Redação Enem 2023: confira 5 temas que podem ser cobrados

Redação Enem 2023: confira 5 temas que podem ser cobrados

Confira alguns temas que podem ser usados na Redação do Enem 2023, segundo o professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e o Portal Estratégia Vestibulares conversou com Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, preparou esse artigo com os principais pontos da redação dissertativa-argumentativa e alguns temas que podem ser cobrados na Redação Enem 2023.

📢 Saiba mais
> Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
> Tema de redação Enem 2023: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem segue o gênero textual dissertativo-argumentativo, ou seja, apresenta um ponto de vista por meio de argumentos.  A estrutura é simples, sendo dividida em três partes:

  • Introdução: apresentar o tema e o posicionamento sobre o tema proposto.
  • Desenvolvimento: aprofundamento dos os argumentos citados na introdução, fortalecendo o ponto de vista que o candidato defende.
  • Conclusão: criar intervenções que contribuam para a melhoria da problemática.

Além disso, a redação do Enem é avaliada por meio de cinco competências, com o objetivo tornar a avaliação padronizada para todos os concorrentes. A seguir, confira o que cada uma das competências pede do candidato:

  • Competência 1: Domínio da escrito formal da Língua Portuguesa
  • Competência 2: Compreender o tema e não fugir da proposta
  • Competência 3: Organização das ideias
  • Competência 4: Coesão e coerência
  • Competência 5: Proposta de Intervenção

+ Competência 1 da redação do Enem;
+ Competência 2 da redação do Enem;
+ Competência 3 da redação do Enem;
+ Competência 4 da redação do Enem; e
+ Competência 5 da redação do Enem.

Temas possíveis da Redação Enem 2023

Na cartilha da Redação Enem, o Inep destaca que todos os temas propostos são de natureza social, política, científica ou cultural. Contudo a chave para compreender o Enem está no tipo de proposta do Inep, trata-se de uma situação-problema, ou seja, algum tipo de situação em que envolve um direito garantido por lei, mas não concretizado na realidade.

O professor Fernando Andrade destacou os principais temas que têm potencial para serem cobrados na redação do Enem 2023, sendo eles:

Educação

Segundo o professor, é possível que o Enem 2023 aborde alguma temática ligada à educação, uma vez que esse assunto tem ganhado destaque nos últimos anos. “Dentre as possíveis abordagens, merecem destaque a insatisfação como Novo Ensino Médio (improvável), o déficit educacional devido à Covid-19, as avaliações que demonstram um sistema educacional aquém do que se deseja”.

Ele indica também um outro possível tema: o analfabetismo funcional ou total, pois trata-se um tema menos polêmico e, portanto, mais acessível para ser abordado pela banca do exame.

Déficit de moradia

“O núcleo temático “questão social” é muito amplo, o termo se refere a questões que englobam aspectos relacionados à desigualdade, pobreza, exclusão, bem como a falta de oportunidades para grupos marginalizados. Nesses últimos anos, os movimentos relacionados às pessoas consideradas sem teto ganhou destaque por chamar a atenção ao déficit de moradia”, afirma Fernando. “Trata-se de um tema quente para a próxima prova”, complementa.

Proteção aos povos originários

Outro tema que se enquadra na questão social é a proteção aos povos originários. Fernando Andrade comenta sobre. “Dados os frequentes massacres e ameaças aos povos originários, ele ganha destaque, seja porque se trata de uma questão política — os indígenas deveriam ser considerados outra nação —, seja como problema humanitário em si. Há subtemas interessantes nesse caso: a destruição da cultura, a relação desses povos com a proteção ambiental, a conciliação entre preservação das terras indígenas e ampliação de terras para agricultura”.

Vale a pena mencionar que um tema próximo já foi cobrado pelo Inep na redação do Enem em 2022, em que a proposta era: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“. Mas vale ressaltar também que o tema não se tratava diretamente sobre os povos originários.

Violência policial

O aumento da violência policial também é uma das apostas de Fernando. “Estamos agora considerando um tema sempre latente na sociedade brasileira, infelizmente. O destaque pode ser dado a letalidade e vitimização da Policia Militar. Depois da pandemia, os números dos mortos em ações polícias voltou a crescer”.

“É importante lembrar que trata-se uma questão delicada, pois policiais também morrem nesse enfrentamento armado ao crime organizado. Esse tema, um recorte mais preciso sobre a violência, tem a cara do Enem, pois não envolve a questão espinhosa da persistência do tema em si, questão cuja causa é bastante complexa”, comenta o professor.

Violência relacionada ao não reconhecimento

“Outro tipo de violência é aquela cometida contra grupos sociais que lutam por reconhecimento: pessoas LGBTQIA+, mulheres, negros, pessoas com deficiência (PCDs) e outros. Nesse caso, um tema que tem a cara do Enem é: “violência obstetrícia”. Trata-se de uma questão delicada que afeta as mulheres e que não é percebida como violência”, pontua.

O professor afirma que esse modelo de colocar em pauta um direito restrito que não está sendo observado tem sido comum nas provas do Enem.

Por fim, vale destacar que o Inep muitas vezes faz recortes temáticos dentro desses grandes temas bastante precisos e que fogem a previsão, como foi o caso, por exemplo, da educação para surdos.

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000
EV - CTA turma do meio do ano 2024

Saiba mais sobre a redação do Enem:

Você pode gostar também