Se você quer saber qual é a diferença entre Medicina e Enfermagem para escolher o curso ideal na hora do vestibular, veio ao lugar certo. O Portal Estratégia Vestibulares reuniu as informações mais importantes sobre as duas graduações e comparou suas diferentes. Confira e saiba tudo:
Leia também:
+ Quais são os principais cursos da área da saúde?
+ 5 filmes sobre o tema de saúde para aumentar o seu repertório sociocultural
+ 7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação
Navegue pelo conteúdo
Como é o curso de Medicina?
O curso de Medicina é oferecido exclusivamente na titulação de bacharelado, com aulas em período integral e duração de seis anos, sendo a graduação com a maior carga horária do Brasil.
Normalmente, o curso é dividido em três ciclos: o básico, o clínico e o internato. Durante o ciclo básico, que dura dois anos, os estudantes têm mais aulas teóricas em laboratórios e em contato com cadáveres. Nesta etapa, são ministradas disciplinas como Anatomia e Fisiologia, com o objetivo de fornecer conhecimento e prática no trato do corpo humano.
O ciclo clínico, por sua vez, também dura dois anos, e é durante esse período que os futuros médicos terão os primeiros contatos com pacientes. A ideia é aplicar os conhecimentos adquiridos no ciclo básico. Ainda assim, boa parte da carga horária de disciplinas continua sendo teórica.
Já o terceiro e último ciclo, o internato, pode ser comparado a um estágio. Também dura dois anos e os estudantes passam praticamente toda a carga horária realizando atividades práticas em unidades de saúde, com supervisão de professores, em cinco áreas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade/Medicina Preventiva.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), não exigem obrigatoriedade na apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Entretanto, existem instituições que preveem o trabalho na grade, com entrega geralmente feita ao final do ciclo clínico.
Veja algumas disciplinas comuns nos cursos de Medicina no Brasil:
- Anatomia;
- Fisiologia;
- Farmacologia;
- Patologia;
- Imunologia;
- Bioquímica.
Como é o curso de Enfermagem?
Os cursos de graduação em Enfermagem oferecem as titulações de bacharelado e licenciatura, com duração de quatro a cinco anos, e em turnos variados. No que toca às disciplinas, a graduação também oferece um ciclo básico e mais teórico e um ciclo mais específico e prático, como no curso de Medicina.
Entre as duas titulações disponíveis no curso de Enfermagem, há a diferença no enfoque da formação, e consequentemente nas disciplinas oferecidas. Enquanto os bacharéis têm uma formação voltada para a atuação em instituições de saúde, os licenciados recebem conteúdos ligados à docência e à didática, no ciclo específico, por exemplo.
Na etapa do estágio obrigatório, comum ao bacharelado e à licenciatura, há a diferença também do campo de atuação. As atividades práticas de estágio supervisionado por professores são exercidas em instituições de saúde e de educação, respectivamente.
O TCC não é obrigatório por parte do MEC, ainda assim, há instituições de ensino que abarcam na grade curricular o trabalho final.
Confira algumas das disciplinas comuns na graduação de Enfermagem:
- Anatomia;
- Administração de Medicamentos;
- Citologia e Histologia;
- Bioestatística;
- Fisiologia Humana;
- Imunologia.
Curso técnico em Enfermagem
A formação técnica em Enfermagem não é a mesma coisa que uma graduação na área. O profissional formado em licenciatura é habilitado para dar aulas em cursos de técnicos de Enfermagem, mas não em cursos superiores.
Principais diferenças entre Medicina e Enfermagem
Por exercerem trabalhos bastante interligados, dividindo quase todos os mesmos espaços de atuação, e o cuidado com a vida humana, os profissionais de Medicina e Enfermagem têm suas formações e atividades profissionais bem delimitadas.
A principal diferença entre as duas profissões é que o médico é o responsável pela investigação do quadro de enfermidade apresentado pelo paciente. É ele quem vai determinar um diagnóstico e receitar tratamentos ou intervenções cirúrgicas.
Depois disso, o enfermeiro entra em ação. É ele quem vai cuidar diariamente do tratamento do paciente e zelará pela sua recuperação seguindo as prescrições médicas.
Veja as principais diferenças entre os dois cursos de graduação:
Medicina | Enfermagem | |
Duração | 6 anos | 4 ou 5 anos |
Titulação | Somente bacharelado | Bacharelado e licenciatura |
Modalidade de ensino | Somente presencial | Presencial ou semipresencial |
Turno | Exclusivamente integral | Integral, matutino, vespertino ou noturno |
Mercado de trabalho de Medicina
Ao fim dos seis anos de formação, o médico deixa a faculdade com o título de “Médico Generalista” e já pode atuar em atendimentos de emergência nos Prontos Socorros, em Unidades de Saúde da Família e com consultas via telemedicina.
Já para atuar em áreas específicas da Medicina ou dar aulas em cursos de graduação, é necessário continuar estudando após a formatura. Para atuar como especialista, o médico generalista precisa fazer uma Residência Médica, que nada mais é do que uma pós-graduação prática e remunerada, sob a orientação de médicos especialistas já formados, e é a partir dela que os profissionais se tornam pediatras, dermatologistas e psiquiatras, por exemplo.
Agora, se o seu objetivo é se tornar um professor de graduação, será necessário cursar mestrado e doutorado nas áreas de Ciências Biológicas, Saúde ou Medicina. Além de atuar na área acadêmica e em espaços convencionais de saúde, os médicos também podem trabalhar em centros de pesquisa, clubes esportivos, na área militar e na polícia e até em organizações como Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha.
Em todas as áreas de atuação profissional, os médicos estão sob orientações e responsabilidade do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).
Mercado de trabalho de Enfermagem
Tanto o profissional bacharel quanto o licenciado em Enfermagem podem trabalhar em instituições de saúde. Neste campo, as áreas de atuação são diversas, como: Enfermagem Geral, que organiza as equipes de atendimento e assiste os pacientes; Enfermagem Médico-Cirúrgica, auxiliando um profissional de Medicina em cirurgias; e Enfermagem home-care, que oferece assistência a pacientes em domicílio.
Além delas, ainda há as áreas de trabalho menos conhecidas, como a Enfermagem Forense, que oferece cuidados à vítimas de violência, e a Enfermagem de Resgate, campo no qual o profissional atua em equipes de salvamento.
Para atuar nesses e em outras especialidades do campo da Enfermagem, também é necessário cursar uma pós-graduação, a Residência em Enfermagem. Nesta etapa da formação, o enfermeiro se dedica exclusivamente aos estudos práticos e pouco teóricos e é remunerado.
Já no campo da educação básica e técnica, exclusivo dos licenciados, os profissionais saem da faculdade prontos para ministrarem aulas no Ensino Médio e em cursos técnicos de Enfermagem. Já na área acadêmica, os formados em ambas as titulações precisam cursar mestrado e doutorado para dar aulas em cursos de graduação.
Os graduados em Enfermagem respondem ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e aos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) de seus estados.
Melhores cursos de Medicina e Enfermagem no Brasil
Anualmente, o MEC avalia os cursos de graduação em instituições públicas e privadas, e atribui uma nota de 1 a 5, com base no Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O cálculo do CPC é feito a partir do desempenho dos estudantes na prova do Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), e informações do Censo Superior sobre o número de doutores no corpo docente e seu regime de trabalho, além das informações do questionário dos estudantes que prestam o Enade sobre sua formação.
Veja os dez cursos de Medicina e de Enfermagem com as melhores notas no CPC em 2021:
Cursos de Medicina
- Universidade de Franca (Unifran);
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);
- Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica);
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade de Vassouras;
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
- Centro Universitário de Maringá (Unicesumar);
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
+ 50 melhores cursos de Medicina do Brasil, segundo o MEC
Cursos de Enfermagem
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
- Centro Universitário Christus (UniChristus);
- Universidade Federal de Goiás (UFG);
- Universidade Franciscana (UFN);
- Centro Universitário do Espírito Santos (Unesc);
- Universidade Federal de Sergipe (UFS);
- Centro Universitário da Grande Fortaleza (Unigrande);
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);
- Faculdade Oswaldo Cruz (FOC);
- Centro Universitário de Brasília (Uniceub).
+ 50 melhores cursos de Enfermagem, segundo o MEC
A Universidade de São Paulo (USP) não participa do Enade, por isso não aparece nas listas de melhores cursos.
Conquiste a aprovação estudando com o Estratégia Vestibulares
Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:
- Livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Banco de Questões;
- Mapas mentais e muito mais.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!