O que é a tese na redação dos vestibulares e como elaborar uma

O que é a tese na redação dos vestibulares e como elaborar uma

A tese é o ponto central de uma redação de vestibular. Saiba como fazer uma, dicas e diferenças entre provas e bancas para não errar mais

A tese é um dos componentes mais importantes de uma redação e trata sobre a opinião e ponto de vista do candidato sobre o problema apresentado na proposta do texto. É, portanto, a ideia central de um artigo, e ela deve ser defendida com um posicionamento reflexivo e crítico do candidato de acordo com o tema.

Acompanhe abaixo o que é uma tese de redação, sua importância, tipos de tese, diferenças na construção de teses em vestibulares diferentes e como inserir dados, citações e alusões em um artigo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é uma tese?

A tese é, como dito acima, o ponto de vista do candidato sobre o tema da redação. A palavra vem do grego “thesis” e significa “proposição intelectual”, ou seja, é o desenvolvimento de uma ideia, a partir de concepções baseadas em fatos e na ciência.

Tais declarações podem ser afirmativas ou negativas e expõem as opiniões do candidato, desde que respeitem os direitos humanos. Expor uma tese é solicitado para que a banca avalie um posicionamento crítico sobre o assunto, ultrapassando o que é considerado senso comum e trazendo reflexão ao debate, na maioria das provas de forma impessoal.

Como funciona uma tese nas redações?

As teses são comuns em textos dissertativo-argumentativos, e o candidato precisa “convencer” o leitor sobre seu ponto de vista, com base na argumentação apresentada. Uma redação é dividida entre introdução, argumentação ou desenvolvimento e conclusão e a tese deve estar presente logo no início, ou seja, na introdução do artigo.

Para falar sobre o assunto, entrevistamos Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares. Ele explica sobre o funcionamento de uma tese dentro da redação.

“Não sei se pode dizer ‘melhor momento’. Há ‘O MOMENTO‘: na introdução.  A tese é a bola para início de partida. Sem ela, não há jogo, não há texto argumentativo. Ora, o jogo deve começar no primeiro parágrafo”, pontua o professor.

Por isso, é recomendado que se escolha primeiro qual serão os argumentos apresentados, além, claro, de fazer um rascunho sempre que possível, para que as ideias sejam planejadas antes mesmo de irem para uma versão final.

A banca espera ler, já no primeiro parágrafo, uma contextualização, o tema e como o candidato se coloca em relação ao assunto tratado. A contextualização pode ser feita por meio de citações, dados ou alusões históricas, já a tese apresenta o que será defendido como sustentação e defesa nos parágrafos de argumentação.

“Sua tese deve aparecer até o final do primeiro parágrafo. Depois vai aparecer de novo na conclusão”, explica o professor.

+ 28 citações de redações nota 1000 do Enem
+ Como NÃO usar citações nas redações do Enem e vestibulares

Quais os tipos de tese?

Ele fala sobre os tipos de tese existentes. “O mais comum é o da afirmação com projeto de texto. Você pega a palavra chave (o tema) põe um verbo e faz uma afirmação sobre o tal tema. Depois acrescenta, de forma bem resumida, os argumentos um e dois que você utilizará no desenvolvimento”.

Fernando cita como exemplo a proposta “o mundo contemporâneo está fora da ordem”, para ilustrar. “Você diz se sim ou não e acrescenta os motivos que o levam a afirmar o sim, por exemplo: ‘O mundo contemporâneo está fora da ordem mundial, devido à questão ambiental (argumento 1) e à falta de perspectiva em relação ao trabalho (argumento 2)’”.

Além disso, o professor pontua que há a possibilidade de apresentar uma tese de forma seca, simplesmente afirmando se o mundo está fora da ordem ou não, deixando mais detalhes sobre seu ponto de vista para o outro parágrafo.

Como inserir dados, citações e alusões em uma tese?

Uma dúvida comum é como inserir dados, citações ou alusões em uma tese, mas isso não deve ser feito, já que esses recursos são argumentativos. Fernando explica sobre o assunto. “A tese deve ser o resumo do que você quer defender no texto em algumas linhas, e esses elementos são recursos argumentativos ou de apresentação da tese”.

“Na introdução, nas primeiras linhas, pode-se citar alguém para chamar a atenção ao tema, mas esse trecho não pertence à tese. No máximo, a tese pode incluir a alusão aos dois argumentos que serão utilizados”, contextualiza Fernando.

Portanto, é necessário entender a função de cada parágrafo e de cada elemento dentro de um texto dissertativo, para que a argumentação não se perca da tese e da coesão e coerência, desde a introdução até a conclusão.

Diferenças de teses entre vestibulares diferentes

Fernando também explica que, dependendo do vestibular, há diferenças em como construir uma tese. Veja como funciona o Enem, de acordo com o professor. “O Enem faz uma proposta que já supõe a tese. Eu digo que é uma tese dada. A banca escolhe um problema social, dá dados desse problema e o aluno deve defender que o problema “x” é grave e deve ser enfrentado”.

E veja, agora, como funcionam alguns vestibulares distintos: “Algo bem diferente de uma Unesp por exemplo, que escolhe uma polêmica diante da qual o candidato deve se manifestar; da Fuvest, que é geral ou filosófica e permite uma gama de caminhos ou da UFRGS que solicita ao candidato o posicionamento diante de uma opinião publicada em algum artigo, por exemplo”, finaliza Fernando.

Por conta desse tipo de diferenciação, torna-se fundamental conhecer as bancas e os históricos de cada prova, já que esses dois fatores costumam ser pouco mutáveis, e trazem uma segurança maior ao estudar para cada vestibular e ao treinar para cada um dos modelos de redação.

A tese nas competências do Enem

A tese está presente na avaliação de duas competências do Enem, a dois e a três. A dois consiste em compreender o tema e não fugir da proposta. Para obter os 200 pontos da competência é necessário, segundo o manual de redação do exame:

“Desenvolver o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresentar excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo”.

Veja também:
+ Competência 1 da redação do Enem;
+ Competência 2 da redação do Enem;
+ Competência 3 da redação do Enem;
+ Competência 4 da redação do Enem; e
+ Competência 5 da redação do Enem.

Já a competência três trata sobre a organização das ideias, avaliando a coerência, a viabilidade da argumentação e se o ponto de vista foi passado de forma clara e consistente. Os 200 pontos na competência são conquistados se o candidato: 

“Apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista”.

Treine para redação com o Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares conta com pacotes exclusivos de redação, com número ilimitado de envios para correção com nossos especialistas no assunto. Não perca  tempo e confira esse e outros pacotes para você ser aprovado ainda neste ano!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Veja também:

Você pode gostar também