O Barroco foi a segunda escola literária a ter manifestações no Brasil. Seus autores e obras são dos séculos XVII e XVIII, período histórico da colonização portuguesa sobre as terras brasileiras, passando pela Contrarreforma Católica e pelo Ciclo do Ouro.
A obra inaugural do Barroco na literatura nacional é o poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, publicado em 1601. Além disso, outros autores com obras importantes para o movimento foram Padre António Vieira e o poeta Gregório de Matos.
Assim como as outras escolas literárias, o Barroco foi fortemente influenciado pelo período histórico no qual se localiza e pelas movimentações políticas da época. Sendo assim, algumas das principais características das obras barrocas são o exagero, o pessimismo, a morbidez e o uso de linguagem rebuscada.
Para entender mais sobre o tema, e saber como ele pode cair na sua prova, reunimos uma seleção de questões sobre Barroco que já caíram em diferentes vestibulares. Confira:
Saiba mais:
+ Barroco: estilo literário, características e autores
+ Barroco no Brasil: principais artistas e obras
Navegue pelo conteúdo
Universidade de São Paulo (USP) 2017
II / São Francisco de Assis*
Senhor, não mereço isto.
Não creio em vós para vos amar.
Trouxestes-me a São Francisco e me fazeis vosso escravo.
Não entrarei, senhor, no templo, seu frontispício me basta.
Vossas flores e querubins são matéria de muito amar.
Dai-me, senhor, a só beleza destes ornatos. E não a alma.
Pressente-se dor de homem, paralela à das cinco chagas.
Mas entro e, senhor, me perco na rósea nave triunfal.
Por que tanto baixar o céu? por que esta nova cilada?
Senhor, os púlpitos mudos entretanto me sorriem.
Mais que vossa igreja, esta sabe a voz de me embalar.
Perdão, senhor, por não amar-vos.
Carlos Drummond de Andrade
*O texto faz parte do conjunto de poemas “Estampas de Vila Rica”, que integra a edição crítica de Claro enigma. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura das igrejas sob a estética do Barroco:
I. Unem-se, no edifício, diferentes artes, para assaltar de uma vez os sentidos, de modo que o público não possa escapar.
II. O arquiteto procurava surpreender o observador, suscitando nele uma reação forte de maravilhamento.
III. A arquitetura e a ornamentação dos templos deviam encenar, entre outras coisas, a preeminência da Igreja.
A experiência que se expressa no poema de Drummond registra, em boa medida, as reações do eu lírico ao que se encontra registrado em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
Veja a resolução:
A alternativa E está correta. Todas as proposições estão corretas, mas é uma questão complexa, que alia um poema modernista à teoria e crítica da arte. Parte-se do pressuposto que características básicas do barroco, como exagero e rebuscamento, fossem reconhecidas.
O barroco mineiro foi marcado pelo predomínio da Igreja, no plano cultural e social, exercido sobre a população de Minas Gerais no século XVIII.
Afirmação I: correta. A pessoa não pode escapar, pois está assoberbada diante de tanto luxo.
Afirmação II: correta. O efeito encantatório é realmente uma das principais pretensões do artista.
Afirmação III: correta. A Igreja era uma obra de arte não à toa, mas para ressaltar o poder e a influência, inclusive econômica, da Igreja.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015
Síntese entre erudito e popular
Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.
MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).
No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio
A) do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos representados.
B) do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.
C) da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização e linearidade representacional.
D) da observação e da cópia detalhada do objeto representado e do emprego de materiais disponíveis na região.
E) da utilização de materiais disponíveis no Brasil e da interpretação idealizada e linear dos objetos representados.
Veja a resolução:
A alternativa B está correta. A arte popular no Brasil colonial tem algumas características próprias, dentre as quais a adaptação aos recursos disponíveis nas vilas coloniais brasileiras. Sendo assim, o uso de materiais disponíveis e a interpretação própria dos fatos da vida colonial cotidiana foram marcas dos artistas populares.
Universidade Federal de Goiás (UFG) 2013
O Barroco foi um estilo artístico predominante na Europa entre os séculos XVII e XVIII, alcançando a América Portuguesa. Esse estilo é representativo do trânsito cultural entre os continentes, pois
A) incorporou à arquitetura religiosa os vitrais góticos, auxiliando a Igreja reformista na conversão das populações nativas ao protestantismo.
B) implicou em uma adaptação das técnicas às condições da Colônia, utilizando como material a pedra sabão em lugar do mármore.
C) consolidou a pintura como modalidade artística na Colônia, disseminando escolas para o ensino dessa técnica nas cidades.
D) privilegiou a proporcionalidade, a racionalidade e o equilíbrio, associando-se às características da empresa colonial.
E) ampliou o horizonte temático dos artistas coloniais, enfatizando cenas do cotidiano que substituíram as cenas bíblicas renascentistas.
Veja a resolução:
A alternativa B está correta. Quando trazido para a colônia, o Barroco, assim como outros movimentos artísticos, precisou passar por um processo de adaptação, uma vez que colônias e metrópoles eram bastante diferentes em termos de desenvolvimento e estrutura.
No caso do Barroco, especificamente, não só a utilização dos materiais teve que ser adaptada (substituição do mármore pela pedra-sabão), bem como a mão de obra artística (aqui, negros trabalhavam o Barroco) e a sofisticação das obras (usava-se muito mais ouro e dourado na Europa).
Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2023
Leia o soneto “Descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia”, do poeta Gregório de Matos (1636-1696), para responder à questão
A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana e vinha;
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.
Em cada porta um bem frequente olheiro,
Que a vida do vizinho e da vizinha
Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha,
Para o levar à praça e ao terreiro.
Muitos mulatos desavergonhados,
Trazidos sob os pés os homens nobres¹,
Posta nas palmas toda a picardia,
Estupendas usuras nos mercados,
Todos os que não furtam muito pobres:
E eis aqui a cidade da Bahia.
(Gregório de Matos. Poemas escolhidos, 2010.)
¹Trazidos sob os pés os homens nobres: na visão de Gregório de Matos, os mulatos em ascensão subjugam com esperteza os verdadeiros “homens nobres”
No soneto, o eu lírico enraíza na cidade da Bahia a figuração tradicional do desconcerto do mundo. No quadro da economia colonial, esse desconcerto do mundo mostra-se associado a um momento crítico da produção
A) do açúcar.
B) da borracha.
C) do ouro.
D) do café.
E) do algodão.
Veja a resolução:
A alternativa A está correta. A produção açucareira é o eixo econômico do Brasil entre o século XVI até o final do século XVII, período quando Gregório de Matos viveu. Sua crítica ao “desconcerto do mundo” é pelo fato de ser uma época de muita usura e abuso do poder, já que considerava que o Brasil estava sendo explorado pelos estrangeiros.
Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2012
Considerando a poesia de Gregório de Matos e o momento literário em que sua obra se insere, avalie as seguintes afirmativas:
1. Apresentando a luta do homem no embate entre a carne e o espírito, a terra e o céu, o presente e a eternidade, os poemas religiosos do autor correspondem à sensibilidade da época e encontram paralelo na obra de um seu contemporâneo, Padre Antônio Vieira.
2.Os poemas erótico-irônicos são um exemplo da versatilidade do poeta, mas não são representativos da melhor poesia do autor, por não apresentarem a mesma sofisticação e riqueza de recursos poéticos que os poemas líricos ou religiosos apresentam.
3. Como bom exemplo da poesia barroca, a poesia do autor incrementa e exagera alguns recursos poéticos, deixando sua linguagem mais rebuscada e enredada pelo uso de figuras de linguagem raras e de resultados tortuosos.
4. A presença do elemento mulato nessa poesia resgata para a literatura uma dimensão social problemática da sociedade baiana da época: num país de escravos, o mestiço é um ser em conflito, vítima e algoz em uma sociedade violentamente desigual.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Veja a resolução:
A alternativa C está correta.
Afirmação 1: correta. O dualismo e as contradições constituintes do homem integram a poética barroca.
Afirmação 2: incorreta. Embora os poemas erótico-irônicos de Gregório de Matos apresentem uma linguagem mais direta e objetiva, há rigor e sofisticação em suas construções.
Afirmação 3: correta. A riqueza das estruturas poéticas de Gregório de Matos o torna um dos principais representantes do estilo Barroco em língua portuguesa.
Afirmação 4: correta. As críticas contundentes do poeta perpassam todos os níveis sociais, mostrando suas contradições em um ambiente de tramas complexas.
Universidade Estadual de Goiás (UEG) 2010
A colonização portuguesa do Brasil foi feita à contramão dos movimentos de ideias que predominavam nos países da Europa Ocidental no século XVI: enquanto lá se vivia a efervescência do Classicismo Renascentista e da Reforma Protestante, no Brasil predominava esteticamente o Barroco, com sua literatura marcada pelo uso de antíteses, e religiosamente a Contra-Reforma, com sua proposta de converter os nativos por meio de ordens religiosas católicas. Respectivamente, foram dois nomes da literatura Barroca e da Contra-Reforma no Brasil colonial:
A) Botelho de Oliveira e Pedro Álvares Cabral
B) Tomás Antônio Gonzaga e Duarte Coelho
C) Padre Antônio Vieira e Tomé de Souza
D) Gregório de Matos e José de Anchieta
Veja a resolução:
A alternativa D está correta.
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) 2013
“A Renascença, fruto maduro da cultura urbana em alguns centros italianos desde o princípio do século XV, foi assumindo configurações especiais à medida que penetrava em nações ainda marcadas por uma poderosa presença do espírito medieval. No caso português e espanhol, os descobrimentos marítimos levaram ao ápice uma concepção triunfalista e messiânica da Coroa e da nobreza (rural e mercantil), concepção mais próxima de certos ideais césaro-papistas da alta Idade Média que da doutrina do príncipe burguês de Maquiavel. E durante todo o século XVI vincaram à cultura ibérica fortes traços arcaizantes que a Contra-Reforma, a Companhia de Jesus e o malogro de Alcácer-Quibir viriam carregar ainda mais […] É de se esperar que os recursos dessa visão do mundo sejam, na poesia, as figuras: […] sintáticas (elipse, inversão, anacoluto, silepse) e sobretudo semânticas (metáfora, metonímia, sinédoque, antítese, clímax…), enfim todos os processos que organizaram a linguagem comum em função de uma nova realidade: a obra, o texto, a composição” (Alfredo Bosi, em História concisa da Literatura Brasileira).
Nesse período, com essas características aparecia no Brasil as primeiras manifestações do movimento denominado de ______, do qual são representantes ___________.
Qual a opção que preenche corretamente as lacunas acima?
A) Romantismo – Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu
B) Barroco – Gregório de Matos e Antonio Vieira
C) Realismo – Machado de Assis e Aluísio Azevedo
D) Parnasianismo – Olavo Bilac e Raimundo Correia
E) Simbolismo – Cruz e Sousa e Alphosnus de Guimarãens
Veja a resolução:
A alternativa B está correta. Para selecionar a alternativa correta, é necessário se ater a algumas informações de cunho histórico que o texto apresenta para, em seguida, relacioná-las com as informações literárias. É ressaltado que se está falando de um período posterior à descoberta da América, embora não seja de muitos séculos. Além disso, destaca-se também instituições como a Companhia de jesus e o movimento da Contrarreforma. Tais características permitem localizar as informações literárias ao fim do texto ao movimento barroco. A única alternativa que contempla este movimento é a “B”, que apresenta dois representantes do movimento: Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
Veja mais sobre questões
- 9 questões sobre Trovadorismo que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre Humanismo na Literatura que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre Classicismo na Literatura que já caíram nos vestibulares
- 9 questões sobre Quinhentismo que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 9 questões sobre biomas brasileiros que já caíram nos vestibulares
- 15 questões sobre Biotecnologia que já caíram nos vestibulares e Enem
- 9 questões sobre ecologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 13 questões sobre Citologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 11 questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares
- 11 questões sobre agricultura e agronegócio que já caíram no Enem e em vestibulares
Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares
O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!