9 cursos para quem quer empreender

9 cursos para quem quer empreender

Entenda como uma graduação pode ajudar quem deseja empreender e ter seu próprio negócio

Muitos jovens pensam em ter seu próprio negócio para trabalhar e ter renda. O empreendedorismo é um meio visto por muitos como uma possibilidade de ter altos ganhos em um curto espaço de tempo, mas o caminho não é tão simples como parece. Afinal de contas, ter e manter uma empresa em funcionamento exige esforço, conhecimento de mercado e investimentos variados.

A busca por um negócio próprio também tem a ver com satisfação pessoal, poder trabalhar com algo que você realmente gosta e até mesmo se especializou na área, mas também há dificuldades como lidar com burocracias, desenvolver projetos e conhecer as características de vários pontos de uma empresa, para tomar as decisões corretas em cada passo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Ainda que não seja obrigatório fazer um curso de Ensino Superior para empreender, a maioria dos fundadores de grandes empresas passaram pela universidade antes de desenvolverem um negócio, como ilustrado pela matéria ”Onde os fundadores dos unicórnios brasileiros estudaram”, da InfoMoney.

Se você é uma dessas pessoas que tem desejo de abrir um negócio, mas quer ter uma graduação que possa te ajudar nesse sonho, leia o artigo abaixo. O Portal Estratégia Vestibulares listou alguns cursos para quem quer empreender e como eles podem ser um caminho para compreender melhor o caminho até sua empresa.

Administração

O curso mais óbvio para quem pensa em empreender é Administração justamente pelo fato de que muitos conceitos passados em sala de aula são voltados para o universo dos negócios. Na graduação é passado conceitos de economia financeira, logística, contabilidade, gestão de processos e pessoas e mais.

Além disso, a atuação de um profissional formado em Administração possibilita trabalhos em diversos setores, desde comércio e indústria até mesmo entretenimento e saúde, por exemplo.

+ 50 melhores cursos de Administração, segundo o MEC

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é um dos cursos com maior atuação para quem deseja empreender. Na graduação o aluno aprende a planejar sistemas de controle de qualidade, otimizar recursos variados e desenvolver organizações e processos dentro de uma empresa.

O curso ensina, portanto, a entender os processos, o que pode acarretar em um melhor aproveitamento de recursos, além de evitar desperdícios, enxergando caminhos alternativos e eficazes da estratégia de uma empresa como um todo, ou de uma série de processos.

+ 50 melhores cursos de Engenharia de Produção do Brasil, segundo o MEC
+ Quais são os tipos de Engenharia no Brasil?

Ciências Contábeis

A parte de finanças é a especialidade das Ciências Contábeis, mas não só isso. O curso ensina a organizar operações financeiras e dados patrimoniais, seus registros e processos. O foco de um profissional da área contábil é manter uma empresa saudável financeiramente, conseguindo equilibrar despesas, receitas e investimentos.

O curso é uma boa opção para quem deseja empreender justamente por capacitar pessoas a fazer planejamentos estratégicos, gerenciar riscos e compreender como gerir as finanças de um negócio, fazendo-o prosperar de acordo com suas características.

+ 50 melhores cursos de Ciências Contábeis, segundo o MEC

Marketing

Outro curso que pode ajudar na jornada de um empreendedor é o Marketing, que ensina a desenvolver estratégias de venda e aumento de lucratividade. Na graduação o aluno aprende a compreender tendências de consumo e como são desenvolvidos produtos e serviços variados.

Dentre as matérias e conceitos apresentados estão administração, marketing digital, gestão de projetos e comunicação. A carreira permite que um futuro empreendedor conheça mais detalhes sobre o mundo das vendas e como impulsionar um negócio por meio delas.

+ Veja quais profissões estão em alta para 2023

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda ensina o comportamento de consumo de um potencial cliente e como lidar com as mudanças e tendências de mercado. A graduação ensina a criar e lidar com campanhas publicitárias, desenvolvimento de estratégias de negócios e como vender as ideias, serviços e produtos embutidos em uma empresa.

As etapas de criação, desde o atendimento a o cliente, até a veiculação de um anúncio são pontos fundamentais do curso, que também se envolve com o mundo digital e as diversas formas de se anunciar algo.

+ 50 melhores cursos de Publicidade e Propaganda, segundo o MEC
+ 7 filmes para quem quer estudar Publicidade e Propaganda

Sistemas de Informação

Se você quer desenvolver um negócio do ramo da tecnologia, o curso de Sistemas de Informação pode ser uma boa opção. Nele, os alunos aprendem a como utilizar recursos tecnológicos para melhorar processos, aumentar a produtividade de uma empresa e facilitar o alcance dos produtos e serviços oferecidos para seus clientes.

A área está em constante evolução, por isso pode ser interessante seguir com os estudos para compreender as tendências de um mercado rápido e dinâmico, mas com grandes possibilidades atualmente.

+ 50 melhores cursos de Sistemas de Informação, segundo o MEC

Ciências Econômicas

Habilidades financeiras combinadas com conhecimentos políticos e históricos da economia global e brasileira são pontos transmitidos na graduação de Ciências Econômicas. Assim, o aluno adquire capacidades de ler e compreender cenários e contextos econômicos com diferentes perspectivas, algo que pode ser muito útil ao planejar e estabelecer os rumos de um negócio.

A atuação é variada e inclui consultoria, assessoria, auditoria e planejamento em praticamente todas as áreas de mercado. Esses fatores contribuem para que a graduação esteja na lista de cursos para quem quer empreender.

+ 11 citações sobre economia para usar na redação
+ 13 filmes sobre Economia para incluir no repertório sociocultural
+ 50 melhores cursos de Economia do Brasil, segundo o MEC

Direito

Direito é um curso que lida com todos os aspectos de legislações, inclusive a trabalhista, algo que pode ser de grande valia ao abrir uma empresa. Além de conseguir analisar e entender o mundo jurídico, suas leis, normas e brechas, o graduado em Direito também exercita pontos como capacidade de negociação, de comunicação e de convencimento, pontos que podem auxiliar também quem toca uma empresa.

Dessa forma, os estudantes e formados podem aplicar esses conceitos independentemente da área de atuação de uma empresa, a partir de especializações, por exemplo. Além disso, a graduação também abre margem para abrir um escritório voltado para algum serviço do próprio Direito.

+ 50 melhores cursos de Direito do Brasil, segundo o MEC
+ Direito: graduação, mercado, carreiras jurídicas e mais

Design

O curso de Design pode ser visto muitas vezes como um curso artístico, mas existem áreas de atuação que integram bem o que é aprendido com habilidades que podem ser aplicadas no mundo dos negócios. Além da parte digital, que pode ser utilizada na divulgação e composição de uma marca e seus serviços, há também o design de produto, em que são desenvolvidos produtos variados.

O profissional especializado em design de produto tem atuação em todas as etapas de criação de um produto, trabalhando em pesquisas de mercado até o marketing de venda do conceito. A área é tão ampla que pode compreender a elaboração de máquinas como carros e eletrodomésticos, até embalagens, móveis, itens tecnológicos e objetos variados.

+ 50 melhores cursos de Design, segundo o MEC
+ Faculdade de Design Gráfico: como é o curso, carreira, grade curricular e mais

Extra: cursos de gestão

Além dos cursos de graduação tradicionais, é possível fazer pós-graduações e até mesmo graduações ou cursos tecnólogos relacionados à gestão. Existem cursos sobre diferentes gestões: processos, recursos humanos, ambiental, comercial, turismo, pública, financeira, hospitalar… O importante é conhecer a grade e ter relação com a área da empresa.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Empreenda na sua carreira como estudante com o apoio do Estratégia Vestibulares! Nossos cursos são on-line e podem ser feitos de qualquer lugar a qualquer hora, com materiais exclusivos e professores capacitados, além de serviços como Banco de Questões completaço, video aulas, PDFs, mentoria e muito mais. Confira!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também