Tema de redação Unicamp 2023: “violência por arma de fogo” e “racismo escolar”

Tema de redação Unicamp 2023: “violência por arma de fogo” e “racismo escolar”

Veja quais foram os temas escolhidos pela Comvest para a 2ª etapa do Vestibular Unicamp 2023; acompanhe a correção ao vivo da prova

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicou neste domingo (11) o primeiro dia da 2ª fase do Vestibular Unicamp 2023. Uma das provas desta etapa é produzir uma redação e, assim como em outras edições, os candidatos receberam duas opções de temas e de gêneros textuais, são eles:

Saiba mais:
+ Gabarito Unicamp 2023: veja a correção da segunda fase do vestibular

  • Uma amiga sua de escola foi vítima de um disparo acidental por arma de fogo, realizado por uma pessoa que havia obtido porte de colecionador de armas com base nos Decretos Federais 9.846/2019 e 10.627/2021. Um ano após a morte de sua amiga, você foi informada/o de que um grupo de empresários de seu bairro inauguraria um clube de tiro perto da sua casa. Preocupada/o, você decidiu convocar uma reunião com a associação de moradores do seu bairro para discutirem providências a serem tomadas a respeito. No seu texto de convocação, você deve a) destacar os perigos que envolvem a abertura de um clube de tiro em seu bairro; b) apresentar argumentos contrários à posse e ao porte de armas de fogo; e, de modo mais amplo, c) criticar uma política de segurança pública baseada no armamento da população brasileira.
  • O colégio em que você estuda decidiu lançar um projeto de educação antirracista. Antes de elaborar tal projeto, a direção resolveu escutar estudantes, familiares, professoras/es e funcionárias/os sobre a questão da discriminação racial no espaço escolar. Solicitou, então, que cada um desses membros da comunidade escolar enviasse um depoimento, a ser mantido em sigilo. Decidida/o a contribuir com esse projeto e compartilhar a sua experiência como estudante do terceiro ano do ensino médio, você enviará o seu depoimento, no qual deve a) declarar como se identifica racialmente; b) relatar se já presenciou, cometeu ou sofreu algum ato de racismo dentro do colégio e c) explicar como a diversidade étnico-racial é tratada nesse espaço escolar: no currículo, ou nos conflitos cotidianos, ou na contratação de professoras/es, ou na presença de alunas/os negras/os.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Veja abaixo as propostas de redação extraídas do caderno de prova da 2ª fase do Vestibular Unicamp 2023:

  • Proposta 1:
  • Proposta 2:

Gabarito Unicamp 2023 – segunda fase

Confira a correção ao vivo da fase dissertativa da Unicamp 2023:

1º dia

2º dia

Como é a segunda fase do vestibular Unicamp?

Os locais de prova e os convocados para a próxima etapa foram divulgados em 03 de dezembro. Já as provas serão aplicadas em 11 e 12 de dezembro de 2022, seguindo o formato tradicional, com dois dias de provas dissertativas.

Primeiro dia da 2ª fase da Unicamp

O primeiro dia da última fase da Unicamp possui essa distribuição:

  • 6 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
  • 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa;
  • 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza; e
  • Prova de Redação.

Segundo dia da 2ª fase da Unicamp

O segundo dia é voltado para as perguntas específicas para as carreiras escolhidas durante a inscrição:

  • 6 questões de Matemática;
  • 2 questões interdisciplinares Ciências Humanas;
  • 12 questões de acordo com a sua área de formação.

Como estudar para o vestibular da Unicamp?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Unicamp no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Unicamp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Vestibular Unicamp

Saiba mais sobre o vestibular Unicamp

Você pode gostar também