Confira os temas de redação do vestibular da Unesp nos últimos anos

Confira os temas de redação do vestibular da Unesp nos últimos anos

O Portal Estratégia Vestibulares levantou os temas de redação do vestibular da Unesp nos últimos anos para ilustrar o que pode vir por aí

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma das universidades públicas que possuem vestibular próprio como processo de ingresso a novos estudantes. Dividido em duas fases, o exame conta com redação apenas no segundo dia da segunda fase, juntamente com perguntas objetivas de Linguagens e Códigos.

Dentre os últimos temas de redação da Unesp (sempre em gênero dissertativo-argumentativo) estiveram o voto facultativo, o legado da escravidão, a tristeza e a felicidade compulsória, o mercado de consumo, entre outros. Confira mais detalhes sobre os temas abaixo.

+ Qual é a diferença entre as redações da Fuvest, Unesp e Unicamp?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

2023 — A “lógica do condomínio”: o espaço público está em declínio?

O tema de redação da Unesp 2023 discutiu os espaços públicos e a queda de interesse da população por eles, em detrimento ao que a banca chama de “lógica do condomínio”. Dentre os textos base foram utilizados um poema de Castro Alves, e trechos de textos como o do artigo “Esspaços públicos, coexistência social e civilidade”, de Alexandra Castro, do livro “Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo”, de Teresa Pires do Rio Caldeira e do livro “Mal-estar, sofrimento e sintoma”, de Christian Dunker.

2022 — “Tudo bem não estar bem”?: a tristeza em tempos de felicidade compulsória

Em 2022, a Vunesp, responsável por desenvolver a prova da Unesp, escolheu a tristeza como tema principal, abordando-a pela perspectiva da era da felicidade compulsória vivida atualmente. Nos textos base foram usados trecho da música “Samba da bênção”, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, tirinha de André Dahmer, trecho de uma entrevista com o escritor Pascal Bruckner à revista Época e fragmento do artigo “‘tudo bem não estar bem’, o lema da nova era que dá adeus ao pensamento positivo”, publicada no portal El País Brasil.

2021 — Tempo é dinheiro?

O questionamento simples “tempo é dinheiro?” foi o tema de redação da Unesp 2021, e propunha uma reflexão sobre o que fazemos com o nosso tempo e a lógica de monetização por trás da frase. Dentre os textos base foram citados Benjamin Franklin, Paulo Rónai, Djonga, José Mujica e Antonio Candido, além de quadrinho de Mark Anderson.

2020 — O carro será o novo cigarro?

O tema de redação da Unesp 2020 discutiu o papel do automóvel ao questionar se “o carro será o novo cigarro?”, comparando-os com os produtos de tabaco e suas proibições já não tão recentes como fumar dentro de locais fechados e a irritação causada pelo uso do objeto em alguns casos. Para ilustrar o tema, foram usados como textos base um poema de Carlos Drummond de Andrade, uma tirinha de André Dahmer, trecho do artigo “O declínio de uma paixão”, de Raul Juste Lores, na Folha e trecho do “Manifesto do futurismo”, de Filippo Tommaso Marinetti.

2019 — Compro, logo existo?

No vestibular 2019, a frase “compro, logo existo?” foi o tema de redação da Unesp, questionando a sociedade do consumo instaurada na atualidade. Como textos base foram utilizados trecho do livro “A riqueza de poucos beneficia todos nós?”, de Zygmunt Bauman, Poema de José Paulo Paes, tirinha de André Dahmer e quadrinho de Quino.

2018 — O voto deveria ser facultativo no Brasil?

O vestibular Unesp 2018 trouxe como tema de redação uma reflexão que perguntava se “o voto deveria ser facultativo no Brasil. Como textos base foram utilizados dois trechos de artigos questionando o tema: o primeiro, “o voto deveria ser facultativo no Brasil?”, de Karina Gomes para a Carta Capital e o segundo “o que falta para o Brasil adotar o voto facultativo?”, de Raphael Martins, na Exame.

2017 — A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?

A distribuição de riqueza foi o tema de redação da Unesp 2017, discutindo a acumulação de capital privado, a desigualdade estutural que sustenta o modelo de mais-valia e a argumentação de que “a melhor maneira de ajudar os pobres a sair da miséria é permitir que os ricos fiquem cada vez mais ricos”, como dito no trecho do livro “A riqueza de poucos beneficia todos nós?”, de Zygmunt Bauman, escolhido como um dos textos base. Completam os artigos selecionados trecho da obra “O Capital no século XXI”, de Thomas Piketty e do artigo “Uma defesa da desigualdade”, de Helio Schwartsman.

Unesp 2016 — Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?

Com três imagens fortes e com alta divulgação na mídia e em redes sociais (veja abaixo), a Unesp escolheu como tema a ética por trás da publicação de imagens trágicas em contextos históricos. Além das três imagens selecionadas como exemplos, a banca escolheu como textos base um trecho do livro “Diante da dor dos outros” de Susan Sontag, e das matérias “Compartilhar imagens de cadáveres nas mídias sociais não é o modo de se chegar a um cessar-fogo”, “Muito além de Aylan Kurdi” e “Diretor de ONG explica publicação de foto de criança”, dos portais The Guardian, Observatório da Imprensa e Folha de S. Paulo, respectivamente.

2015 — O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

A discussão sobre o racismo estrutural e os legados da escravidão compuseram o tema de redação da Unesp 2015. Nos textos base foram citados trechos distintos: fragmento dos livros “A Abolição”, de Emilia Viotti da Costa, “Racismo e anti-racismo no Brasil”, de Antônio Sérgio Alfredo Guimarães, “Nem preto nem branco, muito pelo contrário”, de Lilia Schwarcz, e “Não somos racistas”, de Ali Kamel.

2014 — Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?

Com o tema em evidência, a Unesp escolheu como tema no vestibular 2014 da instituição a corrupção no Congresso e como isso pode ser reflexo da sociedade brasileira. Dentre os textos base foram utilizados textos de Natália Paiva, no Portal Transparência Brasil, de Jurandir Freire Costa, para a Superinteressante e de Silvia Cervellini, no portal do Ibope.

Vestibular Unesp: redação

A redação do vestibular Unesp segue a proposta de várias outras instituições e apresenta o modelo dissertativo-argumentativo. O candidato recebe um tema específico e atual e precisa refletir sobre a questão, argumentar sobre o tópico apresentado e defender um ponto de vista para o avaliador.

A não adequação à proposta de redação, fuga do tema ou do gênero dissertativo acarreta em nota zero a redação e, portanto, a desclassificação do candidato do vestibular.

Calendário Vestibular Unesp 2024

  • Divulgação do edital: 25/08/2023;
  • Divulgação do Manual do Candidato: 28/08/2023;
  • Solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: 28/08 a 03/09/2023;
  • Inscrições Unesp 2024: 04/09 a 23h59 do dia 12/10/2023 (prorrogamento do prazo inicial);
  • Locais de prova: 06/11/2023;
  • 1ª Fase Unesp 2024: 15/11/2023;
  • Locais de prova (segunda fase): 04/12/2023;
  • 2ª Fase Unesp 2024: 10 e 11/12/2023;
  • Provas de habilidades específicas
    • Locais de exame: 04/12/2023;
    • Provas presenciais (IA São Paulo): 12 a 16 e 19 a 21/12/2023;
    • Provas presenciais (FAAC Bauru): 15/12/2023;
  • Divulgação do resultado da Unesp 2024: 31/01/2024;
  • Matrícula não-presencial da 1ª chamada: 01 a 05/02/2024.

Como estudar para passar na Unesp 2024?

A Unesp possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Ou seja, para garantir a aprovação é necessário focar nos estudos e apostar em um material de qualidade. Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a Unesp 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.
CTA Curso para Vestibular Unesp
Você pode gostar também