre Eiffel: uma obra de arte escultural construída a partir de materiais “pesados” e industriais. 

O monumento foi desenvolvido como homenagem ao centenário da Revolução Francesa em 1889. Diante dessa situação, os artistas perceberam uma alteração na visão do que é a arte e como a sociedade se relaciona com ela. 

De fato, durante o desenvolvimento do que conhecemos hoje como pós-impressionismo, a escola não possuía esse nome. O termo surgiu somente em 1910, quando o crítico de arte Roger Eliot Fry visita a exposição Grafton Galleries e as agrupa nesse conjunto. 

Como entende-se que o período pós-impressionista durou desde a década de 1880 até 1907, quando a vanguarda modernista cubista surgiu, o nome do movimento artístico aparece após o seu fim. 

Características do pós-impressionismo

A principal característica do movimento pós-impressionista está na junção entre as ciências e a arte, de forma que utilizava cores, técnicas artísticas e conhecimentos biológicos para conduzir o fazer artístico. 

Inspirados por um artigo científico publicado por Michel Chevreul, os pós-impressionistas se dedicaram à composição de obras artísticas que fossem mais subjetivas e tivessem a participação ativa do observador como parte da pintura, por exemplo.

Isso porque, a partir da racionalidade científica, percebeu-se que o cérebro humano é capaz de captar uma mensagem visual pura e harmonizá-la — como um efeito óptico. Tal fato indica que as pinturas e esculturas do pós-impressionismo foram pensadas e estruturadas com embasamento teórico.

Por exemplo, na técnica conhecida como pontilhismo, eram empregadas cores primárias sem misturá-las. As pinceladas eram como pequenos pontinhos que se congregavam formando uma imagem simples. 

Com isso, o artista deixa a interpretação aberta ao espectador. Com a utilização da sinestesia, mistura entre a arte e os órgãos do sentido, cada indivíduo alcançaria uma percepção diferente sobre uma mesma obra. 

Diante desse cenário, observa-se que o lado subjetivo, emocional e individual era importante na composição dos quadros e monumentos. Essa realidade abrangia tanto a expressão do artista quanto a leitura do observador. 

A utilização das luzes era outro ponto marcante do pós-impressionismo: por meio das técnicas supracitadas, os autores fazem um balanço da luminosidade criando cenários com sombras e sobreposições. Ao mesmo tempo, valoriza-se a bidimensionalidade da obra. 

A manipulação da incidência luminosa é uma característica herdada do impressionismo clássico. Inclusive, muitos artistas desse movimento aderem a escola pós-impressionista, com a adição de novas ideias às suas obras.

Os temas pintados, em geral, valorizam o cotidiano, como margens de rios, tardes, feiras, reuniões de pessoas e outras situações comuns. Você encontra exemplos disso no tópico a seguir, onde serão abordados os principais artistas deste movimento.

Artistas do pós-impressionismo

Georges-Pierre Seurat

Pioneiro na técnica pontilhista, o pós-impressionista Georges-Pierre Seurat (1859-1891) ficou conhecido por sua obra “Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte”, que você pode observar abaixo:

A natureza e convívio social aparecem em diferentes pinturas desenvolvidas por Seurat. Na imagem acima, pode-se observar o Rio Sena, que está presente na Ilha de Grande Jattes, próximo aos portões de entrada de Paris — cidade onde o pintor terminou sua formação na Escola Superior de Belas Artes. 

Paul Cézanne

Esse artista pode ser considerado uma transição entre a vanguarda cubista e o movimento do pós-impressionismo. Grande parte de suas obras admite retratos, paisagens e naturezas-mortas. 

Em vez de aplicar uma representação original dos cenários, o autor recriou a imagem com figuras geométricas, contornos simples, alterações de perspectiva e outros recursos, tudo com auxílio de sua imaginação. 

Paul Cézanne - pós-impressionista
Castelo Negro – Paul Cézanne
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Vincent Van Gogh

Mundialmente famoso, o holandês Vincent Van Gogh viveu entre 1853 e 1890, se dedicou à pintura de obras que não seguissem um padrão formal e academicista. 

Como um típico pós-impressionista, utilizou cores fortes e vibrantes, pinceladas únicas, alguns quadros com técnica pontilhista e muita intensidade. Acredita-se que essa escolha exprimia sua subjetividade, o que abre espaço para muitas interpretações diferentes sobre cada pintura. 

O quadro “Noite Estrelada”, abaixo, retrata a imagem de uma janela somada à imaginação de um vilarejo, fato que marca a congruência entre realidade e subjetividade nos quadros do artista.

Imagem: Reprodução/Wikimedia

O autorretrato de Van Gogh, por sua vez, foi pintado a partir do pontilhismo, durante uma época turbulenta da vida do artista, quando se recuperava de problemas mentais severos. Veja uma representação a seguir:

pós-impressionismo - Van Gogh - autorretrato
Imagem: Reprodução/Wikimedia

+ Veja também: Vanguardas europeias: como estudar a matéria para o vestibular

Paul Gauguin

Companheiro de Van Gogh, Paul Gauguin também utilizava formas geométricas e símbolos para representar a natureza  de maneira intensamente colorida. Foi responsável pela criação das técnicas pós-impressionistas chamadas de sintetismo e alveolismo.

O sintetismo é uma técnica na qual os formatos são simplificados e contornados com linhas de cores escuras. Assim, suas pinturas eram estilizadas, decorativas, sugestivas, subjetivas, com alegorias e outros elementos de caráter mais subjetivo. 

Veja uma representação do quadro “O Cristo Amarelo”, que mostra alegoricamente a crucificação de Cristo — evento marcante para o cristianismo.

pós-impressionismo -Paul gauguin
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Henri de Toulouse-Lautrec 

Artista típico do pós-impressionismo, Toulouse se dedicou a retratar a vida boêmia dos moradores da capital francesa. Diferentemente do padrão encontrado nos pintores do mesmo movimento, esse autor preferia a pintura de ambientes internos.

Além de representações, o francês também participou da fabricação de cartazes, marcando o ramo publicitário. 

Na imagem abaixo você encontra um retrato pintado pelo artista, chamado de “Retrato de François Gauzi”:

Henri de Toulouse-Lautrec 
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Estude história da arte com o Estratégia Vestibulares!

Na aula gratuita abaixo, você revisa os principais tópicos sobre os movimentos artísticos que podem aparecer no seu vestibular, aproveite para anotar os pontos mais importantes e, posteriormente, treine seu conhecimento por meio de questões.

E, afinal, onde encontrar exercícios de prova para praticar seu entendimento sobre pós-impressionismo? No banco de questões do Estratégia Vestibulares! Aqui você encontra atividades selecionadas conforme a banca, tema, disciplinas, com resolução e gabarito. Clique no banner abaixo para saber mais.

Banco de Questões EV
Você pode gostar também
arcadismo
Leia mais

Arcadismo: características e autores

Conheça o Arcadismo, um movimento literário do século XVIII que esteve presente no Brasil e muito influente em Minas Gerais!