Dar ou dá: qual é a diferença?

Dar ou dá: qual é a diferença?

Veja como usar os termos dá e dar da maneira correta no artigo abaixo

Com diferentes significados e usos na língua portuguesa, os termos dar e dá causam algumas confusões na hora de escrever um texto. Confira, no artigo abaixo, como usar as duas palavras e suas regras gramaticais.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Dá ou dar: funções, diferenças e usos de cada termo

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Dar: quais são seus usos?

Como a pronúncia, em muitos casos, acaba sendo igual, no caso, o interlocutor fala dá ao invés de dar, o erro na escrita acaba se tornando possível. O infinitivo pessoal dar deve ser usado em locuções verbais, quando não há sujeito definido ou quando o verbo tiver regência de uma preposição.

  • Vai dar certo!;
  • Vou dar um carro para o nosso filho;
  • Quero te dar um abraço bem forte; e
  • preciso que tudo seja feito sem dar nenhum problema.

Dá: como usar e suas diferenças?

Quando o termo dá é usado na forma verbal no presente do indicativo, tem como objetivo indicar uma ação que ocorre naquele exato momento. Já em outros usos, indica algo habitual, como estados permanentes de situações ou características do sujeito.

  • Ela dá um show nas pistas de skate;
  • Isso me dá arrepios!;
  • Dá isso pra mim agora!; e
  • Assistir isso me dá tristeza.

Mais dicas de estudo

Estude Português e muito mais com o Estratégia Vestibulares

Quer passar na universidade dos seus sonhos? Com o Estratégia Vestibulares dá! Temos cursos voltados para diversas instituições e também específicos para cada matéria, caso queira ter um reforço em Português ou uma outra qualquer. Não perca tempo, confira nossas condições e tenha nosso apoio na sua trajetória.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também