11 citações sobre economia para usar na redação

11 citações sobre economia para usar na redação

Citações envolvem filósofos, economistas, pensadores e teóricos de épocas diferentes

A economia é um dos assuntos mais comentados e importantes de um país. Ao falar sobre o tema, é possível discutir os rumos de uma sociedade, suas escolhas, seus passos e teorizar sobre o futuro.

O assunto contempla índices diversos, que podem apontar a situação de uma empresa, de um país, de um produto e de um setor como um todo, já que a economia envolve os aspectos financeiros de projeções e fatos passados.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Além disso, a economia é uma ciência, responsável por estudar fenômenos relacionados com a análise de consumo, produção, distribuição e acumulação de serviços e bens necessários à sobrevivência do ser humano e sua qualidade de vida.

São vários os assuntos e também divisões em correntes ideológicas distintas, além de ser um tema frequente nos vestibulares, justamente pelo impacto social causado. Confira 11 citações sobre economia para usar na redação ou como repertório sociocultural dos vestibulares e do Enem.

Navegue pelo conteúdo

1 — “Economia, frequentemente, não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo.” — Henry Ford

Henry Ford é o fundador da empresa automobilística Ford, além de ter sido o responsável pela implementação do fordismo, técnica de produção em massa que tinha como objetivo reduzir custo e tempo na fabricação de seus produtos. A frase de Ford foi extraída de seu livro “Minha Vida e Minha Obra”.

+ Fordismo: o que é, características e história

2 — “Estudo economia diariamente, para nunca ser enganada por nenhum economista.” — Joan Robinson

Joan Violet Robinson foi uma economista britânica conhecida por ter ampliado a teoria de John Keynes, um dos maiores economistas da história. Joan é considerada a maior mulher economista do século XX e tem diversas obras sobre suas teorias.

+ 50 melhores cursos de Economia do Brasil, segundo o MEC
+ 13 filmes sobre Economia para incluir no repertório sociocultural

3 — “O que caracteriza a economia política burguesa é que ela vê na ordem capitalista não uma fase transitória do progresso histórico, mas a forma absoluta e definitiva da produção social.” — Karl Marx

Filósofo, economista, historiador, e jornalista, Karl Marx é tido como um dos teóricos políticos mais importantes da história, com sua teoria, o “marxismo”, sendo uma das mais difundidas mundo afora. Marx também tem diversos livros publicados sobre seus pensamentos e visão de mundo.

+ Pensadores da sociologia: Comte, Durkheim, Marx e Weber
+ Marxismo: conceitos e características

4 — “A economia do tempo é menos vulgar e mais importante que a do dinheiro” — Marquês de Maricá

Mariano José Pereira da Fonseca, o Marquês de Maricá, foi filósofo, escritor e político brasileiro. Foi conselheiro de Estado, senador e ministro secretário do Brasil, entre os anos de 1823 a 1826. Participou da elaboração da Constituição de 1824, antes de receber os títulos de visconde e marquês.

5 — “A história, a economia, a política, a cultura, a percepção, a memória, a identidade e a experiência estão todas elas hoje mediadas pelas tecnologias digitais.” — Lucia Santaella

Maria Lucia Santaella Braga é uma das principais referências da semiótica no Brasil, seguindo a linha de Charles Peirce. Possui mais de 50 livros publicados, além de ter editado mais de 20 outros livros e ter mais de 500 artigos científicos no Brasil e no exterior.

+ Quais são os principais livros que caem no Enem?

6 — “Como vos acho pobres de vida quando achais que a economia é a virtude por excelência!” — Friedrich Nietzsche

Nascido em 1844, Friedrich Nietzsche foi filósofo, crítico cultural e poeta, considerado um dos mais influentes da sua época. Seus livros criticam a moral, a religião e a cultura contemporânea, fazendo uso de metáforas, aforismos e ironias sempre que possível.

+ 7 citações sobre fake news para usar na redação
+ 9 citações filosóficas para usar na redação
+ 13 citações sobre trabalho para usar na redação

7 — “A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário.” — Herbert de Souza (Betinho)

O mineiro Herbert de Souza, conhecido também como Betinho, foi sociólogo e expoente dos direitos humanos no Brasil. Foi um dos principais defensores da cidadania para populações carentes no país, fundador do programa “Ação da Cidadania” e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

+ 11 citações sobre cidadania para usar na redação como repertório sociocultural

8 — “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.” — Adam Smith

Adam Smith é considerado um dos pais da economia moderna e abordou o crescimento econômico, livre concorrência e divisão do trabalho em suas obras. Adam foi também filósofo social do iluminismo escocês, além de ter se tornado uma das maiores referências para as teorias econômicas atuais.

+ 9 citações sobre consumismo para usar na redação como repertório sociocultural

9 — “O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão.” — José Mujica

José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, após passar 14 anos na prisão até o final da ditadura uruguaia, que terminou em 1985. Como presidente, alterou leis do país, descriminalizando o aborto, aprovando o casamento homossexual e legalizando o consumo de maconha.

10 — “Do meu ponto de vista, a globalização econômica é a nova forma adotada pelo totalitarismo. O chamado neoliberalismo é um capitalismo totalitário.” — José Saramago

José Saramago foi escritor português, sendo o primeiro de língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura, em 1998. É autor de dezenas de obras literárias e foi crítico das religiões e do sionismo.

+ 28 citações de redações nota 1000 do Enem
+ 180 citações por temas para usar na redação

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você estuda e também faz economia. Nossos cursos podem ser feitos de qualquer lugar e em qualquer hora, com valor acessível e diversas outras vantagens e possibilidades, além de ter material exclusivo e voltado para cada banca de vestibular. Confira agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também