O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou na última quinta-feira (23) três mudanças no vestibular Fuvest 2023, que selecionará alunos para ingresso na Universidade no próximo ano letivo, são elas:
- Alteração na forma de classificação dos aprovados no vestibular;
- Implementação de uma comissão de verificação da autodeclaração dos alunos que concorrerão às vagas reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI); e
- Obrigatoriedade da apresentação do esquema vacinal completo da Covid-19 e doses de reforço para calouros.
Navegue pelo conteúdo
Entenda melhor as mudanças no vestibular Fuvest 2023
Entre as três alterações no vestibular, a que mais modificará a seleção é a “alteração na forma de classificação dos aprovados no vestibular”. O que isso significa? A partir dessa seleção, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de Ampla Concorrência (AC), em que o único pré-requisito é ter completado o Ensino Médio.
Já aqueles que também cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública brasileira, independentemente da renda, também concorrerão às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa de Escola Pública (EP). Assim como aqueles que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, também independentemente da renda, e que tenham cursado o Ensino Médio em uma escola pública, poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
Ou seja, todos os candidatos serão classificados de acordo com a sua nota do vestibular, independentemente da categoria que tenham se inscrito, primeiramente nas vagas de Ampla Concorrência, depois para as vagas de Escola Pública e por último para as vagas reservadas para os alunos PPI.
De acordo com o Conselho Universitário, essa medida visa corrigir possíveis distorções e ampliar as oportunidades de candidatos de Escola Pública ou que sejam pretos, pardos ou indígenas. Anteriormente, cada categoria era restritiva, a partir de agora será possível concorrer em mais de uma modalidade.
“Isso significa que, em 2023, provavelmente teremos um número maior de ingressantes egressos da escola pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pois também concorrerão às vagas destinadas à AC, assim como os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas também concorrerão às vagas destinadas à EP. A mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira para o Jornal da USP.
Já a criação de uma comissão de verificação de autodeclaração de candidatos PPI, visa evitar possíveis casos de fraudes e será realizada antes na matrícula. Segundo o Jornal da USP, essa comissão e os critérios de avaliação ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.
Por fim, a última mudança exige que todos os aprovados no vestibular Fuvest 2023 tenham o esquema vacinal da Covid-19 completo, inclusive as doses de reforço. O comprovante de vacinação deverá ser apresentado no momento da matrícula.
Calendário Fuvest 2023
- Divulgação do edital: 1º de agosto de 2022
- Inscrições: 15 de agosto a 23 de setembro de 2022
- Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 18 de novembro de 2022
- 1ª fase da Fuvest: 04 de dezembro de 2022
- Divulgação de aprovados na 1ª fase da Fuvest: 16 de dezembro de 2022
- Divulgação dos locais de prova da 2ª fase da Fuvest: 16 de dezembro de 2022
- 2ª fase da Fuvest: 08 e 09 de janeiro de 2023
- Divulgação do resultado: 30 de janeiro de 2023
Como é a primeira fase da Fuvest?
A primeira fase é composta por 90 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Além disso, há ainda as questões interdisciplinares, ou seja, que podem envolver mais de uma matéria. No total, os estudantes têm cinco horas para resolver as questões.
Como é a segunda fase da Fuvest?
Na segunda fase, são chamados os candidatos com as melhores notas e, assim, a prova torna-se classificatória, sendo que as melhores notas serão convocados para a matrícula. Essa fase é dividida em dois dias de aplicação.
Lista de obras obrigatórias da Fuvest 2023
Além de divulgar o calendário Fuvest USP 2023, a Fundação também confirmou que as obras obrigatórias da próxima edição do vestibular serão as mesmas do último ano:
Livros | Autores |
Poemas Escolhidos | Gregório de Matos |
Quincas Borba | Machado de Assis |
Alguma Poesia | Carlos Drummond de Andrade |
Angústia | Graciliano Ramos |
Mensagem | Fernando Pessoa |
Terra Sonâmbula | Mia Couto |
Campo Geral | Guimarães Rosa |
Romanceiro da Inconfidência | Cecília Meireles |
Nove Noites | Bernardo Carvalho |
Como estudar para a Fuvest 2023?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP em 2023 o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Fuvest 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!
Sabia mais sobre a Fuvest
- Assuntos que mais caem na Fuvest: veja a lista por disciplina e o que estudar para a primeira fase da USP
- Como é a prova da Fuvest?
- Fuvest divulga obras literárias obrigatórias de 2023, 2024, 2025 e 2026
- Notas de corte Fuvest: quanto você precisa para entrar na USP
- Raio-x do vestibular: quais as diferenças entre as provas do Enem, Fuvest, Unesp e Unicamp?
- Inscrição vestibular Fuvest: veja como fazer a inscrição na prova da USP
- Redação Fuvest: tudo sobre a redação do vestibular da USP
- Vestibular Fuvest: cursos, concorrência, inscrição e mais