Ética e Moral: quais as diferenças entre os conceitos?

Ética e Moral: quais as diferenças entre os conceitos?

A filosofia é composta por diversas correntes de pensamentos, que versam sobre assuntos como origem da vida, origem do mundo, lógica, razão, ética e moral. Nesse sentido, compreender esses conceitos é a base para o estudo dessa ciência. 

Para te ajudar com essa parte fundamental do entendimento filosófico, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo que trata sobre o que é ética e moral e qual a diferença entre essas definições. Confira a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Introdução a ética e moral

A ética e a moral são assuntos curiosos para diversos simpatizantes da filosofia e suas vertentes. Seja em momentos de decisões difíceis, contextos formais, ambientes familiares, cotidiano empregatício ou outros cenários, é comum encontrar dilemas sobre esses temas. 

Imagine a seguinte situação: “Uma mulher está com muita vontade de comer uma barra de chocolate às 23:00 e possui apenas um único pedaço do doce. De repente, chega uma amiga sua que está grávida. Aparentemente, a gestante está triste porque viu um comercial de barras de chocolate e está com vontade de comer. Curiosamente, o chocolate da propaganda é idêntico ao que a mulher tem em casa. A questão é: dar ou não o doce para a amiga?”

Por simples que pareça essa questão, para resolvê-la, é comum recorrer à ética e à moral. Para entender as dimensões por trás dessa problemática, acompanhe os conceitos nos tópicos a seguir.

O que é Moral?

Em uma sociedade, existem costumes e ideias sobre o que é certo e o que é errado. Com essa separação, os indivíduos conseguem uma realidade mais harmoniosa e permite um direcionamento para as ações cotidianas.

Por estar atrelado ao contexto social, o conceito de moral varia entre os povos, localizações, nações, famílias, religião e outros fatores. Além disso, ao longo do tempo, os comportamentos são alterados e a definição de moral torna-se líquida e adaptável aos diferentes momentos históricos

Na ocasião descrita sobre a barra de chocolates, a mulher e a gestante, existem escolhas morais possíveis, conforme a vivência e individualidade da personagem: 

  • Não dar o chocolate à amiga: “por mais que minha amiga esteja com vontade, eu preciso me colocar em primeiro lugar e não tenho onde comprar esse chocolate agora.”;
  • Dar o chocolate à amiga: a mulher pode ter aprendido que não se pode negar desejos à uma mulher grávida. Nesse caso, para ela seria certo ceder o doce à amiga e isso a faria feliz.

Perceba que fazer uma coisa ou outra é uma decisão individual e perpassa pelo julgamento moral do sujeito. Nesse caso, conforme as superstições ou realidades das famílias, por exemplo, a escolha seria induzida pelos costumes sociais. 

O que é Ética?

Enquanto a moral se relaciona com a motivação da ação de um indivíduo ou sociedade, a ética trabalha com o estudo desses princípios. De modo geral, então, a ética discursa sobre os fundamentos da moral e como eles influenciam os contextos sociais

Nesse caso, essa área da filosofia é responsável por sistematizar o pensamento cultural que está por trás de cada ação ou escolha. Por exemplo, a ética deontológica está relacionada com os princípios norteadores do meio profissional, enquanto a ética utilitarista versa sobre a finalidade das ações em termos de utilidade ou falta dela. 

Diferenças entre Ética e Moral

Uma das diferenças entre a ética e a moral é que a primeira tem uma ideia mais universalista e coletiva, de maneira que tem um olhar abrangente sobre as formas de vida e organização social. 

Geralmente, as instituições possuem um código de ética que norteia as escolhas dos indivíduos dentro de certos contextos. Enquanto isso, a moral está mais atrelada ao indivíduo, as peculiaridades de suas escolhas conforme seu modo de vivência.

Para assimilar melhor essas afirmações, confira os exemplos de ética e moral do tópico abaixo:

Exemplos de Ética e Moral

  • A escolha de doar ou não moedas a uma pessoa em situação de rua ocorre a partir de princípios morais e pode ser estudada pela ética;
  • As crenças presentes em uma religião, como a moral budista, se mostram como um conjunto de comportamentos esperados para os seguidores;
  • O preconceito, por exemplo, além de uma escolha moral, está relacionado com a ética e preconiza ações punitivas;
  • No Brasil, a bigamia e poligamia são proibidas; em outras culturas o casamento não é necessariamente monogâmico;
  • Quando um médico faz a escolha de tratar todos os pacientes de maneira respeitosa e atenciosa, o faz por questões éticas. Em termos morais, ele poderia impor seus valores e diferenciar o tratamento entre um indivíduo e outro;
  • O respeito às normas de vestimenta da empresa ou escola que se frequenta é uma escolha ética.

Questão de ética e moral

Agora que você já conhece os conceitos de ética e moral, é importante treinar seu entendimento do conteúdo por meio de questões de ética e moral nos vestibulares. A seguir, a Coruja traz um exercício do Enem e a resolução comentada, acompanhe!

Enem 2016

ética e moral - enem

A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a)

a) constrangimento por olhares de reprovação.   
b) costume importo aos filhos por coação.   
c) consciência da obrigação moral.   
d) pessoa habitante da mesma casa.   
e) temor de possível castigo.   

O inquilino representa os aprendizados morais que carregamos e que influenciam as escolhas cotidianas, como representado pela personagem no quadrinho. Desse modo, a alternativa correta é a letra C: “ consciência da obrigação moral.”

Quer mais questões de ética e moral no Enem e vestibulares? Conheça o Banco de Questões do Estratégia Vestibulares!

Assista uma aula grátis de Filosofia

Precisa entender a filosofia do zero? Conheça o canal do Estratégia Vestibulares e assista nossas aulas grátis dessa e de outras disciplinas!

Você precisa de ajuda com as Ciências Humanas para o Enem? Conheça o curso intensivo Enem do Estratégia Vestibulares, nele você encontra aulas e materiais didáticos voltados para as humanidades, exatas e biológicas. Clique no banner abaixo.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também