Medicina e Enfermagem: qual é a diferença entre os cursos?

Medicina e Enfermagem: qual é a diferença entre os cursos?

Titulação, duração do curso, áreas de atuação e muito mais; entenda melhor cada uma das graduações e saiba qual estudar

Se você quer saber qual é a diferença entre Medicina e Enfermagem para escolher o curso ideal na hora do vestibular, veio ao lugar certo. O Portal Estratégia Vestibulares reuniu as informações mais importantes sobre as duas graduações e comparou suas diferentes. Confira e saiba tudo:

Leia também:
+ Quais são os principais cursos da área da saúde?
+ 5 filmes sobre o tema de saúde para aumentar o seu repertório sociocultural
+ 7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como é o curso de Medicina?

O curso de Medicina é oferecido exclusivamente na titulação de bacharelado, com aulas em período integral e duração de seis anos, sendo a graduação com a maior carga horária do Brasil. 

Normalmente, o curso é dividido em três ciclos: o básico, o clínico e o internato. Durante o ciclo básico, que dura dois anos, os estudantes têm mais aulas teóricas em laboratórios e em contato com cadáveres. Nesta etapa, são ministradas disciplinas como Anatomia e Fisiologia, com o objetivo de fornecer conhecimento e prática no trato do corpo humano.

O ciclo clínico, por sua vez, também dura dois anos, e é durante esse período que os futuros médicos terão os primeiros contatos com pacientes. A ideia é aplicar os conhecimentos adquiridos no ciclo básico. Ainda assim, boa parte da carga horária de disciplinas continua sendo teórica.

Já o terceiro e último ciclo, o internato, pode ser comparado a um estágio. Também dura dois anos e os estudantes passam praticamente toda a carga horária realizando atividades práticas em unidades de saúde, com supervisão de professores, em cinco áreas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade/Medicina Preventiva.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), não exigem obrigatoriedade na apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Entretanto, existem instituições que preveem o trabalho na grade, com entrega geralmente feita ao final do ciclo clínico.

Veja algumas disciplinas comuns nos cursos de Medicina no Brasil:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Farmacologia;
  • Patologia;
  • Imunologia;
  • Bioquímica.

Como é o curso de Enfermagem?

Os cursos de graduação em Enfermagem oferecem as titulações de bacharelado e licenciatura, com duração de quatro a cinco anos, e em turnos variados. No que toca às disciplinas, a graduação também oferece um ciclo básico e mais teórico e um ciclo mais específico e prático, como no curso de Medicina.

Entre as duas titulações disponíveis no curso de Enfermagem, há a diferença no enfoque da formação, e consequentemente nas disciplinas oferecidas. Enquanto os bacharéis têm uma formação voltada para a atuação em instituições de saúde, os licenciados recebem conteúdos ligados à docência e à didática, no ciclo específico, por exemplo.

Na etapa do estágio obrigatório, comum ao bacharelado e à licenciatura, há a diferença também do campo de atuação. As atividades práticas de estágio supervisionado por professores são exercidas em instituições de saúde e de educação, respectivamente.

O TCC não é obrigatório por parte do MEC, ainda assim, há instituições de ensino que abarcam na grade curricular o trabalho final.

Confira algumas das disciplinas comuns na graduação de Enfermagem:

  • Anatomia;
  • Administração de Medicamentos;
  • Citologia e Histologia;
  • Bioestatística;
  • Fisiologia Humana;
  • Imunologia.

Curso técnico em Enfermagem

A formação técnica em Enfermagem não é a mesma coisa que uma graduação na área. O profissional formado em licenciatura é habilitado para dar aulas em cursos de técnicos de Enfermagem, mas não em cursos superiores.

Principais diferenças entre Medicina e Enfermagem

Por exercerem trabalhos bastante interligados, dividindo quase todos os mesmos espaços de atuação, e o cuidado com a vida humana, os profissionais de Medicina e Enfermagem têm suas formações e atividades profissionais bem delimitadas. 

A principal diferença entre as duas profissões é que o médico é o responsável pela investigação do quadro de enfermidade apresentado pelo paciente. É ele quem vai determinar um diagnóstico e receitar tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

Depois disso, o enfermeiro entra em ação. É ele quem vai cuidar diariamente do tratamento do paciente e zelará pela sua recuperação seguindo as prescrições médicas.

Veja as principais diferenças entre os dois cursos de graduação:

MedicinaEnfermagem
Duração6 anos4 ou 5 anos
TitulaçãoSomente bachareladoBacharelado e licenciatura
Modalidade de ensinoSomente presencialPresencial ou semipresencial
TurnoExclusivamente integralIntegral, matutino, vespertino ou noturno 

Mercado de trabalho de Medicina

Ao fim dos seis anos de formação, o médico deixa a faculdade com o título de “Médico Generalista” e já pode atuar em atendimentos de emergência nos Prontos Socorros, em Unidades de Saúde da Família e com consultas via telemedicina.

Já para atuar em áreas específicas da Medicina ou dar aulas em cursos de graduação, é necessário continuar estudando após a formatura. Para atuar como especialista, o médico generalista precisa fazer uma Residência Médica, que nada mais é do que uma pós-graduação prática e remunerada, sob a orientação de médicos especialistas já formados, e é a partir dela que os profissionais se tornam pediatras, dermatologistas e psiquiatras, por exemplo.

Agora, se o seu objetivo é se tornar um professor de graduação, será necessário cursar mestrado e doutorado nas áreas de Ciências Biológicas, Saúde ou Medicina. Além de atuar na área acadêmica e em espaços convencionais de saúde, os médicos também podem trabalhar em centros de pesquisa, clubes esportivos, na área militar e na polícia e até em organizações como Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha.

Em todas as áreas de atuação profissional, os médicos estão sob orientações e responsabilidade do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina (CRM). 


Mercado de trabalho de Enfermagem

Tanto o profissional bacharel quanto o licenciado em Enfermagem podem trabalhar em instituições de saúde. Neste campo, as áreas de atuação são diversas, como: Enfermagem Geral, que organiza as equipes de atendimento e assiste os pacientes; Enfermagem Médico-Cirúrgica, auxiliando um profissional de Medicina em cirurgias; e Enfermagem home-care, que oferece assistência a pacientes em domicílio. 

Além delas, ainda há as áreas de trabalho menos conhecidas, como a Enfermagem Forense, que oferece cuidados à vítimas de violência, e a Enfermagem de Resgate, campo no qual o profissional atua em equipes de salvamento.

Para atuar nesses e em outras especialidades do campo da Enfermagem, também é necessário cursar uma pós-graduação, a Residência em Enfermagem. Nesta etapa da formação, o enfermeiro se dedica exclusivamente aos estudos práticos e pouco teóricos e é remunerado. 

Já no campo da educação básica e técnica, exclusivo dos licenciados, os profissionais saem da faculdade prontos para ministrarem aulas no Ensino Médio e em cursos técnicos de Enfermagem. Já na área acadêmica, os formados em ambas as titulações precisam cursar mestrado e doutorado para dar aulas em cursos de graduação.

Os graduados em Enfermagem respondem ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e aos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) de seus estados. 

Melhores cursos de Medicina e Enfermagem no Brasil

Anualmente, o MEC avalia os cursos de graduação em instituições públicas e privadas, e atribui uma nota de 1 a 5, com base no Conceito Preliminar de Curso (CPC). 

O cálculo do CPC é feito a partir do desempenho dos estudantes na prova do Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), e informações do Censo Superior sobre o número de doutores no corpo docente e seu regime de trabalho, além das informações do questionário dos estudantes que prestam o Enade sobre sua formação.

Veja os dez cursos de Medicina e de Enfermagem com as melhores notas no CPC em 2021: 

Cursos de Medicina

  • Universidade de Franca (Unifran);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);
  • Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica);
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade de Vassouras;
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • Centro Universitário de Maringá (Unicesumar);
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

+ 50 melhores cursos de Medicina do Brasil, segundo o MEC

Cursos de Enfermagem

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Centro Universitário Christus (UniChristus);
  • Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • Universidade Franciscana (UFN);
  • Centro Universitário do Espírito Santos (Unesc);
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS);
  • Centro Universitário da Grande Fortaleza (Unigrande);
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);
  • Faculdade Oswaldo Cruz (FOC);
  • Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

+ 50 melhores cursos de Enfermagem, segundo o MEC

A Universidade de São Paulo (USP) não participa do Enade, por isso não aparece nas listas de melhores cursos.

Conquiste a aprovação estudando com o Estratégia Vestibulares 

Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:

  • Livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Banco de Questões;
  • Mapas mentais e muito mais.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também