O Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), anunciou a oferta de 112.168 novas vagas para o programa em 2025. Desse total, 56 mil oportunidades serão para participantes do Fies Social, modalidade exclusiva para candidatos beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
O Fies é um programa usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos que serão contemplados com condições mais favoráveis de financiamento para o pagamento de mensalidade em instituições particulares de Ensino Superior. No caso do Fies Social, os encargos podem ser custeados em até 100% pelo MEC, e há cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Para o primeiro semestre de 2025, está prevista a oferta de 67.301 vagas, enquanto que para o segundo serão 44.867 oportunidades de financiamento. O edital do Fies 2025 ainda não foi divulgado pelo MEC.
Leia tamabém:
+ 20 melhores universidades particulares do Brasil, segundo o RUF
Navegue pelo conteúdo
Quem pode participar do Fies?
Para participar do Fies, os interessados precisam cumprir os requisitos abaixo:
- Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a Redação e não ter participado do Enem como treineiro; e
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos; ou
- Ser cadastrado no CadÚnico e possuir renda per capta de até meio salário mínimo, no caso do Fies Social.
Como conseguir uma vaga no Fies?
Para ingressar em qualquer um dos programas de governo de acesso ao Ensino Superior, é necessário realizar o Enem!
E, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: