A primeira fase da Fuvest, vestibular da Universidade de São Paulo (USP), será no dia 19 de novembro, enquanto a segunda está marcada para os dias 17 e 18 de dezembro. E é no dia 17 que será aplicada a prova de redação do processo seletivo, além de mais 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa.
No ano passado a redação teve o tema “refugiados ambientais e vulnerabilidade social“, com textos de Graciliano Ramos e Ailton Krenak, foto do livro Êxodos, de Sebastião Salgado, além de reportagens com dados e informações sobre o assunto.
Os temas de redação dos anos de 2022, 2021 e 2020 foram, respectivamente: “as diferentes faces do riso“, “o mundo contemporâneo está fora de ordem?” e “o papel da ciência no mundo contemporâneo”.
Para a edição de 2024, conversamos com Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, e pedimos para ele listar e comentar alguns possíveis temas de redação da Fuvest. Confira!
Navegue pelo conteúdo
1 — Sociologia brasileira
Fernando propõe uma possível discussão com as formas de socialização típicas da formação nacional, como o conhecido “jeitinho brasileiro” e alguns ataques feitos a entregadores de aplicativos por clientes que se sentem no direito de serem violentos em relação a um trabalho manual que entendem ser malfeito.
“O que justifica isso? Qual é a ideologia que autoriza essas pessoas a agirem assim em relação ao trabalhador? Na sociologia, discute-se a subalternização dos trabalhadores no Brasil. Dada a herança da mentalidade escravocrata, acreditamos que os trabalhadores manuais são desqualificados e podem ser tratados como os antigos negros domésticos eram tratados na casa grande”, pontua o professor.
2 — Ciência
O tema proposto por Fernando tem relação com a publicação do livro “Que bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério” dos autores, Natália Pasternak e Carlos Orsi. Dentre as polêmicas da obra, estão a classificação da psicanálise e da acupuntura como tolices, e não como ciência.
Veja o comentário do professor. “Após termos passado por uma pandemia que foi resolvida pela ciência, é possível dizer que todos os problemas humanos podem ser resolvidos cientificamente? Outros tipos de conhecimento são bobagens? Qual é o limite da ciência?”
+ Redação dissertativa-argumentativa: o que é e como escrever
+ Temas de redação da Fuvest dos últimos 30 anos
+ 9 palavras e expressões que NÃO devem ser usadas na redação
3 — Arte / Entretenimento / Cultura: o homem sem conteúdo das redes sociais
O professor comenta que “A arte e o entretenimento sempre foram momentos especiais de lazer em que o homem poderia ser confrontado com aquilo que tinha a ver com o desejo que o mundo do trabalho negava. Ouvir músicas sobre uma outra vida amorosa; assistir a filmes que supõem outras histórias existenciais; ler livros de ficção sobre situações próprias da alteridade tinham o poder de provocar a fantasia do indivíduo”.
Mas ele pontua uma novidade nesse mundo, e aí surgem questões que podem gerar um possível tema de redação da Fuvest. “Nos dias de hoje, surge outro personagem de entretenimento, o influencer, que oferece a si mesmo como espetáculo, sem uma elaboração imaginária, mas poderosa que poderia nos fazer pensar em outra realidade”.
4 — Discussão conceitual: o medo
O professor explica que em alguns anos a Fuvest escolhe um termo ou expressão para que haja a reflexão dos candidatos sobre o assunto. Em 2017, por exemplo, a banca pediu que o candidato se manifestasse sobre a expressão “menoridade” de Kant, ou em 2022, quando pediram que se fizesse uma reflexão sobre “as faces” do riso, citado acima.
Fernando afirma que um termo que pode ser considerado é o da “coragem”, que foi tema da série de conferências “Mutações”, na qual participaram grandes nomes do pensamento brasileiro.
Como é vista a redação da Fuvest?
Fernando também comentou o que acha da redação do vestibular da USP. “Ao analisar as propostas da Fuvest, a conclusão a que se pode chegar é a seguinte: eita banca imprevisível! Os temas são bastante variados, mas que têm a marca da discussão conceitual que leva os alunos a dizerem que as propostas da banca são “filosóficas”.
“No mínimo, pode-se dizer que a Fuvest privilegia as grandes questões contemporâneas discutidas na Filosofia ou Sociologia. Alguns grandes grupos temáticos podem ser perceptíveis: sociologia, brasileira, ciência, arte/entretenimento, discussão conceitual, política”, completa.
Calendário Fuvest 2024
- Pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição: 15/05 a 14/07/2023
- Divulgação do resultado da isenção e redução de taxa de inscrição: 03/08/2023
- Prazo para correção de documentos: de 04 a 11/08/2023
- Reanálise dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição: até 17/08/2023
- Divulgação do edital: 09/08/2023;
- Inscrições no Concurso Vestibular FUVEST 2024: de 17/08 a 10/10/2023 (prazo foi prorrogado, a data anterior era 06/10)
- 1ª fase: 19/11/2023
- Divulgação de aprovados na 1ª fase da Fuvest: ainda não foi divulgado;
- Divulgação dos locais de prova da 2ª fase da Fuvest: ainda não foi divulgado;
- 2ª fase: 17 e 18/12/2023
- Provas de habilidades específicas: 03 a 06/01/2024
- Divulgação do resultado: ainda não foi divulgado.
Como estudar para o Vestibular Fuvest?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Fuvest no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!