Como é a prova do vestibular da UEL?

Como é a prova do vestibular da UEL?

Você sabe como é a prova do vestibular da UEL? O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com todas as informações!

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui quase 50 anos de existência e dez cursos com 5 estrelas no Guia do Estudante. Com isso, a instituição é referência e muitos estudantes sonham em ingressar na universidade. Neste artigo, o Estratégia Vestibulares traz todas as informações que você precisa saber sobre a prova da UEL.

Como participar do vestibular da UEL?

O candidato interessado em realizar a prova da UEL deve realizar sua inscrição por meio do site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), responsável pelo processo seletivo. Além disso, a instituição oferece dois tipos de modalidades de concorrência, oferecendo vagas para sistema Universal (SU) e para candidatos autodeclarados cotistas. 

Assim, 50% das vagas são destinadas aos candidatos do Sistema Universal, e os outros 50% a determinados grupos do sistema de cotas, sendo eles:

  • 20% do total de vagas para candidatos que frequentaram integralmente as quatro últimas séries/anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas brasileiras de ensino;
  • 20% do total de vagas para candidatos autodeclarados negros que frequentaram integralmente às quatro últimas séries/anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas brasileiras de ensino;
  • 5% do total das vagas para candidatos autodeclarados negros de forma irrestrita, independentemente do percurso de formação.
  • 5% das vagas para candidatos que sejam PCD´s (Pessoas com deficiências) e sejam enquadradas como tal, após análise da comissão especial da instituição. 

A universidade também oferece isenção da taxa de inscrição. Candidatos que realizaram o ensino fundamental e o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, e possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, podem solicitar o benefício.

Não obstante, a instituição oferece redução de 30% da taxa de inscrição para os estudantes que recebem entre R$ 1550,01 e R$ 1850,00.

Ficou interessado em participar do vestibular da UEL? As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro. Clique no botão abaixo e saiba como se inscrever na prova!

Como é a prova do vestibular da UEL?

O vestibular tradicional possui duas etapas, além da prova de habilidades específicas para alguns cursos. Entretanto, no último processo seletivo, a instituição aplicou apenas uma fase, em decorrência da pandemia de Covid-19. Veja abaixo como será realizada a prova UEL 2021.

  • 50 questões objetivas: 36 questões de Conhecimentos Gerais, 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura e 04 questões de Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol).
  • Redação.

Além disso, esta edição também conta com mudanças nos locais de prova, sendo aplicada em um único dia nas cidades de Cascavel, Curitiba e Londrina. Os candidatos têm o tempo de prova de cinco horas para realizarem as questões e redação.

A seguir, confira como foram as provas anteriores da UEL:

Primeira fase

A prova da primeira fase é composta de 60 questões objetivas, do tipo múltipla escolha, e abordam conteúdos das disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Segunda fase

Já a segunda fase do vestibular da UEL é aplicada em dois dias consecutivos. No primeiro dia, a prova é composta de 20 questões objetivas relacionadas às disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Redação.

No segundo dia, os candidatos respondem a 12 questões, que variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Essas questões cobram assuntos de Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

Lista de obras obrigatórias da UEL

Para realização do vestibular UEL 2022, o candidato ler as seguintes obras literárias:

Obra LiteráriaAutor
O vendedor de passadosJose Eduardo Agualusa
Contos novosMário de Andrade
Casa de pensãoAluísio de Azevedo
Clara dos AnjosLima Barreto
Amor de perdiçãoCamilo Castelo Branco
A palavra algoLuci Collin
Eles não usam black-tieGianfrancesco Guarnieri
Quarto de despejoCarolina Maria de Jesus
Poemas escolhidosGregório de Matos
Histórias que os jornais não contamMoacyr Scliar

Como é a redação do vestibular da UEL?

Assim como vários vestibulares, a redação da UEL, cobra a proposta de um texto dissertativo-argumentativo. O candidato deve construir uma argumentação a partir dos dados e informações oferecidos na prova. Além disso, o texto necessariamente precisa ser no estilo de “prosa”.

Quais são as formas de ingresso na UEL?

Além do vestibular, a instituição possui outras opções de ingresso. Confira abaixo cada uma delas:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Nota do Enem;
  • Portador de Diploma de Curso Superior; e
  • Transferência Externa.

Notas de Corte da UEL 2021

De acordo com o ano de 2020, as notas de corte do vestibular de alguns cursos da UEL, foram as seguintes:

CursoNota de Corte 2021
Medicina48/60
Direito31/60
Engenharia Elétrica30/60
Medicina Veterinária28/60
Jornalismo28/60

Calendário UEL 2022

  • Solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: 09/08 a 17/08/2021
  • Inscrições: 20/09 a 22/11/202
  • Pagamento da taxa de inscrição: 20/09 a 23/11/2021
  • Cartão de inscrição da Prova de Conhecimentos e Prova de Redação: 24/02/2022
  • Prova: 06/03/2022
  • Provas de habilidades específica: à definir
  • Resultado: 19/04/2022

Estude com o Estratégia Vestibulares

Ficou interessado no vestibular da UEL? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares! Aqui você encontra diversos artigos, cursos e simulados para te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também