7 citações sobre feminismo para usar na redação

7 citações sobre feminismo para usar na redação

Confira sete citações sobre feminismo que o Portal Estratégia Vestibulares separou e podem ser usadas como repertório sociocultural na redação

O feminismo é o conjunto de movimentos políticos, sociais e ideológicos que busca a igualdade, direitos iguais das mulheres na sociedade e  luta contra a violência de gênero. Para ajudar os estudantes, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 citações sobre feminismo para aumentar seu repertório sociocultural, contribuir na sua argumentação e contextualização, além de ajudar na hora de escrever uma redação.

A seguir, confira frases que poderiam ser usadas em propostas de redação como “Eu tenho direito a ser igual quando a diferença me inferioriza e tenho direito de ser diferente quando a igualdade me descaracteriza”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2022 ou em outras temáticas que abordam questões relacionadas ao feminismo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos.” – Chimamanda Ngozi Adichie 

A feminista e escritora nigeriana, Chimamanda Ngozi Adichie, tem ganhado mais espaço e popularidade por suas reflexões sobre gênero e sexualidade. A autora possui seis livros publicados, sendo reconhecida como uma das mais jovens mais importantes para o desenvolvimento de uma nova geração de leitores de literatura africana.

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.” – Simone de Beauvoir 

Durante as décadas de 1908 e 1986, Simone de Beauvoir foi uma escritora, ativista política e feminista francesa, além de ser considerada uma grande influenciadora no Movimento Existencialista. Sua principal obra é “O Segundo Sexo”, em que disserta sobre o movimento feminista e apresenta de forma crítica a opressão que mulheres sofrem.

Dada sua importância, a escritora já teve uma citação própria usada em uma questão da prova objetiva de Ciências Humanas na edição de 2015 do Enem.

“Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar.” – Michelle Obama 

A advogada norte-americana, Michelle Obama, foi a 46° primeira-dama dos Estados Unidos e primeira afro-descendente a ocupar o posto — entre 2009 e 2016. Apesar de seu envolvimento na política, a ex-primeira-dama se destacava em outros aspectos, como sendo estudante, líder inspiradora e escritora.

“Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados.” – Malala Yousafzai 

Malala Yousafzai é uma jovem paquistanesa de 20 anos que ficou conhecida mundialmente após ser baleada em seu rosto quando estava a caminho da escola. Na época, Malala tinha apenas 15 anos e foi alvo de um talibã após defender em seu blog o direito à educação para as meninas de sua região.

Em 2014, após escrever um livro que revela a realidade do seu país, Malala foi consagrada como a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se um símbolo da luta das mulheres pela igualdade e educação.

“O feminismo, por definição, é acreditar que tanto homens como mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É a teoria política, econômica e social da igualdade de sexos”. – Emma Watson

Uma das atrizes mais amadas do cinema, Emma Watson atuou como Hermione Granger nos filmes da série Harry Potter. Além do seu trabalho nas telas, Emma é conhecida pelo seu ativismo na causa feminista, e em 2014 foi nomeada embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, em uma campanha que busca a igualdade de gênero.

“Se a sociedade não admitir o livre desenvolvimento da mulher, então ela deve ser remodelada” – Elizabeth Blackwell

Considerada a primeira médica do mundo, Elizabeth Blackwell foi uma médica norte-americana que enfrentou diversos desafios durante sua graduação para se formar pela Medical College. A médica foi uma das pioneiras para promover e incentivar a entrada de mais mulheres na medicina nos Estados Unidos, e era reconhecida por ser reformista e abolicionista.

“Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.” – Maya Angelou

Maya Angelou, pseudônimo de Marguerite Ann Johnson, foi uma escritora e poetisa dos Estados Unidos entre 1928 e 2014. Sendo uma grande influência na cultura afro-americana, a escritora lutou pelos direitos civis e igualdade e tornou-se a primeira mulher negra a ser estampada em uma moeda americana.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também