Redação Enem 2022: confira 5 temas que podem ser cobrados

Redação Enem 2022: confira 5 temas que podem ser cobrados

Você já tem alguma ideia de qual será o tema da redação do Enem 2022? O Estratégia Vestibular, junto ao professor Wagner Santos, separou 5 possíveis temas!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e o Estratégia Vestibulares, junto ao Wagner Santos, professor de Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares, preparou esse artigo com os principais pontos da redação dissertativa-argumentativa e alguns temas que podem ser cobrados na Redação Enem 2022.

Saiba mais: Gabarito Enem 2021 - correção em tempo real da prova

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem segue o gênero textual dissertativo-argumentativo, ou seja, apresenta um ponto de vista por meio de argumentos.  A estrutura é simples, sendo dividida em três partes:

  • Introdução: apresentar o tema e o posicionamento sobre o tema proposto.
  • Desenvolvimento: aprofundamento dos os argumentos citados na introdução, fortalecendo o ponto de vista que o candidato defende.
  • Conclusão: criar intervenções que contribuam para a melhoria da problemática.

Além disso, a redação do Enem é avaliada por meio de cinco competências, com o objetivo tornar a avaliação padronizada para todos os concorrentes. A seguir, confira o que cada uma das competências pede do candidato:

  • Competência 1: Domínio da escrito formal da Língua Portuguesa
  • Competência 2: Compreender o tema e não fugir da proposta
  • Competência 3: Organização das ideias
  • Competência 4: Coesão e coerência
  • Competência 5: Proposta de Intervenção

Como se preparar para a redação do Enem?

Para o professor Wagner Santos, é essencial que os estudantes tenham a ideia de que o tema sempre exigirá problematização de cunho social.

Dessa maneira, os candidatos devem se atentar aos repertórios culturais, que são usados para fundamentar, argumentar e fortalecer o ponto de vista defendido. Os repertórios socioculturais, adquiridos por meio de livros, filmes, séries, matérias, jornais, pesquisas e muito mais, são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares. 

No Enem, esse está presente na Competência 3, que avalia a capacidade do estudante de juntar informações externas ao defender seu ponto de vista.

Além disso, o professor de Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares reforça: “a melhor forma é trabalhar com argumentos coringas, que responsabilizem o governo ou a sociedade e sejam de aspectos sociológicos e filosóficos”.

Temas possíveis da Redação Enem 2022

Na cartilha da Redação Enem, o Inep destaca que todos os temas propostos são de natureza social, política, científica ou cultural. O professor Wagner Santos destacou os principais temas que têm potencial para serem cobrados na redação do Enem 2022, sendo eles:

Meio Ambiente

Segundo o professor, o tema Meio Ambiente pode estar presente no Enem 2022, demonstrando a importância do cuidado com a natureza. Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado diversos problemas atrelados ao meio ambiente, como falta de saneamento, queimadas e desastres naturais. Esta seria uma proposta interessante para despertar um olhar curioso dos candidatos ao proporem mudanças e intervenções para conter a problemática.

Saúde Pública

A temática de Saúde Pública pode estar relacionada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e sua desvalorização, ou desconhecimento de sua importância por parte dos brasileiros. A prova pode exigir, por exemplo, a necessidade de investimento para desenvolvimento de vacinas, remédios e tratamentos gratuitos.

Além disso, o mesmo poderia ser cobrado em um âmbito endêmico ou epidêmico, já que acomete, não só a sociedade brasileira, mas o mundo todo. Portanto, temas relacionados à saúde têm grande chance de aparecer no Enem 2022, especialmente considerando a crise da Covid-19.

Símbolos da pátria 

Recentemente, após a repercussão do ataque à estátua do Borba Gato, diversos brasileiros se questionaram sobre a necessidade de substituição dos símbolos maculados pela própria história. “Esta problemática pode ser relacionada à revisão histórica imposta pelos movimentos sociais”, explica o professor.

Não obstante, parte significativa dos brasileiros não sabe cantar o hino ou o que a bandeira nacional representa, demonstrando o quanto os valores patrióticos foram perdidos ao longo do tempo.

Mobilidade urbana 

Outro tema em alta é a mobilidade urbana, principalmente no Brasil, que possui cidades muito motorizadas e congestionadas, além do alto preço do combustível. Esse tema pode ser associado à soluções mais sustentáveis, como redução do uso de combustíveis fósseis e uso de veículos elétricos. Dessa maneira, proporciona diversos problemas, como precarização do transporte público, falta de planejamento urbano e impactos ao meio ambiente.

Crise hídrica

A questão hídrica é um assunto relevante, principalmente no momento em que vivemos também uma crise energética. É importante compreender que o consumo irresponsável de água afeta diretamente o agravamento da crise hídrica no Brasil. Assim, é imprescindível que o Ministério da do Meio Ambiente busque formas de informar aos cidadãos e empresas da importância da conscientização do uso da água e evitando a contaminação do meio ambiente.

O que o estudante precisa conhecer sobre cada tema?

O professor explica que “se o aluno pensar de forma macro e ampla, o conhecimento de repertórios como elementos precisos de dados estatísticos e exemplos presentes na sociedade nos últimos anos, é um ótimo caminho”. 

“Ao bater o desespero, o candidato pode apelar aos exemplos e notícias factuais, fugindo das fake news e das notícias que não são de conhecimento geral, buscando exemplos próximos à realidade de todos”, finaliza.

O que achou dos possíveis temas do Enem 2022? Já pensou em quais repertórios socioculturais usar? Acompanhe o Estratégia Vestibular e conquiste a tão sonhada nota mil!

Veja também:
- Enem: modelos de redação nota mil desde 2009
- Redação dissertativa-argumentativa: veja o que é, como escrever e exemplos
- Temas de redação de todas as edições do Enem

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000
CTA curso Enem

Saiba mais sobre a redação do Enem:

Você pode gostar também
qual é a taxa de inscrição do enem
Leia mais

Qual é a taxa de inscrição do Enem 2022?

Quer saber qual a taxa de inscrição do Enem 2022? Fique por dentro de todas as informações a respeito do valor, pagamento e isenção