9 citações usadas em redações nota 1000 no Enem 2022

9 citações usadas em redações nota 1000 no Enem 2022

A competência 2 da redação do Enem avalia a capacidade de compreender a proposta, redigir o texto dentro da estrutura dissertativa e utilizar repertórios socioculturais

No último dia 10 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta aos espelhos notas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, e os participantes puderam acessar às notas atribuídas aos seus textos dissertativos-argumentativos.

Uma das cinco competências avaliadas pela banca de correção do Enem exige a demonstração de uma repertório sociocultural por parte do participante, e dentro dos repertórios possíveis estão as citações. Selecionamos redações que receberam a nota máxima do Enem e listamos as citações usadas pelos participantes, confira:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Temas da redação do Enem 2022

  • Aplicação regular: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”;
  • Reaplicação e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL):  “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”.

Saiba mais:
+ Redação Enem 2022: veja quais são os povos tradicionais do Brasil
+ Fome e insegurança alimentar no Brasil: como o tema pode cair nos vestibulares e no Enem

Citações usadas em redações nota 1000 no Enem 2022

Confira a seleção de frases, obras, documentos e personalidades citadas por participantes que alcançaram a nota máxima na redação do Enem.

Tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

Carina Beatriz de Souza Moura

“De fato, com base nos estudos da filósofa Sueli Carneiro, é perceptível a existência de um ‘Epistemicídio Brasileiro’ na sociedade atual; ou seja, há uma negação da cultura e dos saberes de grupos subalternizados, a qual é ainda mais reforçada por setores midiáticos. Em outras palavras, apesar da complexidade de cultura dos povos tradicionais, o Brasil assume contornos monoculturais, uma vez que inferioriza e ‘sepulta’ os saberes de tais grupos, cujas relações e produções, baseadas na relação harmônica com a natureza, destoam do modo ocidental, capitalista e elitista. 

Leia a redação completa aqui.

Luís Felipe Alves Paiva de Brito 

“O poeta modernista Oswald de Andrade relata, em ‘Erro de Português’, que, sob um dia de chuva, o índio foi vestido pelo português – uma denúncia à aculturação sofrida pelos povos indígenas com a chegada dos europeus ao território brasileiro. Paralelamente, no Brasil atual, há a manutenção de práticas prejudiciais não só aos silvícolas, mas também aos demais povos e comunidades tradicionais, como os pescadores. Com efeito, atuam como desafios para a valorização desses grupos a educação deficiente acerca do tema e a ausência do desenvolvimento sustentável.”

“A exemplo disso, há o senso comum de que os indígenas são selvagens, alheios aos benefícios do mundo moderno, o que, consequentemente, gera um preconceito, manifestado em indagações como ‘o índio tem smartphone e está lutando pela demarcação de terras?’ – ideia essa que deslegitima a luta dos silvícolas. “

“Entretanto, de acordo com a Teoria do Indigenato, defendida  pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, o direito dos povos originais à terra é inato, sendo anterior, até, à criação do Estado brasileiro.”

Leia a redação completa aqui.

Ana Alice Teixeira Freire 

“Na minissérie documental ‘Guerras do Brasil.doc’ presente na plataforma Netflix, o professor indígena Ailton Krenak propõe a reflexão acerca da dizimação dos povos originários a partir de perspectiva atuais, em que é retratada a história sob o olhar do esquecimento e da violência contra esses povos, a despeito da sua riqueza cultural e produtiva.”

“Nesse sentido, os versos ‘Nossos índios em algumas poucas memórias/Os de fora nos livros das nossas escolas’, da banda cearense Selvagens à Procura da Lei, ilustram uma construção do ensino escolar pautada no esquecimento dessa minoria, de maneira a ampliar sua desvalorização. Assim, é constatável a estreita relação entre as lacunas na educação e o fraco reconhecimento dos povos e das comunidades tradicionais.” 

Leia a redação completa aqui.

Veja também:
+ Redação nota 1000: leia 10 redações da última edição do Enem

Rodrigo Junqueira Santiago 

“No livro ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo’, Ailton Krenak critica o distanciamento entre a população brasileira como um todo e a natureza, o que não se aplica às comunidades indígenas. Tal pensamento é extremamente atual, já que não só indígenas como todas as populações tradicionais têm uma relação de respeito mútuo com a natureza, aspectos que as diferenciam do resto dos brasileiros.”

Leia a redação completa aqui.

Maria Fernanda Simionato de Lemes 

“Nesse contexto, a Constituição Federal assegura direitos inalienáveis a todos os cidadãos brasileiros, abordando o dever de inclusão dos povos tradicionais nas decisões públicas. Desse modo, compreende-se que a existência de obstáculos para o reconhecimento da importância de populações nativas se relaciona à ineficácia na incorporação de representantes que sejam, de fato, interessados na perpetuação de saberes e técnicas ancestrais propagados por esses grupos. Sendo assim, comprova-se a ocorrência de um grave problema no âmbito coletivo, o qual impede a garantia plena dos direitos básicos dessas pessoas.“

Leia a redação completa aqui.

Saiba mais sobre a redação do Enem

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também