Como funciona a lista de espera do Sisu?

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Você sabe como funciona a lista de espera do Sisu? Confira este artigo que o Estratégia Vestibulares preparou com todas as informações!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um meio de ingresso para universidades públicas federais e estaduais para os participantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por englobar milhares de estudantes de todo o País, há muita concorrência e diversos candidatos não são aprovados na primeira lista de classificação, passando para a lista de espera do Sisu.

Você sabe o que é a lista de espera e como ela funciona? Veja tudo o que você precisa saber sobre a lista de espera do Sisu:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Para estar apto a participar da lista de espera, o candidato não pode ter sido aprovado em uma das duas opções escolhidas anteriormente. Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato deve acessar o sistema entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e demonstrar interesse em uma das opções de curso que se inscreveu. 

Nesta etapa, as instituições de ensino são responsáveis pela convocação dos candidatos. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse, e atentem-se aos sites e mídias sociais para não perder prazos, atualizações e resultados da lista de espera do Sisu 2024.

Vale lembrar que, ao inserir seus dados do Enem no site do Sisu, é possível verificar onde se enquadra sua nota e em qual lugar na lista de candidatos você se encontra. Contudo, essas classificações mudam a cada dia e não definem o resultado final. 

Para ter uma ideia do seu resultado ou nota, é possível procurar por simuladores do Sisu. Apesar de não serem realizados pelo próprio Ministério da Educação (MEC), os candidatos conseguem ter um parâmetro de suas notas e decidirem por fim em qual instituição irão se inscrever.

O que é o Sisu?

O Sisu é um sistema de seleção criado pelo MEC em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos candidatos participantes da última edição do Enem.

Por meio do Sisu, os alunos podem se inscrever para as vagas disponíveis nas universidades, faculdades e instituições brasileiras participantes do sistema. Dessa maneira, como a utilização do Enem e do Sisu por parte das instituições é opcional, algumas ainda contam com processos seletivos próprios.

Como participar do Sisu?

Para participar do Sisu, o candidato deve escolher até duas opções de curso, sendo possível alterá-las enquanto durar o período de inscrição. O candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso do Enem e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas.

Para fazer a inscrição, o candidato precisa ter nota na redação diferente de zero. Além disso, candidatos que realizaram a inscrição no Enem como Treineiros não podem concorrer às vagas pelo Sisu.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula a nota de corte diariamente para cada curso. Esse cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência, sendo elas: vagas destinadas à ampla concorrência, vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição.

Quando sai o resultado da lista de espera do Sisu?

A data de quando sai o resultado da lista de espera do Sisu não é divulgada pelo MEC. Após a inscrição na lista de espera, é necessário ficar atento à comunicação da instituição escolhida, porque são as universidades e institutos que farão a convocação para a matrícula.

Calendário Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024;
  • Convocação da lista de espera: a partir de 16/02/2024. 

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe como funciona a lista de espera do Sisu, que tal acompanhar o Estratégia Vestibulares? Aqui você encontra cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos em uma das melhores universidades do país!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Tudo o que você precisa saber sobre o Sisu

Você pode gostar também