Confira os temas de redação da Unicamp dos anos anteriores

Confira os temas de redação da Unicamp dos anos anteriores

A Unicamp apresenta temas de redação com gêneros distintos; Confira os assuntos abordados pelo vestibular nos anos anteriores

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem um dos vestibulares mais tradicionais do Brasil, com milhares de vagas e duas fases de aplicação. Atualmente a redação é aplicada no primeiro dia da segunda fase, juntamente de dez questões discursivas: seis de Língua Portuguesa e Literatura, duas interdisciplinares de Inglês e outras duas de Ciências da Natureza.

A prova de redação conta com dois temas distintos, e cabe ao candidato escolher qual abordar em seu texto, seguindo, claro, o gênero discursivo solicitado para cada uma das propostas. Confira os temas de redação da Unicamp dos últimos anos e seus textos base.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

2024 — Direitos de empregadas domésticas e acolhimento a refugiados

No primeiro tema, a Unicamp solicitou aos candidatos que elaborassem uma carta-denúncia após uma visita a um colega de classe em que o estudante percebeu a presença de uma empregada doméstica trabalhando de dia e de noite e sendo considerada “parte da família”. Foi necessário descrever a situação testemunhada que pode ser considerada crime, argumentando a favor dos direitos daquela pessoa e se apropriando de conceitos expostos nos textos base.

O segundo tema abordou a questão dos refugiados, em que o estudante estuda em uma escola que participa do Modelo de Simulação da ONU para o Ensino Médio (Monuem), projeto do Ministério das Relações Exteriores com simulações de rodadas de negociação entre representantes das Nações Unidas. O candidato é, nesse caso, representante da delegação brasileira e precisa responder o delegado da Hungria, país contrário à políticas de acolhimento a refugiados, escrevendo um discurso em resposta que rebata tal posição húngara, defenda o acolhimento aos refugiados e apoia as práticas das relações internacionais do Brasil.

+ Temas de redação Unicamp 2024 aborda direitos de empregadas domésticas e acolhimento a refugiados

2023 — Violência por arma de fogo e racismo escolar

Um dos temas selecionados para o vestibular Unicamp 2023 solicitou aos candidatos que escrevessem um depoimento sigiloso sobre racismo escolar, em que era necessário se declarar racialmente, relatar se já presenciou ou sofreu algum ato de racismo no colégio e explicar como a diversidade étnico-racial é tratada nesse espaço.

Já o outro tema envolvia um texto de convocação, em que os candidatos precisavam destacar os perigos que envolvem a abertura de um clube de tiro em seu bairro, com argumentos contrários à posse e ao porte de armas de fogo, além de criticar uma política de segurança pública baseada no armamento da população.

+ Tema de redação Unicamp 2023: “violência por arma de fogo” e “racismo escolar”

2022 — Corte de verbas na ciência e tecnologia e a superexposição de crianças e adolescentes na internet

Em 2022, a Unicamp solicitou como um de seus temas de redação que os candidatos escrevessem um “textão” de rede social sobre a superexposição de crianças e adolescentes na internet. Para isso, era necessário narrar a trajetória pessoal até se tornar um digital influencer, relatando impressões sobre essa experiência e se posicionando sobre o assunto evidenciado.

O segundo tema envolvia escrever um manifesto sobre o corte de verbas na ciência brasileira, apontando o fato, denunciando os prejuízos gerados por tais cortes e convocando a comunidade científica para repudiar o sucateamento científico e de pesquisas existentes no Brasil.

+ Unicamp 2022: temas de redação abordam corte de verbas na ciência e tecnologia e a superexposição de crianças e adolescentes na internet

2021 — Retirada de estátuas e pandemia da Covid-19

O primeiro tema da Unicamp 2021 abordou a discussão sobre a retirada, ou não, de estátuas que homenageam figuras contraditórias da nossa história. Os candidatos tinham que escrever um discurso político que fizesse um balanço sobre as duas visões, e se posicionasse sobre o assunto, com argumentos convincentes, levando em consideração o impacto gerado por uma fala de um líder político.

O segundo tema solicitava aos candidatos um texto de entrada para um diário pessoal de uma pessoa em situação de vulnerabilidade, com testemunhos sobre a pandemia de Covid-19. Era necessário narrar um episódio em que, por conta de seu trabalho, houve grande risco de contrair a doença, denunciando, a partir do episódio, a necropolítica como forma de organização de um Estado negligente com a saúde dos mais vulneráveis.

2020 — Biodiversidade e micromachismo

No vestibular Unicamp 2020 a banca solicitou aos candidatos que redigissem um texto para podcast com o tema biodiversidade. Quem escolhesse esse tema deveria relacionar o termo com sociodiversidade e tratar da importância da preservação do patrimônio cultural e ambiental para o crescimento sustentável do Brasil, de modo a convencer seus ouvintes.

Caso o candidato optasse pelo segundo tema, ele deveria escrever uma crônica para uma revista semanal sobre micromachismo, baseado em Chimamanda Ngozi Adichie, narrando o episódio pessoal que tenha vivenciado, relacionando-o ao assunto e expondo suas reflexões sobre sentimentos despertados pelo fato.

2019 — Doutrinação ideológica em sala de aula e IDH e o crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento

O primeiro tema do vestibular Unicamp 2019 solicitava aos participantes que escrevessem um abaixo-assinado para ser encaminhado à direção de uma escola com o tema doutrinação ideológica, em que uma professora foi censurada por propor reflexões à formação cidadã. Era necessário reivindicar um posicionamento público da escola em defesa da profissional e que as aulas de Filosofia com temas referentes aos Direitos Humanos fossem mantidos, seguido por justificativas consistentes.

O segundo tema solicitava que o candidato escrevesse uma postagem em um fórum virtual da disciplina de Geografia discutindo o tema “IDH e crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento“. Quem optou pelo tema precisou apontar em qual ranking o Brasil subiria se privilegiasse a qualidade de vida e igualdade no seu desenvolvimento social, apresentando consequências dessa priorização, com argumentos favoráveis ao ponto de vista escolhido.

2018 — Pós-verdade e liberdade de expressão

A banca da Unicamp selecionou o tema “pós-verdade” para o vestibular 2018 da instituição. Era necessário escrever um texto base para uma palestra, que seria lido em voz alta e na íntegra, explicando o conceito de pós-verdade e a relação dele com as redes sociais, além de exemplificar notícias falsas aplicáveis ao caso e quais são as consequências sociais existentes com a disseminação delas.

No segundo tema, a banca solicitou aos candidatos um artigo de opinião para o maior jornal da cidade se “há limite para a liberdade de expressão“, em que era necessário identificar e explicitar os dois principais posicionamentos sobre a questão tratada e assumir um dos posicionamentos, com argumentos consistentes.

2017 — Brasil cordial e a presença de estrangeiros no País e arrecadação de fundos para biblioteca

O vestibular Unicamp 2017 solicitou aos candidatos como primeiro tema uma carta para a seção do leitor de uma revista sobre o artigo “A volta de um Rio que faz sonhar”, em que fosse discutido o conceito de Brasil cordial e a presença de estrangeiros no País, com argumentos favoráveis ao ponto de vista defendido sobre a questão.

Além disso, a banca desenvolveu como segundo tema um texto de apresentação de uma campanha de arrecadação de fundos para uma biblioteca que precisa de doações para continuar existindo. Era necessário expor o histórico e as ações da instituição, afim de convencer os leitores a apoiar o local.

2016 — Leitura e horizonte cultural de estudantes e indução das emoções

Em 2016, a banca da Unicamp solicitou aos candidatos que escrevessem uma resenha que participaria de um concurso universitário do gênero literário, que deveria resenhar a fábula de La Fontaine “A Deliberação Tomada pelos Ratos”, com o objetivo de estmular a leitura e ampliar o horizonte cultural dos estudantes. Era necessário sintetizar a fácula e seus elementos, construindo uma situação social análoga aos fatos narrados que envolvesse um problema coletivo e estabelecendo relações com a temática do texto original.

Enquanto isso, o segundo tema solicitava um texto de divulgação científica que divulgasse as ideias do neurocientista António Damásio, expostas no livro “O sentimento de si: corpo, emoção e consciência“, que explicasse sobre indutores de emoção, utilizando exemplos do próprio artigo e narrar alguns desses processos com base no fechamento do texto original.

2015 — Humanização no atendimento à saúde e resolução de conflitos a partir de conversas

O vestibular Unicamp 2015, em seu primeiro tema de redação, solicitou aos seus candidatos que escrevessem um registro formal com uma síntese sobre o tema “humanização no atendimento à saúde“. No exercício, os participantes deveriam redigir seus artigos como se integrassem um grupo de estudos universitário, e o texto deveria conter o conceito citado, com um ponto de vista sobre ele, as principais informações que sustentam tal ponto e as relações possíveis entre dois pontos de vista.

O segundo tema de redação solicitado no ano pedia aos candidatos uma carta-convite sobre resolução de conflitos a partir de conversas, baseado em incidentes de violência ocorridos em ambiente escolar. O artigo seria endereçado à comunidade da escola e deveria convencer os membros a participarem das reuniões, justificando a importância do espaço para que as discussões seguissem, com argumentos e possibilidades de solução.

Unicamp: provas

Primeira Fase

A prova terá 72 questões ao invés de 90 como costumava ser, elas serão objetivas e sobre o conhecimento desenvolvido durante o ensino médio. O tempo volta a ser de 5 horas de duração máxima e agora tem como mínimo 2 horas. Os candidatos devem chegar ao local de prova às 12h. A composição da prova foi alterada para o vestibular 2024 e passou a ser a seguinte:

  • 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura;
  • 12 questões de Matemática; e
  • 07 questões de Biologia;
  • 07 questões de Física;
  • 07 questões de Geografia;
  • 07 questões de História;
  • 07 questões de Inglês;
  • 07 questões de Química;
  • 03 Filosofia; e
  • 03 Sociologia.

Segunda Fase

A segunda fase permanece com dois dias, com a mesma estrutura de prova e seu tempo máximo de duração ainda é de 5 horas, mas seu tempo mínimo mudou de 3 para 2 horas.

No primeiro dia a prova será composta de:

  • Prova de redação com duas propostas, para que o candidato escolha uma para executar;
  • 6 questões de de Língua Portuguesa e Literatura;
  • Duas questões interdisciplinares de Inglês; e
  • Duas questões de Ciências da Natureza.

No segundo dia, prova de conhecimentos específicos (PCE) de acordo com a opção de curso:

  • Ciências Biológicas e Saúde: 4 questões de Matemática; 2 questões interdisciplinares Ciências Humanas; 6 questões de Química; e 8 questões de Biologia.
  • Ciências Exatas e Tecnológicas: 6 questões de Matemática; 2 questões interdisciplinares Ciências Humanas; 6 questões de Química; e 6 questões de Física.
  • Ciências Humanas e Artes: 4 questões de Matemática; 2 questões interdisciplinares Ciências Humanas; 6 questões de História; 6 questões de Geografia; e 2 questões de Sociologia e Filosofia.

Calendário Unicamp 2024

  • Publicação do edital: 24/07/2023 – acesse o edital;
  • Pedidos de isenção da taxa: 15/05 a 05/06/2023;
  • Resultado dos pedidos de isenção: 28/07/2023;
  • Pedidos de redução da taxa: 02 a 04/08/2023;
  • Inscrições: 31/07 a 31/08/2023;
  • Prova da 1ª fase: 29/10/2023;
  • Provas da 2ª fase: 03 e 04/12/2023;
  • Provas de habilidades específicas: 07 e 09/12/2023;
  • Resultado: 29/01/2024;
  • Matrícula: a partir de 30/01/2024.

Como estudar para passar na Unicamp 2024?

A Unicamp possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Ou seja, para garantir a aprovação é necessário focar nos estudos e apostar em um material de qualidade. Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a Unicamp 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.
CTA Curso Vestibular Unicamp
Você pode gostar também