O Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC), liberou nesta segunda-feira (19) o resultado do pedido de reaplicação do Encceja 2022. Os candidatos podem conferir o resultado na Página do Participante. As provas de reaplicação do Encceja 2022 serão aplicadas em 18 e 19 de outubro.
Navegue pelo conteúdo
Quem pôde pedir a reaplicação do Encceja?
O edital do Encceja lista no item 4.12.1 as doenças que terão atestado médico aceito na justificativa para refazer a prova perdida no dia definido para reaplicação. São elas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Além disso, os candidatos acometidos por problemas logísticos como desastres naturais (que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometeu a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante, também terão uma nova oportunidade de fazer a prova.
Quantas questões tem o Encceja?
O Encceja é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha.
Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.
Qual é o formato da redação do Encceja?
O formato exigido será o texto dissertativo-argumentativo.
Quando sai o resultado do Encceja 2022?
O Inep publicou o resultado do Encceja 2022 no dia 22 de dezembro. Para ficar por dentro das datas do Encceja 2022 e da divulgação do novo edital, fique de olho no Portal Estratégia Vestibulares.
Veja também:
+ Confira o resultado do Encceja 2022!
Qual é a nota mínima para estar aprovado no Encceja?
Para o candidato ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.
Caso o candidato não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.
Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Como estudar para o Encceja 2022?
Agora que o Encceja 2022 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano.
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!
Saiba mais sobre o Encceja
- Encceja 2022: quando sai o resultado?
- Encceja: quais são os documentos aceitos para fazer a prova?
- Veja os temas de redação do Encceja nos anos anteriores
- 9 dúvidas frequentes durante a inscrição do Encceja
- Calendário Encceja 2022: datas, edital, provas e dicas de estudo
- O que estudar para o Encceja 2022?
- Encceja 2022: como conseguir o certificado do Ensino Fundamental e Médio?
- Gov.br: passo a passo para o cadastro único do governo federal
- Tema de redação Encceja 2020: “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil” e “Abandono afetivo do idoso no Brasil”
- Encceja 2022: quando sai o local de prova?