Fuvest 2023: inscrições do vestibular da USP já começaram

Fuvest 2023: inscrições do vestibular da USP já começaram

Quer participar do vestibular Fuvest 2023? Inscrições começam nesta segunda-feira e vão até o dia 23 de setembro; veja como participar

As inscrições do vestibular Fuvest 2023 começam nesta segunda-feira (15), a partir das 12h. Os interessados em concorrer a uma das 8.230 vagas reservadas para o vestibular tradicional terão até o dia 23 de setembro para fazer a inscrição na prova.

Nesta edição, a taxa de inscrição é de R$ 191,00 (cento e noventa e um reais), aumento de 4.94% em comparação com a última edição, e deve ser paga até às 17h do dia 27 de setembro.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como fazer a inscrição no vestibular Fuvest 2023?

A inscrição para a prova deve ser realizada diretamente no site da Fuvest, pela Área do Candidato.

Ao fazer a inscrição, o interessado deve indicar até duas opções de curso e também a cidade em que pretende realizar a prova.

Qual é o calendário do Fuvest 2023?

Confira o calendário da Fuvest 2023 com as datas divulgadas pelo edital oficial da prova:

  • Inscrições: 15/08 a 23/09/2022
  • Pagamento da taxa de inscrição: até o fim das inscrições
  • Divulgação dos locais de prova: 18/11/2022
  • 1ª Fase Fuvest 2023: 04/12/2022
  • 2ª Fase Fuvest 2023: 08 e 09/1/2023
  • Provas de habilidades específicas: entre 11/01 e 14/01/2023
  • Divulgação do resultado da Fuvest 2023: 30/01/2023

Qual é formato do vestibular Fuvest USP?

vestibular Fuvest USP possui duas fases, sendo a primeira de caráter eliminatório e a segunda classificatória.

Como é a primeira fase da Fuvest?

primeira fase é composta por 90 questões objetivas sobre as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Além disso, há ainda as questões interdisciplinares, ou seja, que podem envolver mais de uma matéria. No total, os estudantes têm cinco horas para resolver as questões.

Como é a segunda fase da Fuvest?

Na segunda fase, são chamados os candidatos com as melhores notas e, assim, a prova torna-se classificatória, sendo que as melhores notas serão convocados para a matrícula. Essa fase é dividida em dois dias de aplicação.

1º dia segunda fase da Fuvest

No primeiro dia de prova, os candidatos respondem a dez questões dissertativas sobre a Língua Portuguesa, com conteúdos sobre compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. Além disso, o candidato produz uma redação dissertativa-argumentativa.

Saiba mais: 
+ Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Fuvest
+ Veja os temas de Redação do Vestibular Fuvest dos últimos 30 anos

2º dia da segunda fase da Fuvest

No segundo dia de aplicação, os participantes respondem a 12 questões, também dissertativas, de duas a quatro matérias, algo que depende da carreira escolhida durante a inscrição.

“Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma”, explica a última edição do Manual do Candidato da Fuvest.

Além disso, para alguns cursos, há ainda a necessidade da prova de habilidades específicas, são eles: Artes Cênicas, Música e Artes Visuais. A avaliação de habilidades ocorre em outro dia e pode ter caráter eliminatório e classificatório.

Como estudar para a Fuvest 2023?

Agora que a largada foi dada, é a hora de focar nos estudos e, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a Fuvest 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest

Você pode gostar também