Fuvest 2023: USP aprova mudanças no vestibular; veja quais são

Fuvest 2023: USP aprova mudanças no vestibular; veja quais são

Mudanças no vestibular Fuvest 2023 alteram a forma de concorrência entre as vagas; saiba como isso pode impactar o vestibular

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou na última quinta-feira (23) três mudanças no vestibular Fuvest 2023, que selecionará alunos para ingresso na Universidade no próximo ano letivo, são elas:

  • Alteração na forma de classificação dos aprovados no vestibular;
  • Implementação de uma comissão de verificação da autodeclaração dos alunos que concorrerão às vagas reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI); e
  • Obrigatoriedade da apresentação do esquema vacinal completo da Covid-19 e doses de reforço para calouros.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Entenda melhor as mudanças no vestibular Fuvest 2023

Entre as três alterações no vestibular, a que mais modificará a seleção é a “alteração na forma de classificação dos aprovados no vestibular”. O que isso significa? A partir dessa seleção, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de Ampla Concorrência (AC), em que o único pré-requisito é ter completado o Ensino Médio.

Já aqueles que também cursaram o Ensino Médio em escolas da rede pública brasileira, independentemente da renda, também concorrerão às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa de Escola Pública (EP). Assim como aqueles que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, também independentemente da renda, e que tenham cursado o Ensino Médio em uma escola pública, poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Ou seja, todos os candidatos serão classificados de acordo com a sua nota do vestibular, independentemente da categoria que tenham se inscrito, primeiramente nas vagas de Ampla Concorrência, depois para as vagas de Escola Pública e por último para as vagas reservadas para os alunos PPI.

De acordo com o Conselho Universitário, essa medida visa corrigir possíveis distorções e ampliar as oportunidades de candidatos de Escola Pública ou que sejam pretos, pardos ou indígenas. Anteriormente, cada categoria era restritiva, a partir de agora será possível concorrer em mais de uma modalidade.

“Isso significa que, em 2023, provavelmente teremos um número maior de ingressantes egressos da escola pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pois também concorrerão às vagas destinadas à AC, assim como os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas também concorrerão às vagas destinadas à EP. A mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao pretender uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social brasileira”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira para o Jornal da USP.

Já a criação de uma comissão de verificação de autodeclaração de candidatos PPI, visa evitar possíveis casos de fraudes e será realizada antes na matrícula. Segundo o Jornal da USP, essa comissão e os critérios de avaliação ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.

Por fim, a última mudança exige que todos os aprovados no vestibular Fuvest 2023 tenham o esquema vacinal da Covid-19 completo, inclusive as doses de reforço. O comprovante de vacinação deverá ser apresentado no momento da matrícula.

Calendário Fuvest 2023

  • Divulgação do edital: 1º de agosto de 2022
  • Inscrições: 15 de agosto a 23 de setembro de 2022
  • Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 18 de novembro de 2022
  • 1ª fase da Fuvest: 04 de dezembro de 2022
  • Divulgação de aprovados na 1ª fase da Fuvest: 16 de dezembro de 2022
  • Divulgação dos locais de prova da 2ª fase da Fuvest: 16 de dezembro de 2022
  • 2ª fase da Fuvest: 08 e 09 de janeiro de 2023
  • Divulgação do resultado: 30 de janeiro de 2023

Como é a primeira fase da Fuvest?

primeira fase é composta por 90 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Além disso, há ainda as questões interdisciplinares, ou seja, que podem envolver mais de uma matéria. No total, os estudantes têm cinco horas para resolver as questões.

Como é a segunda fase da Fuvest?

Na segunda fase, são chamados os candidatos com as melhores notas e, assim, a prova torna-se classificatória, sendo que as melhores notas serão convocados para a matrícula. Essa fase é dividida em dois dias de aplicação.

Lista de obras obrigatórias da Fuvest 2023

Além de divulgar o calendário Fuvest USP 2023, a Fundação também confirmou que as obras obrigatórias da próxima edição do vestibular serão as mesmas do último ano:

LivrosAutores
Poemas EscolhidosGregório de Matos
Quincas BorbaMachado de Assis
Alguma PoesiaCarlos Drummond de Andrade
AngústiaGraciliano Ramos
MensagemFernando Pessoa
Terra SonâmbulaMia Couto
Campo GeralGuimarães Rosa
Romanceiro da InconfidênciaCecília Meireles
Nove NoitesBernardo Carvalho

Como estudar para a Fuvest 2023?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP em 2023 o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Fuvest 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Sabia mais sobre a Fuvest

Você pode gostar também