9 citações de Galileu Galilei para usar na redação

9 citações de Galileu Galilei para usar na redação

Galileu Galilei formulou teorias que revolucionaram a Ciência Moderna e foi perseguido pela Inquisição; confira 9 citações do astrônomo e saiba mais sobre sua trajetória

Galileu Galilei foi uma das principais figuras da Revolução Científica do início da Era Moderna. Isso porque, além de seu talento científico, foi vítima de perseguições por parte da Igreja Católica da época, que não apoiava suas descobertas e ideias revolucionárias.

O cientista é, muitas vezes, erroneamente lembrado como o formulador do sistema heliocêntrico, teoria que defende que o Sol é o centro do universo, mas, na verdade, o responsável por elaborá-lo foi Nicolau Copérnico. O que Galileu Galilei fez foi descrever detalhadamente o sistema solar e o céu, por meio de observações empíricas. 

Para te ajudar a incrementar seu repertório sociocultural, o Portal Estratégia Vestibulares listou 9 citações de Galileu Galileu que podem ser usadas na redação, além de te explicar mais sobre a vida do astrônomo. Confira abaixo!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quem foi Galileu Galilei?

Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei, conhecido como Galileu Galilei, nasceu em 1564 em Pisa, na Itália. Atuou como cientista, físico, astrônomo, escritor e professor e formulou teorias responsáveis por revolucionar a Ciência Moderna.

Por meio de observações empíricas, o astrônomo foi responsável por comprovar as afirmações de Nicolau Copérnico em relação a sua teoria sobre o sistema heliocêntrico. Para fazer isso, o cientista contou com o auxílio de um novo instrumento: o telescópio.

O objeto, inventado na Holanda, foi aperfeiçoado por Galileu apenas por uma descrição. Em seu primeiro modelo, fez um telescópio que aumentava três vezes. Depois fez um segundo que ampliava dez vezes, e um terceiro que ampliava 30 vezes. Desta forma, ele se tornou a primeira pessoa a fazer o uso astronômico do telescópio, que havia sido criado para observar navios.

Com o novo instrumento, o cientista detalhou o relevo da Lua, a composição estelar da Via Láctea, os satélites de Júpiter e se tornou o primeiro ser humano a observar os anéis de Saturno.

Além de suas contribuições para a Astronomia, Galileu Galilei realizou os primeiros estudos sistemáticos sobre o Movimento Retilíneo Uniforme e o Movimento do Pêndulo, ambos fundamentados pela Lei da Inércia. Seus cálculos foram essenciais para o desenvolvimento da balística e, posteriormente, influenciaram as descobertas de Isaac Newton.

Por conta de suas ideias revolucionárias, Galilei sofreu dois processos do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição), já que a Igreja Católica julgava correta a teoria geocêntrica. Ou seja, acreditavam num universo que tinha a Terra no centro.

No primeiro processo, ele foi proibido de citar e estudar a obra de Copérnico, mantendo silêncio sobre suas próprias descobertas. Em seguida, foi autorizado a escrever um livro sobre a teoria heliocêntrica, mas deveria dar o mesmo espaço para argumentações a favor da teoria geocêntrica. Galileu assim o fez.

No entanto, apresentou em seu livro um diálogo entre dois personagens, um cientista sábio que defendia o heliocentrismo e um ignorante que defendia o geocentrismo. Por isso, passou por um segundo processo, no qual foi obrigado a negar o que havia dito, se não seria preso e torturado.

Galileu Galilei faleceu em 1642 e somente 400 anos depois, em 1992, o Papa João Paulo II reconheceu o erro da Igreja Católica com o cientista, desculpando-se publicamente. Atualmente, o corpo de Galileu está sepultado em um dos maiores santuários de Roma.

+ Dinâmica: definição, forças e Leis de Newton

1 – “Duas verdades nunca se podem contradizer.” –  em carta à Grã-Duquesa Cristina de Lorena, da Toscana

A carta enviada por Galileu Galilei à Grã-Duquesa da Toscana , em meados de 1615, dava crédito à tese de Nicolau Copérnico sobre o sistema heliocêntrico. Seu conteúdo continha algumas observações empíricas do cientista, como manchas solares e os satélites de Júpiter.

Cristina de Lorena era uma patrona das artes e das ciências e por isso possuía interesses intelectuais. Galileu buscava, por meio de suas cartas, influenciar a Grã-Duquesa a apoiá-lo em suas ideias revolucionárias.

2 – “É certamente prejudicial para as almas tornar uma heresia acreditar no que é provado.” – em Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo (1632)

O livro “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo” foi escrito por Galileu Galilei em 1632, no qual ele descreveu um diálogo entre um cientista sábio que defendia o heliocentrismo e um ignorante que acreditava no geocentrismo. A obra fez com que o astrônomo recebesse seu segundo processo do Tribunal do Santo Ofício.

3 – “Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.” – em carta à Grã-Duquesa Cristina de Lorena, da Toscana

A carta enviada por Galileu Galilei à Grã-Duquesa da Toscana , em meados de 1615, dava crédito à tese de Nicolau Copérnico sobre o sistema heliocêntrico. Seu conteúdo continha algumas observações empíricas do cientista, como manchas solares e os satélites de Júpiter.

Cristina de Lorena era uma patrona das artes e das ciências e por isso possuía interesses intelectuais. Galileu buscava, por meio de suas cartas, influenciar a Grã-Duquesa a apoiá-lo em suas ideias revolucionárias.

4 – “Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.” – em Discoveries and Opinions of Galileo, de Stillman Drake (1957)

“Discoveries and Opinions of Galileo” é uma obra escrita por Stillman Drake e publicada em 1957. O livro é uma coleção de textos selecionados de Galileu Galilei, incluindo suas descobertas científicas e suas opiniões sobre diversos assuntos.

5 – “A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos.” – em O Ensaiador (1623)

“O Ensaiador” é uma obra publicada em 1623, que defendia o método científico e criticava a abordagem aristotélica da ciência. No livro, Galileu defende a ideia de que a natureza é um livro aberto, escrito em linguagem matemática, e que o papel do cientista é decifrar esse livro por meio da observação e experimentação.

6 – “Nunca conheci um homem tão ignorante que me fosse impossível aprender algo dele.” – citado em The Story of Civilization: The Age of Reason Begins, 1558-1648, de Will Durant (1935)

A frase encontra-se no livro escrito por Will Durant, que examina o período histórico que marca o “início da era da razão”, abrangendo o final do Renascimento e o início da Era Moderna.

7 – “A paixão é a gênese do gênio.”

8 – “Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las.”

9 – “Você não pode ensinar nada a um homem, você só pode ajudá-lo a encontrar dentro de si mesmo.”

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

Você pode gostar também