9 filmes e séries sobre pandemia para usar como repertório sociocultural na redação

9 filmes e séries sobre pandemia para usar como repertório sociocultural na redação

Confira filmes e séries sobre pandemia que podem te ajudar no desenvolvimento de repertórios socioculturais para a redação

Entre 2020 e 2022, a população mundial foi impactada com a descoberta do Covid-19, que ocasionou mais 629 milhões casos e 6,58 milhões de mortes. Por isso, é indispensável entender a importância do assunto e a busca de conhecimentos sobre a temática para tratarmos de um assunto tão relevante.

Para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 9 filmes e séries sobre pandemia, epidemia e doenças que podem contribuir na sua argumentação e contextualização, além de te ajudar na hora de escrever uma redação sobre o tema e aumentar seu repertório sociocultural.

A seguir, confira filmes e séries que poderiam ser usados como repertório sociocultural em propostas de redação como “Efeitos da pandemia do novo Coronavírus”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 2021, e “A importância e os desafios da divulgação social do conhecimento científico após a pandemia de Covid-19,” da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 2021, ou em outras temáticas que possam abordar questões sobre pandemia.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Epidemia (1995)

O filme “Epidemia” apresenta um contexto em que após um vírus se propagar pelos Estados Unidos, a população norte-americana precisa entrar em quarentena e o exército se une à comunidade científica para enfrentar a situação e combater a disseminação do vírus.

Demonstrando como o contágio é rápido, a produção apresenta de forma lúdica como a disseminação de um vírus transforma-se em uma epidemia ou pandemia. Vale ressaltar que os roteiristas do filme usaram o Ebola como inspiração do filme, o que o torna ainda mais real e semelhante à realidade.

Os Doze Macacos (1995)

Em “Os Doze Macacos”, no ano 2035, o prisioneiro James Cole (Bruce Willis) aceita voltar ao passado para encontrar respostas sobre um vírus mortal que atingiu grande parte da população mundial. Ao voltar no tempo, James descobre que os sobreviventes estão vivendo em abrigos subterrâneos.

Com o intuito de encontrar novas informações para contribuir com o desenvolvimento de uma cura, James descobre que mais de cinco bilhões de pessoas foram afetadas pelo vírus e tenta provar sua sanidade para Kathryn Railly (Madeleine Stowe), uma médica e sua única esperança de mudar o futuro.

Grey’s Anatomy (2005)

A série norte-americana “Grey’s Anatomy” conta a história de um grupo de jovens médicos do Hospital Seattle Grace, localizado em Seattle. Com Ellen Pompeo, que interpreta a protagonista Meredith Grey, o seriado apresenta a dificuldade de médicos, residentes e estagiários que lidam diariamente com casos de vida ou morte.

A 17° temporada da série trouxe a temática da pandemia de Covid-19, mostrando a vida pessoal e profissional dos médicos durante essa crise sanitária, e a mudança que a doença trouxe à rotina desses especialistas. A produção aborda a dificuldade em conciliar a privacidade e trabalho, a rotina hospitalar e a pressão a que os residentes são submetidos, dedicando-se à batalha contra a doença.

Eu Sou a Lenda (2007)

Em “Eu Sou a Lenda”, Robert Neville (Will Smith) é um cientista e o único sobrevivente de uma pandemia que transformou a sociedade em mutantes cobiçosos por sangue. Sem entender como se tornou o único sobrevivente e imune ao vírus, Robert envia mensagens de rádio pela cidade em busca de encontrar outras pessoas.

Entretanto, o cientista enfrenta desafios para não ser atacado e realiza experimentos para entender o que há de diferente em seu sangue para tentar reverter os efeitos e propagação do vírus.

Contágio (2011)

Similar à situação vivida atualmente no mundo, devido à pandemia de Covid-19, a produção “Contágio”, de Steven Soderbergh, apresenta a importância da ciência. No filme, profissionais da saúde, funcionários do governo e pessoas são ameaçados por uma epidemia mundial. 

Enquanto isso, a comunidade científica trabalha para encontrar a cura e controlar o pânico espalhado pelo Med-1, um vírus letal, transmitido pelo ar e que mata em poucos dias.

93 dias (2016)

Inspirado em fatos reais que aconteceram em 2014, o filme “93 dias” apresenta a epidemia de Ebola na Nigéria. A doença, que chegou à nação por um diplomata americano liberiano, se espalhou rapidamente pelo país e colocou a vida de mais de 21 milhões de pessoas em risco. 

A produção mostra como os profissionais da saúde foram essenciais para a luta e controle de um surto de Ebola, após um paciente chegar à cidade de Lagos com sintomas de um vírus mortal.

The Rain (2018)

A série americana “The Rain”, conta a história de uma sociedade em que quase toda a população é dizimada por conta de um vírus. Seis anos depois dos acontecimentos, os irmãos, Simone (Alba August) e Rasmus (Lucas Lynggaard Tonnesen), se juntam à sobreviventes para buscar segurança, respostas e soluções.

Isolados: Medo Invisível (2020)

No filme “Isolados: Medo Invisível”, com a chegada de um vírus denominado Covid-23, grande parte da população é dizimada e a sociedade busca maneiras de enfrentar a doença após o decreto de uma epidemia viral. Nico Price (KJ Apa), um jovem imune à doença, se apaixona por Sara Garcia (Sofia Carson), e juntos enfrentam dificuldade e lutam pela sobrevivência após a avó da jovem ser contaminada.

Locked Down (2021)

Na produção “Locked Down”, o casal Linda (Anne Hathaway) e Paxton (Chiwetel Ejiofor) decide se divorciar, mas são impedidos quando descobrem que devem ficar em suas casas devido a um confinamento obrigatório. Os conflitos pessoais e expectativas próprias acabam desgastando ainda mais a relação dos dois, que acabam sendo obrigados a ficarem juntos na quarentena.

De forma mais humorada e ainda que enfrentem desafios por conta da reaproximação e confinamento constante, o casal descobre que pode superar os antigos problemas e seguir em frente. 

Veja também: Covid-19 no Enem: veja como o tema pode cair na prova e em outros vestibulares

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você sabe filmes e séries sobre saúde mental, que tal tentar aplicá-los na redação? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como correção de redações, cursos e simulados preparatórios.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também