13 citações sobre fome para usar na redação

13 citações sobre fome para usar na redação

Confira treze citações sobre fome que o Portal Estratégia Vestibulares separou e podem ser usadas como repertório sociocultural na sua redação

A fome é um dos principais problemas humanitários, sociais e políticos encontrados no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), fome é definida como a dor ou desconforto que decorre do consumo insuficiente de nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo humano.

Conforme relatório realizado pelo Índice Global de Fome (IGF), a fome atinge mais de 828 milhões de pessoas  ao redor do mundo, sendo 193 milhões enfrentando a chamada “fome severa”. No Brasil, os números não diferem e o País ocupa a 20° posição entre os locais que mais apresentaram um crescimento da fome. 

Veja também: Fome e insegurança alimentar no Brasil: como o tema pode cair nos vestibulares e no Enem

Para ajudar os estudantes a aumentarem seu repertório sociocultural, além contribuir na argumentação e contextualização de uma redação, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 13 citações sobre fome.

A seguir, confira citações que poderiam ser usadas em propostas de redação com temática sobre fome, pobreza alimentar e insegurança alimentar, como do Enem Reaplicação 2022 “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil” e da Urca 2022 “Insegurança alimentar no Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Navegue pelo conteúdo

“A fome, em lugar nenhum, levou o ser humano à revolução. A fome leva à submissão.” — Luiz Inácio da Silva 

O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva, foi o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e atua na política brasileira há mais de 30 anos. Em 1986, foi o deputado federal mais votado do País e três anos após lançou sua primeira candidatura para a Presidência da República.

Naquele ano, Lula não venceu as eleições contra Fernando Collor. Em 2002, foi eleito e quatro anos após reeleito com mais de 58 milhões de votos. Após momentos conturbados, como sua condenação, Lula foi eleito novamente em 2022 e retornou à presidência para seu terceiro mandato.

“A fome é um Holocausto silencioso. Custa milhares de vidas e, ainda assim, não gera comoção ou debate.” – Ismail Serageldin

O diretor fundador da nova Biblioteca de Alexandria, Ismail Serageldin é um bibliotecário emérito, membro do Conselho de Curadores da Biblioteca de Alexandria e Comandante das Artes e Letras da República Francesa. 

O mesmo já atuou em diversas áreas, como, por exemplo, apresentando um programa cultural televisivo no Egito e desenvolveu uma série científica exibida em inglês e árabe. Além disso, foi o primeiro a conseguir o Prêmio Grameen Foundation e recebeu o título de Cavaleiro da Legião de Honra Francesa, concedido pelo Presidente da França.

“Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia.” – Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, ex-presidente da África do Sul e o principal líder político da história da África do Sul. O mesmo foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, é considerado o pai da nação sul-africana, e sempre lutou contra a opressão racial e por direitos sociais.

“Nos lugares em que homens e mulheres e crianças carregam o fardo da fome, um discurso sobre democracia e liberdade que não reconheça estes aspectos materiais pode soar falso e minar os valores que procuramos promover.” – Nelson Mandela

Além disso, Nelson Mandela atuou no Congresso Nacional Africano (CNA), um partido político sul-africano que lutava pelos direitos dos negros no país e contra a política segregacionista do apartheid na África do Sul. Em 2013, o líder político faleceu em decorrência de uma infecção pulmonar.

“É preferível morrer pelo fogo, em combate, que em casa, pela fome.” – Jean-Paul Sartre

O escritor, dramaturgo, filósofo e crítico francês contemporâneo, Jean-Paul Sartre, é considerado um dos maiores pensadores do século XX e um dos expoentes da ideia do “existencialismo”, que desejava a liberdade individual do ser humano.

Ao longo de sua vida, apoiou causas políticas e colocou seus ideais também em suas obras. Em 1964, foi contemplado com um prêmio Nobel de Literatura, mas o recusou afirmando que, diante de sua filosofia existencialista, não poderia aceitar ser julgado pelas autoridades da academia.

“Fome e guerra não obedecem a qualquer lei natural, são criações humanas.” – Josué de Castro

Entre 1908 e 1973, Josué de Castro foi um pensador, ativista político brasileiro e um dos principais pensadores da Geografia, com destaque para as suas obras “Geografia da Fome” e “Geopolítica da Fome”.

Apesar de sua formação ser em Medicina, o autor estudou e trabalhou em diferentes áreas, como professor universitário de Geografia Humana e Antropologia. Além disso, foi embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e eleito deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 1954.

“Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome.” – Caetano Veloso

Caetano Emanoel Viana Teles Veloso, mais conhecido como Caetano Veloso, é um músico, arranjador, produtor e escritor brasileiro. Com mais de cinco décadas de carreira, Caetano tornou-se um fenômeno ao trazer em suas obras musicais diversos pensamentos e críticas.

Na década de 1968, após o decreto do Ato Institucional N°5, o músico foi preso e isso fez com que fosse exilado em Londres. Posteriormente, seu triunfo foi ainda maior ao lançar músicas com outros nomes de sucessos da época, como Elis Regina, Roberto Carlos e Chico Buarque.

“Hoje, setenta por cento da humanidade ainda morre de fome, e trinta por cento faz dieta” – Luciano De Crescenzo.

O escritor, cineasta, ator e apresentador italiano Luciano De Crescenzo faleceu aos 90 anos, mas deixou um grande legado até os dias atuais. Anteriormente, Luciano dedicava-se à área de engenharia, mas passou a focar somente na escrita. 

Ao todo, o autor possui mais de 40 obras produzidas traduzidas em 21 idiomas e 14 milhões de cópias vendidas no mundo, e foi um dos maiores responsáveis por levar a filosofia para o grande público.

“Nenhum homem deveria sentar-se em paz à mesa farta, sabendo que em algum lugar há um irmão seu passando fome.” – Augusto Branco

Nazareno Vieira de Souza, mais conhecido pelo seu nome artístico Augusto Branco, foi um poeta e escritor brasileiro. O autor escreveu suas primeiras obras, principalmente poesias, aos sete anos e frequentou os cursos de Administração e Pedagogia. Entretanto, precisou interromper os estudos por conta da vida profissional e mudanças repentinas. 

Já em suas últimas produções, dedicou-se apenas à criação de poemas, como a série “Viva” em que publicou quatro obras e escreveu poemas motivacionais que inspiraram milhões de pessoas ao redor do mundo.

“Não é a pornografia que é obscena, é a fome que é obscena.” – José Saramago

Um dos principais responsáveis pelo reconhecimento da prosa em Língua Portuguesa, José Saramago, foi um serralheiro, desenhista, funcionário público, editor, jornalista e escritor português renomado. 

Suas obras literárias eram realistas e apresentavam temáticas sociais, críticas políticas e religiosas. Em 1995 ganhou o Prêmio Camões, considerado o mais importante prestígio da Língua Portuguesa, e após foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. 

“O Brasil tem fome de ética e passa fome em consequência da falta de ética na política.” – Herbert de Souza

Popularmente conhecido como Betinho, Herbert de Souza foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos. Após se formar em Sociologia e Política de Administração Pública, atuou ativamente na luta contra a ditadura e na organização para combater o regime político do Brasil da época.

Além disso, foi um dos criadores do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e fundou a Ação da Cidadania, que visava a luta pela vida e contra a miséria e combater a fome e desemprego por meio da democratização.

“O que é excesso para uns é fome para outros. Alguns desperdiçam alimentos finos porque não têm como digeri-los: Não nasceram para ocupações elevadas e não estão acostumados a elas.” – Baltasar Gracián

Baltasar Gracián y Morales foi um jesuíta e escritor pertencente ao Século de Ouro Espanhol. O autor ingressou na Companhia de Jesus aos 16 anos e pouco tempo depois era considerado um grande pregador.

Ao longo de sua vida, escreveu seis livros, com destaque para “A Arte da Prudência”, formado por 300 aforismos e relatando aspectos das relações humanas. Ademais, Baltasar era conhecido por seu modo de pensar, baseado na realidade dos fatos, e por constantemente buscar o equilíbrio.

“Se o mundo está acima do peso, por que ainda existe tanta gente passando fome?” – Wilamy Carneiro

O poeta, escritor, cronista, historiador, biógrafo e cordelista, José Wilamy Carneiro Vasconcelos, atuou em diferentes áreas ao longo de sua vida. O autor formou-se em direito, mas atuou com construção civil, meio ambiente, matemática e administração financeira.

Wilamy é membro da Academia de Letras dos Municípios do Ceará e Cadeira nº 97 do Município de Forquilha, e escreveu obras como o “Projeto de Resgate Histórico e Cultural da Residência de Domingo Olympio em Sobral” e “Os Estados Unidos de Sobral”.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Confira como podemos te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também