Quais são os principais cursos da área da saúde?

Quais são os principais cursos da área da saúde?

Veja quais são os principais cursos da área da saúde antes de fazer sua escolha certeira nos principais vestibulares do país

Quando vamos escolher uma faculdade, os cursos geralmente são divididos em três áreas: exatas, humanas e biológicas. Mas, além dessas divisões, é possível também dividir cursos por subáreas como comunicação, engenharias, financeiras, educacionais, saúde e outros.

Um dos cursos mais visados do País, Medicina, é um exemplo clássico da área da saúde, que conta com outras diversas opções, cada uma com sua ciência e especialidade consolidada. Portanto, escolher um curso da área da saúde nem sempre é fácil.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Para te ajudar na escolha, o Portal Estratégia Vestibulares separou alguns cursos de saúde e suas principais atribuições. Confira a seguir!

Medicina

O primeiro da lista não pode ser outro. Medicina é o curso mais concorrido do Brasil, o que o torna também o mais difícil de praticamente todos os vestibulares. Para se ter uma ideia, a Universidade de São Paulo (USP) possui a graduação em três cidades — Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo — e a relação candidato/vaga no último vestibular foi de 124,8 na capital do estado. Em Ribeirão Preto o índice foi de 100,8 e em Bauru, de 96,1.

Veja também:
Quanto custa uma faculdade de Medicina no Brasil?
50 melhores cursos de Medicina do Brasil, segundo o MEC
9 filmes e séries sobre Medicina
Sisu: veja as notas de corte de Medicina da última edição

O curso é necessário para se tornar médico e tem duração mínima de seis anos, sem contar períodos de especializações e residências, que também são necessárias para qualquer estudante da área.

Odontologia

A Odontologia é a graduação que estuda a saúde bucal dos humanos, incluindo doenças relacionadas ao aparelho estomatognático, que engloba a face, pescoço e cavidade bucal. Dentre as principais áreas estão a Endodontia, que faz tratamentos de canais, Cirurgia Bucomaxilofacial, responsável por reconstruções orais, faciais e de pescoço e Odontologia estética.

Veja também:
100 melhores universidades de Odontologia do Brasil, segundo Enade

No curso, os alunos aprenderão as especialidades acima, além de obter a capacidade de realizar diagnósticos, indicar tratamentos e prevenção de doenças, interpretar exames como raios-x e monitorar o crescimento e desenvolvimento dos dentes e mandíbulas.

Fonoaudiologia

Muitos pensam que um fonoaudiólogo trabalha apenas buscando soluções para problemas de fala, mas isso é uma concepção errada. A fonoaudiologia também atua com dificuldades na linguagem escrita, problemas na voz, na respiração e dificuldades como engolir, sugar ou mastigar.

Veja também:
50 melhores cursos de Fonoaudiologia do Brasil, segundo o MEC

São, ao todo, 11 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, dentre elas Neuropsicologia, Gerontologia, Saúde Coletiva, Motricidade Orofacial e Audiologia. O mercado de trabalho é amplo e vai desde unidades básicas de saúde até mesmo empresas de comunicação e oratória.

Enfermagem

A enfermagem é o curso responsável por formar profissionais que ficam mais próximos e responsáveis com os cuidados de pacientes. Dentre as atribuições da profissão podemos citar aplicações de injeções, fazer curativos, organizar prontuários, realizar alguns exames e administrar medicações prescritas.

Veja também:
50 melhores cursos de Enfermagem, segundo o MEC

Outro ponto importante da profissão é a administração e supervisão de outros profissionais, no caso técnicos e auxiliares de enfermagem, que cumprem outros papéis, mas não podem realizar alguns casos mais graves. Um enfermeiro pode atuar em eventos, prontos-socorros, hospitais e atendimentos particulares, os homecare.

Nutrição

O curso de Nutrição estuda as propriedades dos alimentos e sua interação com o organismo humano. Um profissional da área busca trazer mais qualidade de vida para seus pacientes promovendo uma alimentação balanceada e correta, de acordo com as necessidades e perfis de cada pessoa.

Veja também:
50 melhores cursos de Nutrição, segundo o MEC
Alimentos que dão energia: o que comer para estudar melhor?

Um nutricionista tem mercado de trabalho vasto, que vai além dos consultórios ou indústria alimentícia, e abrange desde pesquisa acadêmica até clubes de futebol e agências de fiscalização.

Biomedicina 

A Biomedicina estuda o comportamento do corpo humano quando exposto a microorganismos, como por exemplo vírus e bactérias. É a partir do trabalho da área que novas vacinas, tratamentos de fertilidade, células-tronco e outros são desenvolvidos. Boa parte da graduação e do mercado de trabalho é, portanto, voltado a laboratórios e pesquisas.

Veja também:
Biomedicina: curso, onde estudar, mercado, profissão e mais
50 melhores cursos de Biomedicina do Brasil, segundo o MEC

Dentre os campos de atuação de um biomédico estão a indústria alimentícia, no controle de qualidade e possíveis contaminações, reprodução humana, indústria cosmética e em agências de vigilância sanitária, como maior exemplo de trabalho no setor público.

Farmácia

Um profissional formado em Farmácia conseguirá atuar em campos como indústria cosmética e alimentícia, análises toxicológicas e clínicas, além, claro, da indústria farmacêutica. Portanto, o curso vai além do atendimento e gerência de drogarias, que é a primeira coisa que se pensa quando a graduação vem à mente.

Veja também:
50 melhores cursos de Farmácia do Brasil, segundo o MEC

Se o biomédico trabalha mais com análises biológicas, o farmacêutico tem mais atividades relacionadas à Química, como desenvolver um medicamento ao invés de uma vacina para uma determinada doença. Além disso, a taxa de ocupação de cargos de profissionais formados em Farmácia é de quase 95%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Fisioterapia

A Fisioterapia é a área que avalia e trata lesões de humanos por meios físicos, ou seja, utilizando exercícios, massagens e técnicas que utilizam aparelhos com laser e correntes elétricas, por exemplo. O objetivo é recuperar e estimular os movimentos naturais do local lesionado a partir do trabalho terapêutico.

Veja também:
50 melhores cursos de Fisioterapia do Brasil, segundo o MEC

O mercado de trabalho inclui hospitais, centros de reabilitação, clubes desportivos e clínicas, permitindo também o trabalho de forma autônoma. Dentre as especializações existentes para a área estão terapias neurofuncionais, respiratórias, cardiorrespiratórias e acupuntura.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma ciência que atua na pesquisa e prática na reabilitação de pessoas com limitações físicas ou psicológicas e que, por conta disso, não conseguem realizar tarefas comuns. Essas limitações podem ser psicomotoras, afetivas ou mesmo cognitivas, seja por distúrbio genético, doenças ou após situação traumática.

Ainda que o conselho seja o mesmo, Fisioterapia e Terapia Ocupacional são distintos já que a ocupação humana é o foco do terapeuta ocupacional. Pessoas com transtornos mentais, por exemplo, não atuam com fisioterapeutas, ainda que as duas áreas sejam próximas.

Psicologia

A Psicologia estuda o comportamento humano e os processos mentais, ou seja, as motivações para cada ato. A ciência conta com linhas distintas que alteram a abordagem feita pelo profissional: funcionalismo, estruturalismo e associacionismo, que se tornaram correntes variadas ao longo do tempo.

Veja também:
11 filmes para quem quer estudar Psicologia
50 melhores cursos de Psicologia, segundo o MEC
Psicologia: curso, carreira, mercado, salários e mais
7 indicações de livros para quem quer estudar Psicologia

O campo está em crescimento tanto no número de candidatos quanto no próprio mercado de trabalho, já que os cuidados com a saúde mental estão em maior evidência, com mais pessoas buscando esse tipo de ajuda. Vale ressaltar que a Psicologia tem variações de acordo com a instituição escolhida, podendo ter uma abordagem mais humanística do que biológica.

Educação Física

A prática de atividades físicas é fator fundamental na saúde do corpo humano, e Educação Física é o curso que forma profissionais responsáveis por ensinar e supervisionar programas de exercícios físicos, danças, ginásticas e outras atividades corporais. Dentro do curso o aluno terá aulas relacionadas às Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia, e também estatística, economia, marketing esportivo e primeiros socorros.

Veja também:
50 melhores cursos de Educação Física, segundo o MEC

Na Educação Física a divisão das disciplinas é feita para articular a formação específica (dimensão cultural do movimento humano, didática-pedagógica e técnica-instrumental) e ampliada (dimensão biológica do corpo humano, relação ser humano/sociedade e produção de conhecimento tecnológico e científico), além de núcleos de aperfeiçoamento.

Medicina Veterinária

Não vamos falar só de saúde humana! A Medicina Veterinária tem como objetivo cuidar da saúde dos animais com estudos, tratamentos e prevenções específicas. Dentre as matérias estudadas na grade do curso estão anatomia, genética, microbiologia, parasitologia, cirurgia veterinária básica e estatística.

Veja também:
50 melhores cursos de Medicina Veterinária do Brasil, segundo o MEC

Um médico veterinário pode atuar em clínicas especializadas, zoológicos, fazendas, centros de controle de zoonoses e até mesmo na veterinária industrial, acompanhando a fabricação de produtos para os animais como rações.

Zootecnia

A Zootecnia é a ciência que estuda pontos específicos como melhoramento genético, nutrição e controle de reprodução de animais, para que os produtos e serviços de origem animal tenham qualidade sem prejudicar o bem-estar dos bichos. O foco da graduação é obter maior produtividade e rentabilidade, principalmente na agropecuária.

Veja também:
Faculdade de Zootecnia: curso, grade curricular, carreira e mais

O trabalho tende a ser restrito a áreas rurais, em fazendas, laboratórios e empresas de exportação agropecuária. O curso já tem mais de 50 anos, quando deixou de ser uma parte de disciplinas de Agronomia e Medicina Veterinária. 

Conquiste sua aprovação na área da saúde com o Estratégia Vestibulares

Se você quer ser aprovado para um dos cursos da área da saúde, veio ao lugar certo. Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos específicos para o vestibular que desejar, além de Banco de Questões, mentorias personalizadas, salas VIP, fórum de dúvidas e muito mais! Confira já!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também