Como começar uma redação?

Como começar uma redação?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te ajudar construir o início da redação de maneira clara, objetiva e assertiva

Ao se deparar com a proposta de redação você já se viu perdido e não sabia por onde começar? Impressionar o corretor e os leitores no início do seu texto é um grande distintivo para sua nota final. 

Afinal, a redação é um grande diferencial na nota dos candidatos ao utilizá-la para ingressar em uma instituição de ensino superior, por isso é motivo de preocupação para muitos vestibulandos na hora da prova.

Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo explicando como construir o início da redação e dicas para que você consiga fazer uma introdução mais assertiva e não precise se preocupar em pular etapas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A primeira parte de uma redação consiste em apresentar o tema e a tese, ou seja, o seu posicionamento sobre o assunto abordado. A apresentação do tema deve ser realizada por meio de uma contextualização, por exemplo, utilizando repertórios culturais para relacionar com o tema proposto. 

Nas aulas do curso de redação, a professora Marina explica os principais objetivos da introdução são introduzir o tema ao leitor, fazendo com que ele entenda sobre o que será discutido, e expor qual recorte temático você escolheu defender no seu texto.

A introdução é composta por três aspectos, sendo eles:

  • Contextualização: informação que inicia o texto e apresenta o tema ao leitor, onde você pode citar informações ou repertórios que não precisam de comprovação tão forte quanto às comprovações necessárias na argumentação.
  • Ponte: pedaço mais curto do parágrafo de introdução e tem como objetivo dela conectar a contextualização que você escolheu com a discussão que você irá fazer sobre o tema
  • Tese: núcleo da introdução e do texto todo e onde deve estar seu posicionamento, de forma sucinta e clara.

Como escrever uma introdução?

Para escrever a introdução de maneira clara e objetiva, o candidato deve demonstrar que entendeu o que o tema proposto aborda. Ainda que todas as etapas da redação sejam importantes, a introdução tem um peso importante quando o corretor verifica sua composição.

O início do texto deve conter algo chamativo e que prenda a atenção daqueles que estão lendo seu texto. Procure escrever o tema abordado sem fugir da proposta, mas sendo criativo e desenvolvendo a temática de modo que queiram ler mais sobre o assunto. 

Um ótimo exemplo de introdução objetiva, clara e diferenciada é a redação nota mil da candidata Carolina Mendes Pereira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, com a proposta de redação “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, que apresentou como introdução:

“Em sua canção ‘Pela Internet’, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários. No entanto, com o avanço de algoritmos e mecanismos de controle de dados desenvolvidos por empresas de aplicativos e redes sociais, essa abundância vem sendo restringida e as notícias, e produtos culturais vêm sendo cada vez mais direcionados – uma conjuntura atual apta a moldar os hábitos e a informatividade dos usuários. Desse modo, tal manipulação do comportamento de usuários pela seleção prévia de dados é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento”

Quais são os tipos de introdução em uma redação?

A seguir, confira alguns tipos de introdução que podem ser usados na sua redação de maneira simples e objetiva:

Alusão histórica

Comparando momentos históricos com o presente, a alusão histórica enriquece os textos demonstrando conhecimento de diversas áreas.  Os candidatos que optam por esse tipo de introdução devem se atentar a explicar detalhadamente o acontecimento, personalidade, período histórico e etc, além de problematizar e relacionar com a proposta de redação. A seguir, confira uma exemplo:

“O Massacre de Carandiru aconteceu no dia 02 de outubro de 1992 quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo interviu uma rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, provocando o maior massacre em prisões e morte de 111 detentos. Ainda hoje, a realidade dos presídios brasileiros permanece precária, desde sua superlotação até mesmo pelo descaso do poder público.”

Citação

A citação consiste em trazer já no início do texto as ideias de outro autor, que serão base para o desenvolvimento da redação. Com a citação de autores renomados, frases conhecidas e autoridade de um certo domínio, o candidato pode desenvolver a argumentação e contextualização do tema. A seguir, confira uma exemplo:

“‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo’, disse Paulo Freire. Patrono da educação brasileira, educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire acreditava que a educação era uma ferramenta de mudança.”

Definição

Neste tipo de introdução, o candidato deve definir ou conceituar a problemática exigida na redação, antes mesmo de apresentar seu ponto de vista. Essa definição pode ser feita por meio do dicionário, definição histórica, definição teórica e até mesmo definição própria. A seguir, confira um exemplo:

“O conceito de mobilidade urbana pode ser definido como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e de circulação que visam proporcionar acesso amplo e democrático ao espaço urbano, por meio da priorização dos modos de transporte coletivos não motorizados de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Entretanto, em grande parte dos centros urbanos, a questão da mobilidade representa um desafio nos âmbitos social, econômico, político e ambiental. ”

Exemplificação

Com a exemplificação, o candidato apresenta dados estatísticos, acontecimentos e fatos divulgados em veículos midiáticos que se relacionam com o tema. Esse tipo de introdução é muito usado por candidatos em processos seletivos, mas atente-se às fontes das informações e opiniões próprias. A seguir, confira um exemplo:

“De acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT), cerca de 20 milhõe s debraisleiros, sendo isso 10% da população, se identificam como pessoas LGBTQIA+.”

Perguntas

Esse tipo de introdução consiste em elaborar perguntas que façam com que o leitor fique instigado e reflita sobre a temática. Ainda que não haja uma quantidade ideal de perguntas para a redação, cabe ao candidato analisar a melhor forma de colocá-las em seu texto. A seguir, confira um exemplo: 

“Atualmente, quase 3 milhões de brasileiros, segundo projeção do IBGE, não possuem registro civil, não sendo por isso, reconhecidos como cidadãos. Onde estão essas pessoas? Por que não são reconhecidas como cidadãos? O que o governo deveria fazer para colocá-los como parte da sociedade?”

O que são conectivos?

Escolher as palavras certas para captar o leitor é fundamental para o desenvolvimento de uma boa introdução. Os conectivos fazem parte da construção de uma redação em são usados para interligar orações, períodos, frases e parágrafos, fazendo com que haja uma sequência lógica no argumento ou ideia apresentada, trazendo a coerência e coesão de uma redação.

Com diferentes tipos de conectivos, os candidatos podem se adequar de acordo com a ideia ou posição de desejem apresentar. Alguns exemplos para serem usados na introdução são, primeiramente, em primeiro lugar, antes de tudo, primordialmente e etc.

Como escrever uma introdução diferenciada?

Para se destacar já no início da sua redação, o candidato pode focar em repertórios socioculturais e fenômenos que demonstrem que ele conhece mais sobre o assunto, indo além dos dados apresentados nos textos de apoio.

Alusão histórica

As alusões históricas servem para referenciar processos históricos que dialogam com o presente e com o tema da dissertação é uma carta na manga que demonstra a capacidade de mobilizar vários conhecimentos na argumentação. 

Veja também: Alusão histórica na redação: o que é e como utilizar sem erro

Citações

As citações são uma ótima forma de realizar os repertórios socioculturais em uma redação. Por meio delas, é possível desenvolver argumentações com temas relacionados à educação, cultura, violência, preconceito, intolerância religiosa, segurança, desigualdade, fome e o que mais você conseguir pensar. Vale ressaltar que a relevância da pessoa da citação faz diferença na construção do argumento em uma redação.

Veja também: 7 citações coringa para usar na redação

Documentários, Filmes e Séries

Os documentários, filmes e séries podem ser usados como referência e base para desenvolver a argumentação ou contextualização de diversas temáticas. Propostas como questões socioeconômicas, desigualdade, criminalidade, meio ambiente, relações sociais, violências, racismo, cultura, relações tóxicas, manipulação, redes sociais, sistema carcerário, e adoção, são ótimos exemplos de temas que possuem diversos documentários que podem contribuir com os seus estudos.

Veja também: 11 documentários e filmes sobre meio ambiente para usar na redação e como repertório

Livros

Os livros possuem diversos meios que contribuem para que o candidato adquira novos conhecimentos. Com diferentes pontos de vista e abordagens sobre múltiplos assuntos e em diferentes gêneros, os livros colaboram para entendermos mais sobre assuntos antigos e novos da sociedade.

Veja também: 7 livros para entender a sociedade brasileira

Reportagens

Com as reportagens e noticiários, os estudantes acompanham acontecimentos relacionados com o país, cidadãos e o mundo como um todo. Desse modo, acompanhar reportagens ou jornais que trabalham com assuntos relacionados a pautas sociais, é imprescindível para o desenvolvimentos dos conhecimentos daqueles que buscam agregá-los em sua vida, e não somente para as redações.

Além disso, estudar temas gerais, entender temas atuais e que impactam a sociedade, estar atento à gramática e usar dados estatísticos é essencial para demonstrar que o candidato conhece mais a problemática, apresentando-os desde o início do texto. 

Saiba mais: Onde encontrar repertórios socioculturais para a redação?

O que mais compõe uma redação?

Além da introdução, veja as outras partes que compõem uma redação: 

Desenvolvimento

Uma introdução bem feita faz a diferença na hora de desenvolver a redação, o que vai deixar o leitor mais atento ao texto e indicará um caminho a percorrer. Os parágrafos intermediários devem ser utilizados como aprofundamento para os argumentos citados na introdução, confirmando seu ponto de vista. 

Para tornar o desenvolvimento ainda mais rico, o candidato não pode esquecer de utilizar tópico frasal, demonstrar o seu repertório cultural e desenvolver a argumentação em si.

Conclusão

A finalização do texto pode ocorrer de duas maneiras: síntese ou proposta de intervenção. Na síntese, o candidato retoma os argumentos com o objetivo de mostrar veracidade aos fatos e opiniões citadas. Já a proposta de intervenção, presente no Enem, consiste em criar intervenções que contribuam para a melhoria do problema proposto. 

Para saber qual é a melhor opção para a sua redação, estude previamente qual é o tipo de texto solicitado por cada banca de vestibular.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe como é a introdução de uma redação, que tal se preparar com o Estratégia Vestibulares para conseguir nota máxima? Confira nosso curso de redação, que possui diversos benefícios como correção gratuita! 

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também