9 citações sobre consumismo para usar na redação como repertório sociocultural

9 citações sobre consumismo para usar na redação como repertório sociocultural

Confira as citações separadas pelo Portal Estratégia Vestibulares sobre consumismo e veja como o tema pode ser usado nos vestibulares e Enem

O consumismo é um comportamento em que o indivíduo tem desejo e impulso por realizar compras que, por muitas vezes, são supérfluas ou desnecessárias. Essa questão acaba por impactar toda a sociedade, já que tal prática é estimulada por propagandas e variados métodos de venda de um produto.

Dentre os principais fatores negativos desse comportamento estão a superexploração ambiental, como extração de minérios e petróleo, além do desmatamento, o vício e compulsão como problemática social e aumento de dívidas ou descontrole financeiro de parte da população.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Soma-se isso a fatores como obsolescência programada, estratégia de diversos setores industriais que consiste em desenvolver produtos que se tornam obsoletos com um determinado tempo, geralmente curto. Isso pode ocorrer tanto pelos avanços tecnológicos, como por problemas de funcionamento.

Para abordar o tema, que pode ser cobrado nos vestibulares de diversas maneiras, o Portal Estratégia Vestibulares preparou um artigo com citações sobre consumismo de pessoas influentes no tema. Confira!

1 — “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.” — George Orwell

George Orwell nasceu na Índia, em 1903, e é autor de “1984” e “A Revolução dos Bichos”. O tom de suas obras é marcante por ser crítico e sarcástico, mas sempre de bom-humor.

Orwell é considerado um dos maiores escritores da cultura inglesa no século XX e publicou dezenas de ensaios e artigos ao longo de sua vida. Além de sua atuação na Literatura, ele também foi combatente voluntário na Guerra Civil Espanhola, lutando contra o regime franquista.

+ 9 citações filosóficas para usar na redação
+ Repertório Sociocultural para redação: 7 citações coringa

2 — “Agora já ninguém nos pergunta o que é que pensamos, agora perguntam-nos qual a marca do carro, de fato, de gravata que temos, quanto ganhamos.” — José Saramago

O português José Saramago foi escritor e venceu o Nobel de Literatura em 1998. Ao longo de sua vida, foi funcionário público, serralheiro e desenhista, antes de iniciar sua carreira literária como jornalista e tradutor.

Escreveu peças de teatro, novelas, poemas, romances, crônicas e, no fim da vida, mantinha um blog pessoal, até falecer em 2010. Tem como traço de sua escrita a ausência de quebras de parágrafos e outras pontuações, formando capítulos inteiros sem indicações ou até mesmo títulos.

3 — “O que está vendendo bem agora são os produtos contra o consumismo.” — André Dahmer

André Dahmer é um desenhista brasileiro que usa do sarcasmo e ironias do cotidiano para fazer críticas ácidas de diversos pontos da sociedade. Carioca, suas publicações são constantes nos jornais “O Globo”, “Folha de S. Paulo”, nas revistas “Piauí” e “Caros Amigos”. 

Comumente é usado como repertório de provas como o Enem e de vestibulares como da Unesp, organizado pela Vunesp. André tem, até o momento, dez livros publicados e venceu o troféu Jabuti, principal premiação literária do Brasil.

4 — “Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode distraí-lo com consumismo.” — Noam Chomsky

Reconhecido como um dos maiores intelectuais do mundo, Noam Chomsky é filósofo e linguista estadunidense. Ao longo de sua carreira, Chomsky escreveu artigos políticos e se posicionou contra diversos atos dos Estados Unidos, como a Guerra do Vietnã.

Uma das curiosidades de Noam Chomsky é o fato de que ele recebeu crédito de pessoas envolvidas no cenário musical em alguns momentos. Bandas como Rage Against The Machine, Pearl Jam, R.E.M. e o cantor Bono Vox já citaram o acadêmico, seja em trechos de músicas, venda de cópias de seus livros em shows e até mesmo elogios públicos.

5 — “Quando começou a comprar almas, o diabo inventou a sociedade de consumo.” — Millôr Fernandes

Escritor, jornalista, cartunista e outras coisas mais, Millôr Fernandes foi autor de diversas publicações, sempre em humor crítico e tom sarcástico, sendo, inclusive, censurado na época da ditadura militar.

Publicou obras em jornais e revistas, além de escrever livros, roteiros de filmes e peças de teatro. Foi um dos nomes mais importantes do jornal “O Pasquim”, forte voz de contracultura do período de governo militar no País.

Veja também:
11 citações sobre tecnologia para usar na redação
7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação
7 citações sobre violência para usar na redação
7 citações sobre política para usar na redação

6 — “O consumo é uma espécie de terapia, uma maneira de fugir da velhice e da rotina.” — Gilles Lipovetsky

Gilles Lipovetsky é o autor do conceito de hipermodernidade, em que o filósofo classifica como um período com características próximas à modernidade, mas com um certo exagero em diversos pontos, desde a perda de referências sociais e morais, até mesmo o culto ao corpo e hiperconsumo.

Lipovetsky acredita que o consumo precisa ser repensado, transformado, e não necessariamente demonizado. Além disso, o autor defende que a educação ocupe uma parte fundamental nessa mudança de mentalidade.

7 — “Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que não precisamos ter.” — Immanuel Kant

Immanuel Kant é um dos filósofos mais importantes da era moderna e foi o responsável por elaborar o chamado idealismo transcendental, além de ter formatado a primeira teoria moderna do Sistema Solar, a hipótese Kant-Laplace.

Suas três principais obras são: Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Crítica do Juízo, em que o autor coloca sua própria razão em xeque questionando o conhecimento em si. 

8 — “Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir, é o desejo insaciável de continuar consumindo.” — Zygmunt Bauman

Bauman é o responsável por desenvolver o conceito de modernidade líquida, em que as relações são frágeis e incapazes de ter uma identidade sólida em um longo período de tempo.

Autor de mais de 50 obras, Zygmunt Bauman era polonês, mas foi em Leeds, na Inglaterra, que desenvolveu a maioria de suas teses, que renderam um valioso legado para a Filosofia e Sociologia do mundo atual.

+ 15 citações de Zygmunt Bauman para usar na redação
+ 13 questões baseadas em obras obrigatórias que já caíram nos vestibulares

9 — “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.” — Karl Marx

Karl Marx é o pai do que é considerado “marxismo”, tese em que o filósofo aborda a luta de classes existente nas sociedades do mundo moderno capitalista. É o autor de obras como “O Capital” e “Manifesto Comunista”.

Nascido na Prússia, em 1818, Marx é um dos principais autores da ciência social moderna, com enorme influência sobre diversas linhas de pensamento, até mesmo às linhas contrárias ao que propôs em suas obras.

Confira os cursos do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos direcionados e específicos de acordo com as bancas e editais dos principais vestibulares do país. O material é exclusivo e versátil, com videoaulas, PDFs e Livros Digitais Interativos (LDI) completos e atualizados por toda nossa equipe pedagógica. Saiba mais e seja um Coruja agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também