Mamíferos: características gerais e representantes

Mamíferos: características gerais e representantes

Os mamíferos são todos os animais que precisam do aleitamento materno para sobreviver durante seus primeiros momentos de vida. Os humanos, cachorros e gatos são grandes representantes do grupo, mas muitos outros animais se encaixam nessa classificação. Neste artigo, aprenda mais sobre esses seres vivos, com suas características gerais e organizações.

Características gerais dos mamíferos

Os mamíferos pertencem ao reino Animalia, ou seja, são seres vivos eucariontes, pluricelulares, de alimentação heterotrófica. Além disso, todos os mamíferos são vertebrados e a classe que agrupa esses indivíduos é a Mammalia, com mais de cinco mil espécies contabilizadas ao redor do mundo. 

Características que diferenciam a classe

A presença de pelos no revestimento da pele é um grande marco dos mamíferos. Isso está atrelado à capacidade de manter o equilíbrio térmico do corpo, o que facilita a sobrevivência em ambientes com extremos de temperatura. Um grande exemplo são os ursos polares, que podem sobreviver ao inverno rigoroso dos pólos devido aos pelos e outros mecanismos térmicos. 

A endotermia se deve também à presença de camadas generosas de gordura que podem se acumular na porção interna da pele dos mamíferos. Com isso, há uma barreira térmica entre o ambiente externo e interno ao organismo, o que favorece o controle da temperatura, também chamado de endotermia.

Além disso, como foi mencionado anteriormente, os mamíferos possuem a necessidade da amamentação. Ou seja, ocorre a produção de leite em glândulas mamárias, que secretam a substância para alimentar os filhotes. 

Circulação e respiração

Nos mamíferos, o coração possui quatro cavidades bem divididas por paredes fechadas. Isso impede que o sangue oxigenado que vem dos pulmões se misture com o sangue concentrado em gás carbônico que acabou de percorrer o corpo todo — esse aspecto é chamado de circulação dupla. Além disso, a corrente sanguínea só pode percorrer canais, que são os vasos sanguíneos, o que determina uma circulação fechada.

No sentido de oxigenação do sangue, isso se deve aos pulmões, que realizam a troca gasosa entre carbono e gás oxigênio. O oxigênio é uma substância essencial para a geração de energia nos mamíferos. Por isso, até mesmo os animais aquáticos precisam voltar à superfície para encher os pulmões e armazenar mais gás.

Um ponto importante a se mencionar é que os mamíferos são os únicos seres do reino Animalia que possuem diafragma, um músculo que fica entre o abdome e o tórax, com a função de auxiliar o movimento pulmonar durante a inspiração e expiração. 

Sistema digestório e excretor

A digestão dos mamíferos está associada a um sistema fisiológico bem desenvolvido, composto por boca e ânus. Os órgãos estão dispostos como um grande canal, no qual cada porção possui uma função específica de digerir os alimentos. 

A boca é desenvolvida conforme a espécie, devido a diferenças de nicho ecológico, alimentação e hábitos alimentares. Por exemplo, animais mais carnívoros, como os leões, apresentam uma dentição mais pontiaguda e penetrante, quando comparado a mamíferos herbívoros, que se alimentam de vegetais.

Em termos de excreção, os mamíferos possuem bexiga, rins, ureteres e uretra. O sangue é filtrado nos rins, onde a urina é formada. O líquido chega até a bexiga por meio dos ureteres, pode ser armazenado no órgão e depois é excretado para o meio externo por meio da uretra. A principal excreta observada é a ureia, que é menos tóxica para o organismo do que as outras substâncias nitrogenadas. 

Reprodução

Mamíferos apresentam dois sexos separados, ou seja, macho e fêmea para cada espécie. Para a reprodução, os espermatozoides masculinos se encontram com os gametas femininos e a fecundação ocorre internamente.

Em termos de desenvolvimento embrionário, trata-se de animais triblásticos (possuem os três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados e deuterostômios, quando a boca se forma depois do que ânus, durante o crescimento do embrião.

Sistema nervoso

O sistema nervoso dos mamíferos é extremamente complexo, com um cérebro bem desenvolvido, além da presença de um sistema nervoso central e nervos periféricos. Essa divisão permite uma maior percepção a respeito dos sentidos e do ambiente ao redor, protegendo os animais, por exemplo. 

Além disso, o sistema sensorial desses seres vivos pode ser muito avançado. Por exemplo, conhecemos os cachorros por seu olfato avançado, os morcegos podem se localizar no espaço devido a vibração das ondas no ambiente, a audição pode ser importante para felinos escaparem de presas, entre outros modelos.

Classificação dos mamíferos

Monotremados

Mamífero - ornitorrinco
Ornitorrinco
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Esse grupo de mamíferos é peculiar, porque, apesar de possuir todas as características diferenciais (pelos, produção de leite, diafragma e endotermia), ainda possuem aspectos de aves, como o bico e a oviposição.

Os principais representantes são os ornitorrincos e, uma questão importante é citar que, embora tenham glândulas mamárias, não possuem mamilos. Nesse caso, os filhotes obtêm o leite a partir da lambedura dos pelos da fêmea.

Marsupiais

canguru - mamíferos
Canguru com filhote no marsúpio
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Entre os marsupiais, os mais famosos são os cangurus e os gambás. As características desse grupo incluem o desenvolvimento dos filhotes: primeiramente o embrião se forma no útero, normalmente. Em um tempo rápido de gestação, os bebês nascem e devem completar seu crescimento dentro de uma bolsa, chamada de marsúpio (daqui surge o nome “marsupiais”).

Eutérios 

espécies de mamíferos
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Os humanos são animais mamíferos da infraclasse eutérios. Essa classificação leva em conta a presença de placentas complexas, que auxiliam no desenvolvimento embrionário, durante a gestação. 

Essa estrutura se forma no começo da gravidez e tem a função de nutrir o bebê desde o ventre, a partir dos nutrientes encontrados no corpo da mãe. Nesse contexto, o parto natural acontece apenas quando bebê já está completamente desenvolvido e terá plenas capacidades de alimentar-se do leite materno.

Na imagem estão representadas diversas espécies que são eutérios ou placentários, entre eles

tamanduás, zebras, leões marinhos, humanos, girafas, baleias, morcegos, elefantes, esquilos, tatus e etc.

Questões sobre mamíferos

(UFMG – adaptada) Todas as afirmativas sobre os mamíferos citados estão corretas, exceto:

a) Os cangurus e os gambás têm em comum o fato de seu desenvolvimento fetal terminar fora do útero, no marsúpio.
b) Os mamíferos marinhos, como as baleias e os golfinhos, e os de água doce, como o boto,
têm respiração branquial.
c) Os mamíferos monotremados fazem oviposição.
d) Os micos e outros macacos são exemplos de primatas que ocorrem no Brasil.

Resolução:

Alternativa A está correta porque tanto cangurus como gambás são marsupiais, que terminam o desenvolvimento fetal dentro das bolsas.

A letra B é errada porque todos os mamíferos apresentam respiração pulmonar. 

A opção ancement-0c8a7057-0174-4385-bcd8-42ec157e39d3″ class=”textannotation disambiguated wl-creative-work” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/celsius”>C está correta, já que os monotremados botam ovos.

A alternativa D é verdadeira porque micos e macacos são mamíferos primatas que existem no país.

Conheça os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! 

Os temas são abordados com profundidade, com detalhes a respeito das características, conceitos, definições — tudo isso com uma abordagem direcionada para os tópicos que mais aparecem em questões de prova. As vantagens são muitas: você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser, seja por pdf, online ou em vídeos. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também