Cromátides: irmãs, homólogas, mitose, meiose e questões

Cromátides: irmãs, homólogas, mitose, meiose e questões

Na Biologia, o conceito de cromátides aparece, principalmente, durante o estudo das divisões celulares. Nesse momento, elas podem ser classificadas em cromátides irmãs ou cromátides homólogas, duas ideias diferentes que devem ser bem consolidadas para um bom desempenho em provas que cobram o tema, como o Enem

Neste artigo, você encontra as definições e comparações entre os dois tipos de cromátides. Veja também, em quais momentos da mitose e meiose elas costumam aparecer, além de acompanhar a resolução de exercícios de vestibulares sobre isso. Leia agora!

O que são cromátides?

Cromátides são os braços do cromossomo. Quando um mesmo gene pode ser caracterizado por informações genéticas da mãe e do pai, esses dados são armazenados em cromossomos diferentes, com cromátides parecidas. 

Cada cromossomo possui uma organização central chamada de centrômero, responsável por unir as duas cromátides que formam aquele componente genético. Observe o esquema abaixo para facilitar a compreensão.

cromátide - esquema
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O número 1 representa a cromátide desse cromossomo, o número 2 é a organela centrômero que é responsável por sustentar e unir as cromátides, além de propiciar a divisão dos ácidos nucleicos durante as divisões celulares.

Além disso, a estrutura cromossômica ainda pode ser dividida em braços longos (4) e braços curtos (3), o que permite diferenciar quando um gene está na porção curta ou mais comprida dessa organização genética.

Cromátides-irmãs

A definição principal de cromátides-irmãs leva em consideração que essa estrutura é uma porção cromossômica duplicada, em fitas de nucleotídeos. Perceba, então, que essas organizações não podem acontecer em uma célula que não está em divisão. 

Lembre-se o material genético celular só será duplicado quando os estímulos externos e internos indicarem um ambiente favorável para a divisão celular, seja ela mitótica ou meiótica. Nesse sentido, as cromátides-irmãs só ocorrem durante esses processos.

As cromátides-irmãs são geradas durante a fase S do ciclo celular. Nesse momento, cada molécula de DNA é duplicada, mas não separada. Isso faz com que, um cromossomo que só tinha um centrômero com braço curto e braço longo, agora tenha um total de dois braços curtos e dois braços longos, por exemplo.

Note, ainda, que essa duplicação precisa ser perfeita, para garantir que as células filhas tenham uma identidade genética idêntica à original. Nesse sentido, as cromátides irmãs são “gêmeas”, carregando informações nucleicas perfeitamente iguais.

Cromátides homólogas

No caso das cromátides homólogas, o que ocorre é a duplicação simultânea do material genético em dois cromossomos homólogos, vamos debater isso desde o início, levando em consideração um lote diplóide de informações genéticas, como acontece com a espécie humana. 

Cada cromossomo do genoma humano possui dois exemplares, como um cromossomo 22 proveniente do pai e um cromossomo 22 proveniente da mãe. Durante uma divisão celular, cada elemento do par pode se duplicar, formando cromátides irmãs. 

Nessa ocasião, serão encontradas 4 cromátides para o mesmo gene. Elas são irmãs entre si, quando estão ligadas pelo mesmo centrômero. A relação entre uma cromátide do cromossomo duplicado paterno e o homólogo duplicado materno é de uma cromátide homóloga, como mostra o esquema a seguir:

cromátides irmas e homólogas
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Relação entre cromátides e divisão celular

Mitose

A mitose não apresenta, em nenhuma etapa, cromátides homólogas. Isso acontece porque a divisão celular se restringe a formar a duplicação do material genético de células autossômicas, no objetivo de dar continuidade, renovar ou favorecer a função de um determinado tecido ou órgão, como a pele. 

Nesse sentido, podemos encontrar as cromátides irmãs, que serão separadas durante a anáfase da mitose. Com isso, o número de cromossomos e material genético nas células filhas é mantido igual. Pense bem: as moléculas de DNA são duplicadas e depois separadas em duas porções, ou seja, são formadas células iguais à original, com uma só cromátide.

Divisão genética na mitose
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Na imagem acima, as cromátides-irmãs estão sendo separadas, cada uma para um lado célula. Veja que a quantidade de material genético é distribuída de maneira uniforme.

Meiose

A meiose é um processo de divisão celular mais complexo do que a mitose. A função dela é dividir o material genético para formar células haploides, os gametas. Afinal, cada gameta possui uma quantidade n de cromossomos que se juntam com os cromossomos do gameta do outro sexo e, assim, formam um zigoto 2n. 

Durante a meiose, cada cromossomo homólogo passa por um processo de duplicação. É aqui que surgem, ao mesmo tempo, as cromátides-irmãs e as cromátides homólogas. Inclusive, é importante citar a relação entre elas, como será discutido a seguir. 

Em uma fase da meiose, o paquíteno, que são os cromossomos homólogos duplicados,com quatro braços cada, se aproximam. O relacionamento é tão íntimo que, em dado momento, cromátides homólogas podem trocar genes e moléculas de DNA entre si. 

Não se esqueçement-1fa48ff9-994c-425e-a113-134e615e9abd” class=”textannotation”>a que as cromátides homólogas carregam informações a respeito das mesmas características. Então, com essa permutação lass=”textannotation disambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/genetica”>genética, é possível uma maior variabilidade dos fenótipos. 

Crossing over de cromátides
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Depois disso, os :enhancement-2e8474d4-5eaa-40d6-aa99-41de3eebc223″ class=”textannotation disambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/cromossomos-homologos”>cromossomos homólogos serão separados em duas células diferentes. Cada uma dessas estruturas celulares passa por uma nova divisão celular, a meiose II. É nesse momento que ocorre a separação das cromátides-irmãs, como está resumido na figura.

Esquema de meiose

+ Veja também: Mitose e meiose: o que são, diferenças e importância

Questão de vestibular sobre cromátides

Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga. Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá?

a) 4 e 4.
b) 4 e 8.
c) 8 e 8.
d) 8  e 16.
e) 16 e 16.

O exercício propõe que são células embrionárias, ou seja, não estão fazendo meiose para gerar gametas, e sim entrando em mitose para a embriogênese. Diante disso, podemos entender que o número de cromossomos no citoplasma não está alterado.

A principal alteração na intérfase da mitose é a duplicação do material genético dentro do cromossomo. Cada cromossomo terá, agora, duas cromátides, em vez de uma.

número de cromossomos = 8 

número de cromátides = nº de cromossomos*2 = 16

Assim, a alternativa correta é D.

Estude para as provas com a Coruja!

Nos pacotes do Estratégia Vestibulares, você pode acessar trilhas estratégias, elas são compostas por cronogramas completos para te guiar sobre o que, como e quando estudar. Assim, você pode se programar e organizar para estudar o máximo necessário antes de realizar a sua prova. 
A Coruja te proporciona tudo isso alinhado com aulas didáticas, que te dão a base de conhecimento necessário em todas as disciplinas. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também