Denotação e Conotação: qual a diferença?

Denotação e Conotação: qual a diferença?

O significado e o sentido das palavras são fundamentais para o estudo da língua portuguesa e também para redações. Contudo, muitos alunos ainda confundem e acabam se prejudicando na hora de resolver questões ou produzir um texto. Mas não se preocupe, porque a Estratégia Vestibulares preparou um material completo sobre denotação e conotação para você ir bem em todos os exames!

O que é sentido denotativo?

O sentido denotativo nada mais é do que aquele que apresenta o sentido literal ou real de uma palavra. Ou seja, quando um termo é usado com o sentido denotativo, ele significa, naquele contexto, exatamente o que é!

A denotação é muitas vezes associada ao “sentido do dicionário” e você pode usar essa ideia para memorizar o conceito. Para isso, faça a relação entre as iniciais:  

“Denotativo é o sentido do Dicionário!”

O que é denotativo? - denotação e conotação

Frases denotativas são as mais usadas no cotidiano, nas reportagens, em publicações científicas e em textos que utilizam a linguagem referencial, ou seja, aqueles que precisam associar um objeto ao seu sentido real.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Exemplos de Denotação

  • “Hoje está chovendo”: chovendo está no sentido denotativo porque se refere ao fenômeno meteorológico.
  • “Tomei um remédio para dor de cabeça”: remédio está no seu sentido denotativo porque se refere ao medicamento/fármaco. 
  • “O coração bombeia o sangue dos animais”: O coração está no sentido denotativo porque se refere ao órgão.
  • “O leão é uma fera”: Fera está no seu sentido literal, associado a um animal “feroz” ou  “perigoso”.

O que é sentido conotativo?

O sentido conotativo é aquele associado à criatividade. Sempre apresenta o sentido figurado, ou imaginário, de uma palavra.

Diferente do sentido denotativo, o conotativo não se limita à semântica do dicionário, de forma que pode assumir qualquer significado, dependendo do objetivo do autor. Portanto, o sentido conotativo modifica o sentido denotativo das palavras.

A conotação remete a algo “criativo”, então você pode usar a mesma dica da denotação, mas agora deve pensar que:

“O sentido Conotativo é o sentido da Criatividade.”

O que é conotativo? - denotação e conotação

As frases conotativas são bastante utilizadas em textos poéticos, em metáforas e também em muitas campanhas publicitárias. Elas podem assumir a função poética, que busca provocar emoções no leitor, e a função apelativa. No caso da apelativa, o objetivo é convencer o leitor a consumir determinado serviço ou produto por meio do jogo de sentidos e significados.

Um bom exemplo do sentido conotativo na publicidade são as propagandas que buscam associar sua marca a sentimentos e sensações.

Atenção! Por assumir diversos significados, palavras no sentido conotativo podem apresentar ambiguidades e, muitas vezes, são essas polissemias que prejudicam o aluno na prova. Porém você, que acompanha o blog da Coruja, não vai ter dificuldades.

Exemplos de Conotação

  • “Choveram críticas à peça”: Choveu está no sentido conotativo, ou figurado, porque não se trata de um fenômeno meteorológico, mas de uma atribuição de sentido imaginário nesse contexto de comunicação.
  • “O remédio para a tristeza é o amor”: Remédio está no sentido conotativo porque não se trata do sentido literal de remédio como um medicamento, mas de uma metáfora feita pelo autor.
  • “Meu coração sofre com sua partida”: Coração está no sentido figurado porque não é o órgão que sofre, mas representa o sentimento do autor que foi atribuído ao coração.
  • “Quebrei o vaso e minha mãe ficou uma fera”: Fera é uma conotação porque a mãe não virou um animal feroz, apenas ficou brava e foi associada a uma fera.

Qual a diferença entre denotação e conotação?

A grande diferença entre o sentido denotativo e o sentido conotativo, como pôde ser visto acima, está diretamente ligada à semântica da palavra. Ou seja, relaciona-se ao significado que o autor quer que determinado termo assuma em um dado contexto.

Outro ponto importante para diferenciar os sentidos é conhecer os tipos de texto que costumam empregar a forma denotativa e a conotativa. Assim, se uma questão pedir para identificar o sentido atribuído a uma palavra, você responderá mais rápido por ter uma noção intuitiva acerca dos tipos textuais.

Para isso, a Coruja vai te dar uma dica:

Textos com sentido denotativo: aqueles com função referencial, ou seja, jornais, artigos, divulgações científicas, informativos; e

Textos que podem ter sentido conotativo: poesias, fábulas, contos, lendas.

Portanto, agora que você já sabe as diferenças entre os sentidos e como identificá-los, não terá mais dificuldade em resolver questões ou em escrever textos!

Gostou do conteúdo que a Estratégia Vestibulares criou para você? Então não deixe de nos acompanhar e aproveite para conhecer o nosso site. Os cursos da Estratégia Vestibulares foram pensados para que você realize seu sonho de entrar na universidade!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também