Faculdade de Química: grade curricular, mercado de trabalho e realidades do curso

Faculdade de Química: grade curricular, mercado de trabalho e realidades do curso

Veja mais detalhes sobre a faculdade de Química: expectativas e realidades, perfis profissionais e áreas de atuação

Química não é uma graduação que as pessoas não sabem que existem, pelo contrário. Por ser uma matéria do Ensino Médio, o curso tem, de cara, a assimilação do que o assunto representa, ainda que de forma inicial.

O curso de Química forma profissionais para o mercado, para a academia, ou seja, pesquisas científicas na área, e também para formar professores, por meio da licenciatura. Se você está pensando em entrar nessa graduação, leia o artigo abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Para falar sobre o curso, entrevistamos o professor de Química do Estratégia Vestibulares, Gabriel Prazeres! Saiba mais sobre a grade curricular do curso, possibilidades de carreira, perfis profissionais, instituições que possuem essa graduação e muito mais! Acompanhe.

O que é Química?

A Química é a área da ciência que aborda as propriedades das substâncias, as mudanças que elas passam e as leis naturais usadas para descrever cada uma dessas mudanças.

As disciplinas de Química são reunidas em cinco divisões: Química Inorgânica (responsável por estudar a matéria inorgânica), Química Orgânica (compostos de carbono), Bioquímica (composição e reações químicas de substâncias existentes em organismos biológicos), Físico-Química (aspectos energéticos dos sistemas químicos em diversas escalas) e Química Analítica (estuda os materiais e busca compreender itens como quantidade, estrutura e composição).

Por conta de suas características, é considerada uma ciência central, que tem seus saberes conectados a outras ciências naturais, como a Biologia ou Geologia, por exemplo. Além disso, é considerada uma ciência exata, juntamente com a Matemática e a Física.

Como funciona o curso de Química?

O curso de Química tem como mínimo a carga horária de 2.400 horas, que devem ser administradas em quatro ou mais anos. Segundo as Diretrizes Curriculares do curso, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), uma pessoa formada no curso terá:

  • Compreensão sobre os conceitos, leis e princípios da Química;
  • Conhecimento das propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos químicos que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico e aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade; e
  • Reconhecimento da Química como uma construção humana e compreendendo os  aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos culturais, socioeconômico e político. 

O curso exige também uma certa habilidade em Matemática para compreender conceitos aplicados ao longo do curso e até mesmo interpretar resultados de experimentos e modelos de probabilidade.

Grade curricular de Química

A Grade Curricular de Química contempla as cinco divisões já citadas do curso e tem diversas disciplinas vistas em praticamente todos os cursos da graduação no Brasil. Veja abaixo algumas delas:

  • Bioquímica;
  • Química Orgânica;
  • Química Analítica;
  • Química Inorgânica;
  • Físico-química;
  • Química Ambiental;
  • Química de Soluções;
  • Química Geral;
  • Matemática Aplicada à Química;
  • Operações Unitárias;
  • Processos Químicos Industriais;
  • Métodos de Identificação de Compostos;
  • Química Experimental;
  • Cálculo Diferencial e Integral.

As diretrizes descritas pelo MEC ainda incluem itens diversos, como as relações com a aplicação do conhecimento adquirido na graduação de Química. Veja alguns exemplos:

  • Saber realizar avaliação crítica da aplicação do conhecimento em Química tendo em vista o diagnóstico e o equacionamento de questões sociais e ambientais;
  • Ter curiosidade intelectual e interesse pela investigação científica e tecnológica, de forma a utilizar o conhecimento científica e socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos;
  • Saber identificar e apresentar soluções criativas para problemas relacionados com a Química ou com áreas correlatas na sua área de atuação;
  • Saber planejar, supervisionar e realizar estudos de caracterização de sistemas de análise;
  • Possuir conhecimentos relativos ao planejamento e à instalação de laboratórios químicos; e
  • Saber realizar o controle de operações ou processos químicos no âmbito de atividades de indústria, vendas, marketing, segurança, administração pública e outras nas quais o conhecimento da Química seja relevante.

Veja também:
50 melhores cursos de Química do Brasil, segundo o MEC
50 melhores cursos de Biomedicina do Brasil, segundo o MEC
Quais são os tipos de Engenharia no Brasil?
9 Assuntos de Matemática que mais caem no Enem
Química geral: o que é e principais assuntos

Áreas de atuação e mercado de trabalho da Química

Um químico formado pode atuar em setores como agropecuária, com trabalhos relacionados a meio ambiente e proteção ambiental, exercer atividades laboratoriais distintas e estudar processos químicos e biológicos de setores da saúde como na produção de vacinas, medicamentos e novos produtos.

Além disso, é possível atuar no ramo industrial, em produção de alimentos diversos, produtos químicos, extração de materiais naturais como gás, petróleo e minérios. Algumas atividades podem envolver riscos como exposição a radiação, altas e baixas temperaturas e materiais tóxicos.

Uma outra opção é a licenciatura, em que o profissional se capacita para passar seu conhecimento para alunos de diversos níveis de conhecimento, desde o Ensino Médio até mesmo pós-graduações, claro, quando o professor tiver competência para exercer tal função.

Gabriel Prazeres comenta sobre o mercado de trabalho que um profissional formado em Química vai encarar. “Por mais que eu tenha me formado como bacharel e licenciado em Química, eu só acompanhei a evolução na área da licenciatura. Para trabalhar no ensino de Química, além das escolas e cursinhos, a área de ensino por divulgação nas redes sociais é uma crescente no momento”. 

“Portanto, se você vai estudar licenciatura, eu sugiro que faça cursos paralelos ou pegue matérias que te ajudem a entender melhor como edição de conteúdos, marketing, jornalismo, um pouco da visão de redes sociais. Isso vai te ajudar a fazer seu conteúdo ser mais visto”, complementa.

Carreira acadêmica

Na carreira acadêmica há linhas de estudo diversas, como por exemplo, o desenvolvimento de fontes de energia e processos de transformação e estrutura da matéria, como é visto no programa de pós-graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pós em Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), que inclui orientadores do Instituto Butantan e do Hospital Sírio-Libanês.

Na Universidade de Brasília (UnB) há pós-graduação voltada para Tecnologia Química e Biológica, que envolve estudos sobre biocombustíveis, Remediação Ambiental e Biofármacos e educação em Ciências. O último tema, por sinal, é aprofundado no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, em que há cursos de mestrado e doutorado de forma interdisciplinar desde 1971.

Gabriel dá seu parecer sobre a carreira de pesquisador, seja nas universidades ou no setor privado. “Se você for um pesquisador de uma indústria, você pode esperar um incentivo e melhores condições de remuneração. Porém, infelizmente, a pesquisa científica na universidade brasileira não está nas melhores fases. Todavia, fazer pesquisa no exterior é sempre um caminho facilitado para o jovem brasileiro”.

Professor de Química: como é a licenciatura

Muitos entram no curso com o desejo de se tornarem professores da matéria em escolas e universidades. Com a graduação em licenciatura em Química, isso é possível. Gabriel faz seu relato sobre como é ser professor no país e na ciência.

“O quesito que menos motiva a quem quer ser um professor no Brasil é a remuneração e a qualidade de vida pelo número de aulas semanais. A vida do professor é a correria de muitas aulas na semana para conseguir levantar um salário bom no fim do mês. Além da dificuldade financeira, é importante destacar que o trabalho de sala de aula requer pesquisa e estudo. A construção de um excelente profissional na educação requer muito estudo, prática e paciência”, explica o professor.

faculdade-de-química

Perfil profissional de um químico

Um perfil profissional não significa exclusão de outras características dentro de uma profissão, até porque são atividades diversas e conhecimentos distintos. Em Química não é diferente, existem áreas que pessoas mais desenvoltas vão conseguir performar mais e existem espaços para pessoas mais tímidas, ou metódicas.

É necessário pensar na rotina que você deseja levar e também nas suas principais qualidades, no que você pode se destacar, como explica Gabriel. “Química é dividida em muitos segmentos seja voltada para a pesquisa, para a indústria ou para o ensino. Cada área tem sua rotina de atuação, portanto é necessário ter um perfil claro do tipo de trabalho e rotina que deseja ter ao longo dos seus dias”.

Expectativas e realidades

É natural descobrir situações e mercados novos do que foi imaginado quando se está fazendo o curso comparado à época de vestibulando. Muitas vezes o aluno se descobre em outras áreas de uma determinada ciência ou até mesmo percebe que o curso não faz sentido para ele. Cada um tem sua experiência e é importante entender cada etapa.

Gabriel Prazeres relata a sua experiência na escolha do curso. “Eu escolhi o curso porque as minhas melhores notas nas escola eram em Química, mas eu queria mesmo era ser perito químico ou trabalhar em alguma indústria. Eu achava que a vida no laboratório de Química era super dinâmica com muitas atividades. Porém, percebi que é uma atividade que exige muita concentração, perfeccionismo e paciência, não era para mim!”.

É necessário, pela ótica do professor, buscar por experiências diversas, para que a compreensão da profissão seja feita também na prática. Ainda mais quando falamos em uma área que tem atuações tão distintas.

“Fazer uma boa faculdade é chegar no mercado de trabalho apto para cumprir o seu papel. A pior coisa é sair da faculdade e ficar perdido em um laboratório de Química, portanto, é imprescindível que durante a faculdade de Química faça muitos estágios e técnicas de pesquisa”, finaliza.

Principais universidades que oferecem o curso de Química

Veja abaixo algumas instituições que oferecem o curso de Química:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  • Universidade de Brasília (UnB);
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie);
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ);
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV);
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio); e
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS).

Cursos próximos a Química

Por ser uma graduação do campo das exatas, os primeiros cursos pensados aqui são de Matemática e Física. Mas existem variáveis que uma pessoa que goste da matéria de Química possa se envolver como Bioquímica, Biomedicina, Engenharia Química e até mesmo Farmácia. O curso é base para outras ciências, portanto é um campo vasto de conhecimento.

Escolheu Química? Agora escolha o Estratégia Vestibulares!

Com o Estratégia Vestibulares você se capacita para prestar os vestibulares mais concorridos do Brasil com materiais exclusivos e professores ótimos, como é o caso do nosso querido Gabriel Prazeres! Não perca tempo e veja o que podemos fazer para te ajudar com esse sonho.

pacotes-intensivos-cta

Saiba mais sobre Química!

Você pode gostar também