Trago ou trazido: qual é a diferença?

Trago ou trazido: qual é a diferença?

Uma das palavras é a conjugação e a outra o particípio do mesmo verbo; entenda as diferenças e saiba como usá-las corretamente

Por se tratarem de dois termos que existem na Língua Portuguesa, a dúvida de como e quando usar cada um deles é bem comum. Por isso, para entender qual é a diferença entre “trago” e “trazido”, é necessário entender qual posição cada termo ocupa nas regras gramaticais do nosso idioma.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa dupla de palavras e vá para as provas discursivas e de redação dos vestibulares muito bem preparado.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Trago ou trazido?

“Trago” é a forma verbal do verbo “trazer”, conjugado na 1ª  pessoa do singular do presente do indicativo. Além disso, “trago” também é a forma conjugada do verbo “tragar” na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Enquanto que “trazido” é o particípio do verbo “trazer”. 

Para fazer o uso correto desses termos, também é importante entender que o verbo “trazer”, por não ser um verbo abundante, não admite duas formas equivalentes do particípio. Entenda melhor nos exemplos a seguir:

Trago: exemplos

Confira exemplos do uso correto de “trago” na 1ª  pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “trazer”:

  • Amanhã eu trago as doações que recolhi.
  • Todas as vezes em que trago uma sobremesa, divido com ele. 
  • Prometo que amanhã trago o que estou devendo.

A seguir, veja os exemplos do uso correto de “trago” na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “tragar”:

  • De vez em quando eu trago alguns cigarros.
  • Eu trago o almoço e consigo chegar lá no horário combinado.
  • Trago essa bagunça rapidinho e já poderemos começar.

Nas frases usadas como exemplo, o verbo “tragar” aparece em seus três significados diferentes: aspirar fumaça, engolir rapidamente e absorver ou fazer desaparecer; respectivamente.

Trazido: exemplos

Nos exemplos a seguir, entenda como o particípio permite a formação de locuções verbais e de tempos verbais compostos, e transmite a conclusão de uma ação verbal:

  • Eu deveria ter trazido mais roupas para essa viagem.
  • Ele tem trazido os relatórios semanalmente.
  • Poderíamos ter trazido mais pessoas para essa festa.

Mais dicas de estudo

Tire mais dúvidas sobre como escrever e garanta um vocabulário nota 1000.

Estude com o Estratégia Vestibulares

A Coruja tem tudo o que você precisa para conquistar a vaga dos seus sonhos! Além das dicas de Português, você fica informado sobre tudo o que acontece no mundo dos vestibulares aqui no Portal do Estratégia e tem ainda mais vantagens com os cursos focados nas bancas mais concorridas do País.

Você pode gostar também