7 filmes sobre consumismo para usar como repertório sociocultural na redação

7 filmes sobre consumismo para usar como repertório sociocultural na redação

Veja esta lista com sete filmes e documentários que podem ser usados como repertórios socioculturais em redações sobre consumismo

O consumismo é o ato relacionado com o consumo exagerado, como a compra de produtos, serviços ou bens materiais. Essa prática desencadeia outras circunstâncias prejudiciais para os seres humanos, como a degradação das relações sociais, vício, problemas financeiros, produção exagerada de lixo e desenvolvimento de oneomania, uma doença causada pelo desejo impulsivo de comprar.

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Akatu, no Brasil, 76% dos consumidores não praticam o consumo consciente, e estão sujeitos a essas consequências. 

Para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 filmes e documentários sobre consumismo que podem contribuir na sua argumentação e contextualização, além de te ajudar na hora de escrever uma redação sobre o tema e aumentar seu repertório sociocultural. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

As Patricinhas de Beverly Hills (1990)

Um dos maiores clássicos dos anos 90 e aclamado até pelos jovens dos dias atuais, “As Patricinhas de Beverly Hills” mostra como o consumismo era considerado uma forma de solução para os problemas e status social.

Dessa forma, a adolescente Cher Horowitz (Alicia Silverstone), filha de um advogado milionário, encontra refúgio nas compras para suprir suas necessidades e problemas emocionais, psicológicos e sociais. 

Friends (1994)

A tão aclamada série “Friends” conta a história de seis amigos que se uniram por diferentes motivos e vivem juntos diversas aventuras. Um deles, Rachel Green (Jennifer Aniston) é uma garota mimada e ex-rica que demonstra como o consumismo esteve presente na maioria de suas vivências.

Mesmo com centenas de roupas, sapatos e acessórios, agora Rachel precisa trabalhar para conseguir o que quer. Ao longo das temporadas, com a ajuda de seus amigos, ela perde esse costume e passa a valorizar aspectos mais importantes do que compras e bens materiais. 

Clube da Luta (1999)

O filme “Clube da Luta” é um dos maiores clássicos do cinema e apresenta diversas temáticas importantes e presentes na sociedade atual. Ainda que não seja seu principal foco, o consumismo é abordado relatando a relação das pessoas com o que consomem e possuem.

Assim como em outras obras, Narrador (Edward Norton) é uma pessoa que buscou no consumismo uma forma de escapar de suas frustrações e problemas pessoais. De forma crítica, a produção apresenta como o consumismo e a satisfação pessoal não são sinônimos, e como a busca incessante prejudica as pessoas. 

Criança, a Alma do Negócio (2008)

O documentário brasileiro “Criança, a Alma do Negócio”, produzido pela cineasta Estela Renner, discorre sobre a publicidade infantil, que é proibida no Brasil desde 2017 para crianças menores de 12 anos.

Com foco direta às crianças, a obra cinematográfica mostra os impactos de estimular o consumo para o público infantil, e como isso desencadeia problemas como obesidade e consumismo infantil, além de erotização precoce.

Wall-e (2008)

O filme de animação americano “Wall-e”, produzido pela Pixar Animation Studios, relata a problemática do consumo e produção do lixo, mas de maneira lúdica e com humor para que as crianças possam entender mais sobre.

Wall-e é um robô criado para organizar o lixo mas que enfrenta dificuldades ao encontrar um consumo e descarte excessivo por parte da população humana, que por sua vez colocou fim ao planeta em que viviam em decorrência dessas ações. Além disso, a tecnologia, o meio ambiente com foco na importância das plantas e a obesidade são retratadas ao longo do filme. 

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

Em “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, Rebecca Bloom (Isla Fisher) é uma jornalista especialista no mercado financeiro, mas que não consegue controlar suas próprias finanças, tornando-se uma consumidora compulsiva.

Ainda que de forma cômica, a produção apresenta como o consumismo pode agravar e prejudicar as pessoas, contribuindo para novos problemas e dificuldades em controlar um vício. Com a ajuda de um centro de apoio para o Tratamento de Compras Compulsivas, Becky consegue se reerguer.

O Preço do Amanhã (2011)

A produção “O Preço do Amanhã”, estrelado por Justin Timberlake e Amanda Seyfried, é uma crítica ao sistema econômico atual e à desigualdade social. Apresentando como a sociedade de consumo exagerado contemporâneo e o capitalismo estão relacionados, às vivências dos personagens nos mostram isso de formas simples.

Will Salas (Justin Timberlake) e Sylvia Weis (Amanda Seyfried) vivem em um futuro distópico em que as pessoas param de envelhecer aos 25 anos. Dessa forma, o tempo torna-se uma forma de economia, onde as pessoas negociam seus dias e anos de vida que restam.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você sabe filmes e séries sobre evasão escolar, que tal tentar aplicá-los na redação? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como correção de redações, cursos e simulados preparatórios.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também