Texto Descritivo: estrutura e exemplos

Texto Descritivo: estrutura e exemplos

Contar sobre experiências, caracterizar pessoas, detalhar um objeto, especificar um processo e atitudes semelhantes são exemplos de usos do texto descritivo no dia a dia. Seja de maneira formal ou informal, esse tipo textual faz parte de diferentes profissões e cotidianos.

Como é frequentemente encontrado em diversos contextos, o texto descritivo aparece nos vestibulares com frequência. Para te ajudar com o assunto, a Coruja preparou um resumo com as principais características desse tipo textual. Vem conosco!

O que é um texto descritivo?

O texto descritivo é aquele em que um objeto, animal, pessoa, cenário ou situação está sendo detalhadamente analisado e caracterizado. Como analogia, ele pode ser considerado uma fotografia ou vídeo, de forma que transmite as sensações e sentimentos por meio das palavras.

Ele é muito comum nas literaturas românticas e poemas. No Brasil, por exemplo, a obra Iracema, de José de Alencar, elenca forte característica descritiva, além de adicionar adjetivos hiperbolicamente, idealizando a amada — ponto marcante do romantismo:

“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.”

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Características do texto descritivo

Nos textos descritivos, é muito comum a presença de adjetivos, substantivos e locuções adjetivas que atribuem qualidade ao ente descrito e permitem uma melhor representação dele. 

Os verbos de estado, como ser, estar, permanecer, continuar, ficar, entre outros acompanham as características e são parte importante na composição do texto descritivo. 

Cada tipo de descrição traz grandezas diferentes:

  • Pessoas geralmente são caracterizadas com altura, cheiro, peso, cores, tipo de cabelo, caráter, humor e personalidade;
  • os textos descritivos para objetos trazem cores, textura, dimensões físicas, aspecto visual geral, entre outros;
  • Quando o ente descrito é uma localidade, podem ser adicionados adjetivos que ditam o clima, o tempo, a vegetação, o perfil hídrico, o relevo, além de comportamentos sociais, econômicos e políticos.

Geralmente, os itens e comportamentos retratados aparecem encadeados e enumerados por vírgulas, conjunções e conectivos. Além disso, diferente do gênero narrativo, não há obrigatoriedade em constituir tempo e espaço para o enredo. 

Descrições sensoriais

Nos textos descritivos, os órgãos de sentido são acionados para que o leitor se insira no contexto textual. Veja exemplos:

  • Visão: ceú azul, olhos castanhos, toalha xadrez, blusa listrada, saia colorida;
  • Tato: mão áspera, travesseiro macio, vibração do celular;
  • Olfato: cheiro forte, odor fétido, aroma floral;
  • Audição: voz aguda, música grave, quarto silencioso, festa barulhenta; e
  • Gustação: bala doce, limão azedo, molho ácido.

Tipos de texto descritivo

Além de simplesmente retratar um elemento, o texto descritivo pode ser classificado em duas principais vertentes, que diferem pelo grau de subjetividade da escrita e pelo contexto em que se inserem.

Texto descritivo objetivo

O texto descritivo objetivo parece de maneira mais clara, concisa e impessoal. A opinião do emissor não interfere na transmissão da mensagem, ou seja, ela é enviada de maneira realista e isenta de comentários. 

Por exemplo: “A menina se chama Mariana, tem 19 anos e mora em Mauá, região metropolitana de São Paulo. Tem cabelos lisos e longos, olhos acastanhados, bochecha rosada e pele branca. Mede 1,63m e tem 52kg.”

Texto descritivo subjetivo

Por sua vez, o texto descritivo subjetivo é aquele em o autor possui maior liberdade em expressar suas opiniões e impressões no texto. Nesse caso, a subjetividade do escritor interfere na construção e representação do elemento. 

Um modelo: “Meu amigo se chama Andrew, seu sorriso transmite alegria, seus olhos diminuem quando sorri e adquirem um preto brilhante. Ele tem baixa estatura, um jeito tímido de andar e braços naturalmente musculosos. Suas mãos são curtas e secas, um pouco ásperas ao toque, mas são fascinantes dedilhando seu piano. ”

Questões de Texto Descritivo

Depois de conhecer as principais características do texto descritivo, é importante reconhecê-los nos enunciados de vestibular e estar atento à pergunta feita na questão. No exemplo abaixo, a Coruja desenvolveu um raciocínio sobre um exercício que apareceu na banca da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

1) A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser chamada de Brasil. Ali, percebe-se não apenas a curiosidade do europeu pelo nativo, mas também seu pasmo diante da exuberância da natureza da nova terra, que, hoje em dia, já se encontra degradada em muitos dos locais avistados por Caminha. Tendo isso em vista, leia o fragmento a seguir.

Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque a estender d’olhos não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem.

CASTRO, Sílvio (org.). A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. l 15-6.

Esse fragmento apresenta-se como um texto:

a) descritivo, uma vez que Caminha ocupa-se em dar um retrato objetivo da terra descoberta, abordando suas características físicas e potencialidades de exploração.

b) narrativo, pois a “Carta” é, basicamente, uma narração da viagem de Pedro Alvares Cabral e sua frota até o Brasil, relatando, numa sucessão de eventos, tudo o que ocorreu desde a chegada dos portugueses até sua partida.

c) argumentativo, pois Caminha está preocupado em apresentar elementos que justifiquem a exploração da terra descoberta, os quais se pautam pela confiabilidade e abrangência de suas observações.

d) lírico, uma vez que a apresentação hiperbólica da terra por Caminha mostra a subjetividade de seu relato, carregado de emotividade, o que confere a ‘Carta’ seu caráter especificamente literário.

e) narrativo-argumentativo, pois a apresentação sequencial dos elementos físicos da terra descoberta serve para dar suporte à ideia defendida por Caminha de exploração do novo território.

No decorrer do trecho, percebe-se a descrição detalhista do cenário, formas e nuances do território que se conhecia. Além disso,  observam-se as impressões, sentimentos, sensações, qualidades e características destacadas pelo autor — pontos que indicam a existência de um texto descritivo.

Além disso, em alguns momentos é notável o desejo de exploração de Caminha: “ E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem.”  Tais evidências apontam que a alternativa correta é a letra A. 

Aprenda mais sobre textos descritivos

Quer aprender mais sobre texto descritivo, gêneros textuais e interpretação de texto? Inscreva-se no canal do Estratégia Vestibulares do youtube, lá você encontra aulas didáticas e objetivas sobre os principais assuntos das provas. Assista:

Veja também: Texto Literário: conceitos e características

Para treinar seu conhecimento sobre interpretação e compreensão de textos descritivos, conheça o banco de questões do Estratégia Vestibulares: são 250 mil exercícios e resoluções compilados em uma só plataforma!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também