O trabalho remoto vem sendo muito debatido pelas empresas e profissionais de diversas áreas e pontos como mobilidade urbana, economia de energia e de espaço e ganho de tempo pesam a favor, enquanto a criatividade, trabalho em equipe e concentração são colocados como possíveis pontos contrários para quem quer trabalhar em casa.
Entre empresas que voltaram com o modelo presencial e outras que estimulam o home office, o mercado de trabalho segue discutindo a questão. Mas, para autônomos e algumas profissões específicas, há uma fatia de mercado que está destinada ao trabalho remoto.
O Portal Estratégia Vestibulares listou alguns cursos para quem quer trabalhar em casa ou até mesmo como nômade e que buscam essas opções como estilo de vida. Confira!
Navegue pelo conteúdo
Psicologia
O crescimento da telemedicina impulsionou também a possibilidade de realizar atendimentos psicológicos virtuais, facilitando pontos como dificuldade de deslocamento, agilidade de horários e encaixes mais dinâmicos de agenda.
A modalidade virtual foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia e permite, portanto, o atendimento de pacientes que estejam em outras cidades, estados e até mesmo países com o mesmo profissional.
Ciências Contábeis
A gestão e controle financeiro feito por profissionais formados em Ciências Contábeis pode ser feita em formato virtual com o apoio de softwares específicos voltados para a área.
E isso pode ser feito tanto para profissionais autônomos e individuais como mesmo para empresas com diversos profissionais e áreas de atuação diferentes.
+ Cursos para quem quer trabalhar sendo autônomo
Publicidade e Propaganda
A área de comunicação como um todo é uma das mais impactadas no modelo home office. Formados em Publicidade e Propaganda atuam em várias frentes, como atendimento, que é a ponte entre agências de publicidade e clientes, planejamento de ações, social media, criação de peças publicitárias e outros.
Esses trabalhos podem envolver regimes home office e também híbridos, em que não há a necessidade de ir aos escritórios todos os dias, mas existem reuniões e dias específicos de trabalho presencial.
Jornalismo
Outra área ligada à comunicação, o Jornalismo forma profissionais que trabalham em redações de diversos veículos, assessorias de imprensa, revisão de conteúdo, social media e como redatores, todas as áreas citadas permitem o regime home office.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Formados na área podem atuar em áreas como Tecnologia de Informação (TI) em empresas diversas e também como desenvolvedor, seja autônomo ou em corporações.
A profissão permite o trabalho em regime de home office, já que toda a rotina é feita em computadores, muitas vezes inclusive com pouca interação entre outras pessoas.
Arquitetura e Urbanismo
Ainda que haja boa parte da atuação de forma presencial, é possível atuar em home office, já que muitos projetos podem ser feitos com softwares apropriados e mesas especializadas e voltadas para o segmento.
Design
O designer possui as mesmas características que as citadas para o arquiteto citado acima. Muitos dos trabalhos, inclusive, são de webdesign, que consiste em fazer artes para o mundo virtual. Além disso, até mesmo obras físicas podem ser feitas online e posteriormente montadas em espaços reais.
+ Home office: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular
Nutrição
O atendimento de nutricionistas pode ser feito de forma virtual com acompanhamento de seus pacientes, com recomendações de acordo com as descrições dos mesmos sobre suas rotinas alimentares e questões de saúde.
Muitos aplicativos e planos de saúde oferecem o acompanhamento nutricional de forma virtual, com atendimentos em vídeo e planos individualizados.
Administração
O gerenciamento de projetos, com atribuição de tarefas e alinhamento de equipes são funções que podem ser executadas em regime de home office, inclusive em negócios que já tem como veia principal o online.
O armazenamento em nuvem e a utilização de VPNs possibilitam o acesso a documentos de qualquer lugar e isso beneficia não só o administrador, como todas as outras profissões citadas.
+ 9 cursos para quem quer empreender
Bônus: licenciaturas e EaD
As licenciaturas também veem o crescimento do mercado virtual para aulas, palestras e cursos online. O chamado Ensino a Distância tem ganhado adeptos e muitas empresas já são 100% focadas nesse modelo de ensino.
Portanto, as graduações de licenciaturas diversas já se preparam para formar profissionais que trabalharão com o home office em seu cotidiano.